Se você está em busca de um imóvel para comprar ou alugar, provavelmente já se deparou com a redução da metragem de muitos apartamentos. Os chamados imóveis compactos têm se destacado em um mercado imobiliário cada vez mais competitivo, especialmente nas grandes cidades.
Essa tendência atende a uma exigência bastante difundida em metrópoles ao redor do mundo: falta de espaço para a construção de novos empreendimentos e busca por praticidade. Por isso, eles se destacam em áreas de grande circulação de pessoas e no centro das capitais.
Menor espaço, entretanto, não necessariamente significa falta de conforto. Esse tipo de imóvel é a opção ideal para quem mora sozinho ou mesmo para casais. Confira a seguir as principais características e vantagens de um apartamento pequeno.
O que caracteriza um imóvel compacto?
Os imóveis compactos acompanham uma demanda de mercado frequente nos grandes centros: a busca por residências otimizadas e funcionais. Além disso, o preço também é um facilitador: as unidades desse formato geram custos menores para as construtoras e, consequentemente, para o bolso dos proprietários.
A planta de apartamentos compactos geralmente é projetada de forma a integrar diversos cômodos sem que haja divisórias. A falta de área de serviço também é uma característica desse modelo de residência — quando em prédios residenciais, a lavanderia costuma ser compartilhada entre os moradores.
Os chamados apartamentos studios são alguns dos modelos mais conhecidos do mercado de imóveis compactos. Nesse formato de morador, cozinha e sala costumam dividir o mesmo espaço em um modelo de planta inteligente que visa gerar maior amplitude para os espaços.
Público-alvo
Antes de fechar negócio para comprar ou alugar um imóvel, é importante que você avalie o seu perfil de morador. Isso porque um imóvel compacto evidentemente não é para todo mundo. O público-alvo desse tipo de propriedade é bem definido, portanto, atente-se às seguintes características:
- Jovens estudantes e universitários;
- Casais adultos sem filhos;
- Executivos que trabalham nos grandes centros;
- Investidores que desejam ampliar seu patrimônio de renda.
Quais são as principais vantagens dos imóveis compactos?
Como dito anteriormente, os imóveis pequenos seguem uma linha específica de moradia e, portanto, podem não ser a primeira opção para determinados públicos. Ainda assim, são versáteis e dispõem de diversas vantagens, especialmente para quem busca praticidade sem abrir mão do conforto. Confira as principais.
Localização estratégica
Boa parte dos empreendimentos compactos está localizada em regiões estratégicas nas grandes cidades, geralmente próxima a centros comerciais, empresariais e universitários. Isso porque são pensados e planejados para públicos específicos que buscam morar perto do trabalho ou da faculdade.
A localização privilegia também aqueles que não têm carro. Você provavelmente encontrará uma ótima opção de apartamento compacto próximo de linhas de ônibus e metrô, além de supermercados, farmácias e hospitais.
Econômicos e práticos
A principal vantagem dos imóveis compactos se dá pela economia no longo prazo. Além de serem mais baratos — afinal, há a lógica de que quanto menor a metragem, mais unidades cabem num empreendimento e, consequentemente, o preço cai —, esse modelo de propriedade demanda menos manutenção.
Os apartamentos compactos decorados, por exemplo, costumam seguir uma linha arquitetônica que valoriza cada cantinho da residência, tornando o espaço confortável mesmo quando em tamanho menor. Prédios residenciais desse estilo também costumam oferecer serviços compartilhados, que acabam por reduzir os gastos individuais.
Fáceis de limpar
Você é daqueles que chega do trabalho cansado e não tem tempo para limpar a casa? Então, um imóvel compacto pode ser a melhor solução para otimizar a rotina. Isso porque esse formato de moradia gera menor tempo para limpeza e até mesmo reparos.
Com menos cômodos, a manutenção tende a ser feita de forma facilitada quando comparada a de casas com jardins e apartamentos amplos. Sem contar que a redução de manutenção impacta diretamente no orçamento.
Valorizados no mercado
Práticos, fáceis de manter, econômicos e, principalmente, valorizados. Os imóveis compactos são uma bela oportunidade de investimento para quem deseja ampliar a carteira de opções. Portanto, se você deseja comprar um imóvel para alugar, esse é um formato de moradia que só tende a crescer.
A compra de apartamentos compactos em SP, por exemplo, se tornou um investimento muito valorizado na capital. Nas grandes cidades, o número de empreendimentos estilo studio é a principal tendência do mercado imobiliário para os próximos anos.
Saiba onde morar com a Melhortaxa
Agora que você já conhece as principais características e vantagens dos imóveis compactos, que tal escolher a sua próxima propriedade com base em critérios eficientes? Para além do tamanho do imóvel, é importante que você avalie o preço do metro quadrado e a localização do bem.
Na dúvida sobre onde morar? O blog da Melhortaxa está repleto de informações úteis para você se informar sobre bairros, cidades e estilos de residência. Dessa forma, ficará mais fácil escolher um imóvel que condiz tanto com o seu orçamento como com o seu objetivo a longo prazo.