A procura pelas cidades com custo de vida baixo precisa considerar critérios importantes, como a estrutura local e o estilo de vida que você quer levar. Por isso, entender como funciona o cálculo do custo de vida e como buscar a cidade ideal passa por uma pesquisa criteriosa.
Confira com a Melhortaxa quais são as cidades brasileiras que possuem o melhor custo-benefício, aliando infraestrutura e qualidade de vida, com preço justo dos produtos e serviços. Acompanhe.
Avalie o custo de vida
O custo de vida em uma cidade vai além do valor do metro quadrado, pois é necessário considerar o preço de serviços como alimentação, transporte, educação, vestuário, entre outros.
As prioridades também devem ser analisadas de maneira individual. Algumas famílias, por terem crianças, preferem viver em locais onde as instituições de ensino são bem avaliadas e cobram um preço acessível. Já pessoas que vivem sozinhas dão prioridade a serviços de alimentação fora de casa, por exemplo.
Alguns municípios conseguem oferecer um bom custo-benefício, ou seja, são cidades com custo de vida baixo no Brasil. Esses locais apresentam um valor adequado para os diferentes tipos de serviços e critérios que compõem o custo de vida de determinada região.
Confira a seguir as cidades com custo de vida baixo, mas que têm uma boa infraestrutura, mesmo para os diferentes tipos de perfis. A base de comparação da pesquisa foi a cidade de São Paulo, que oferece um dos custos de vida mais elevados do país.
Fortaleza
A capital do Ceará, considerada uma das potências do Nordeste brasileiro, também é uma das cidades com custo de vida baixo. É a 5ª mais populosa do país, a 9ª mais rica e a 6ª que mais gera empregos.
O custo de vida na cidade é consideravelmente menor que o de São Paulo — uma das cidades com o custo de vida mais elevado. Destacam-se nesse caso os serviços domésticos e a alimentação fora de casa.
Recife
Recife alia a infraestrutura de uma cidade grande com a praia, o que eleva a qualidade de vida de quem vive na região. A cidade é uma das maiores do Nordeste, com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) da região e, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a 9ª maior cidade do Brasil.
O custo de vida em Recife é considerado baixo, principalmente se avaliarmos pontos como serviços e suprimentos domésticos. Nesse caso, o índice fica 34% e 6% menor, respectivamente, se compararmos com São Paulo.
Belo Horizonte
Entre as cidades com custo de vida baixo, podemos citar ainda a capital mineira, Belo Horizonte. A cidade ocupa o 4º lugar quando o assunto é o melhor PIB do Brasil e está na 3ª posição no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) de 2021.
A capital oferece estilo de vida típico do interior, mesmo sendo uma cidade grande. Belo Horizonte abriga um polo tecnológico e de inovação, além de ser sede do único centro de engenharia do gigante Google na América Latina. O custo de vida não é elevado, e os destaques são as áreas de esporte e lazer.
Campinas
Maior cidade do interior do estado de São Paulo, Campinas fica localizada a 100 quilômetros da capital e é considerada a mais conectada e inteligente do Brasil. Com a 14ª maior população do país e a 3ª do estado, Campinas oferece uma infraestrutura completa, desde produtos e serviços a rodovias e aeroporto.
Campinas entra na lista das cidades baratas para morar, e existem pontos que se sobressaem. Por exemplo, os serviços domésticos e transporte têm valores consideravelmente menores que na capital paulista.
Campo Grande
A capital do Mato Grosso do Sul apresenta um dos menores índices de desemprego do país, além de ocupar o 7º lugar no ranking do IDGM das melhores cidades para viver.
O custo de vida na região também é considerado baixo. Isso, porque na comparação com a cidade de São Paulo o local se destaca com o preço baixo para vestuário e cuidados pessoais.
Como calcular o custo de vida
O seu custo de vida deve ser calculado a partir dos seus gastos mensais, fixos ou variáveis. Independentemente de quais sejam as suas despesas, elas devem compor a sua planilha de gastos. Assim, você pode analisar com transparência o destino dos seus recursos.
A soma desses valores é o custo de vida da sua família. Verificar quais são as cidades com custo de vida baixo ou quais custos podem ser cortados do seu orçamento auxilia na sua relação com o dinheiro, tornando-a mais saudável ao garantir o melhor aproveitamento dos recursos. Nesse caso, um planejamento financeiro familiar é essencial.
Se esse for o seu objetivo, considere a mudança tanto do seu estilo de vida quanto profissional. Isso, porque se estabelecer nas cidades baratas ou uma nova região pode alterar o seu trabalho, e muitas vezes há a necessidade de ajustar o orçamento.
Pensando em se mudar? Conte com a Melhortaxa!
Depois de analisar quais são as cidades com custo de vida baixo, acredita que se mudar pode contribuir com a sua qualidade de vida ou o melhor aproveitamento do seu orçamento? Se está decidido a viver em uma região mais em conta, a Melhortaxa pode ajudar!
Através da nossa plataforma, você pode encontrar as melhores condições do mercado para o financiamento do seu novo imóvel. Envie o seu formulário de cadastro e receba gratuitamente as propostas personalizadas de acordo com o seu perfil.