Independentemente da sua intenção, seja comprar a primeira casa própria ou vender um apartamento, é importante ter como saber o valor do imóvel. Por isso, antes de definir o preço de mercado, veja algumas dicas que podem te ajudar.
Dessa maneira, você vai compreender como funciona o mercado imobiliário, o que é importante na classificação de preço e quais são os fatores que influenciam diretamente o valor de uma propriedade. Acompanhe o conteúdo que preparamos com exclusividade para você!
A composição do preço de um imóvel
Alguns fatores refletem como saber o valor do imóvel. São elementos que, juntos, aumentam ou reduzem o preço praticado no mercado imobiliário. Alguns pontos podem variar, por isso, avalie o imóvel negociado e aplique as dicas a seguir.
1. Confira o valor de imóveis semelhantes localizados na região
Uma maneira de como saber o valor do imóvel é fazer comparações com propriedades de estilo parecido. Verificar a valorização local, conhecendo espaços à venda nas proximidades, pode ajudar a compreender melhor a composição de preço.
Você pode recorrer aos portais imobiliários e fazer uma busca, filtrando apenas os imóveis parecidos, ou visitar propriedades disponíveis na região, conversando com os especialistas e até com os moradores do condomínio ou do bairro. Assim, você pode ter noção de como o mercado vem se movimentando na região do seu interesse.
2. Verifique a localização
Este é um dos fatores que mais pesam se tratando de como saber o valor de um imóvel. Isso porque, quanto mais próximo aos centros comerciais, à infraestrutura local, às vias de acesso ao transporte, aos parques e às opções de entretenimento e lazer, mais caros serão os imóveis.
Estes itens trazem conveniência a quem vive pelos arredores, algo considerado no momento de definir o valor de mercado. Isso também vale para bairros nobres, descritos como seguros e tranquilos para moradia.
3. Metragem
Assim como a localização, a metragem de uma propriedade é um fator importante de como saber o valor do imóvel. Cada localidade passou por uma avaliação, em que foi definida a média de preço do metro quadrado.
Tenha como base de cálculo o valor do metro quadrado na localidade escolhida e multiplique-o pela metragem do imóvel a ser negociado. Por exemplo: com o metro quadrado avaliado em R$5 mil, um imóvel de 65 m² vai custar cerca de R$325 mil.
4. Estado de conservação
A idade do imóvel confunde os consumidores, que podem pensar que este é um fator importante para determinar o preço. Porém, o estado de conservação do local, independentemente do tempo de lançamento, é mais relevante para determinar o valor de casa.
Além de passar segurança, um imóvel em bom estado garante um bom valor para negociação. Por isso, antes de disponibilizá-lo no mercado, corrija possíveis problemas, como infiltração, pintura, hidráulica, elétrica, acabamento, entre outros.
Sem isso, será preciso descontar todos os investimentos que o comprador precisar fazer. Por isso, evite a depreciação imobiliária e mantenha a reforma em dia.
5. Características do imóvel
Outra forma de descobrir o valor de apartamento é observar as características do imóvel, como os itens de lazer do condomínio. Quanto mais completo, maior será a valorização e, consequentemente, o preço.
Nesse caso, os itens que contam são: quantidade de vagas de garagem, piscina, academia, spa, family space, espaço gourmet, quadras poliesportivas, beauty center, brinquedoteca e playground.
Além de ajudarem você a compreender como saber o valor do imóvel, esses diferenciais colaboram com as tratativas, já que justificam o preço praticado no mercado.
Entenda a diferença entre valor venal e valor de mercado
O valor venal de um imóvel é a avaliação de quanto vale a propriedade realizada pelo poder público local, geralmente, as prefeituras dos municípios. Com base nessa avaliação, o IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis) são calculados.
Esses valores são distintos, por isso cada um tem uma finalidade. O valor venal é usado como base para os impostos, enquanto o valor de mercado varia segundo a demanda e a região.
Para ter como saber o valor venal do imóvel, você pode consultar a prefeitura da sua cidade, informando o número do IPTU e a data da inscrição. Se tiver dúvidas sobre como chegar ao valor, veja a fórmula a seguir:
V = A x VR x I x P x TR
Sendo:
- V: valor venal do imóvel;
- A: área do terreno;
- VR: valor unitário padrão residencial, com base na PGV (Planta Genérica de Valores do Município);
- I: idade do imóvel (data de concessão do “Habite-se”, da reconstrução ou da ocupação do imóvel);
- P: posição do imóvel;
- TR: tipologia residencial ou característica construtiva (modificação, acréscimo, reforma, etc).
Saiba tudo sobre o mercado imobiliário com a Melhortaxa!
Depois de descobrir como saber o valor do imóvel, o que acha de se manter informado sobre tudo que acontece no mercado imobiliário? Para isso, confira as seções especiais aqui, no blog Melhortaxa!
Você vai encontrar conteúdos sobre documentos necessários para transferir um imóvel, contrato de compra e venda, sistemas de amortização e muito mais!