Entre os desejos mais comuns dos brasileiros, conquistar a independência financeira certamente está entre os principais. Para muitas pessoas, atingir esse patamar de vida é sinônimo de maior tranquilidade. Então, como alcançar essa meta? 

O Brasil ocupa uma das piores posições nos índices de educação financeira mundial. Apesar disso, há muita vontade entre a população de melhorar a própria relação com o dinheiro. Por isso, é preciso fomentar muita organização, planejamento e, principalmente, cultivar hábitos saudáveis de consumo e economia. 

Para ajudar nessa missão, a Melhortaxa preparou um guia com dicas para você traçar os seus objetivos, guardar dinheiro e montar um planejamento financeiro pessoal com foco na independência. Confira o conteúdo a seguir!

O que é ser independente financeiramente?

Antes de pensar como ter independência financeira, é importante que você saiba o que realmente caracteriza essa condição. Afinal, isso não significa necessariamente ter infinitas quantidades de dinheiro, mas saber utilizá-lo de forma consciente, sem se preocupar com pendências e dívidas no geral.

Atingir a independência financeira significa ter condições de viver do próprio patrimônio, de forma que o dinheiro “trabalhe” para você. Portanto, fazer investimentos inteligentes com rendimentos de longo prazo, que geram autonomia e lucro.

Não se preocupar tanto com dinheiro é uma das características da independência financeira, e o objetivo foi concluído se isso vier da sua renda fixa – como salário e economias. Para isso, você deve colocar no papel todos os passos necessários para chegar até lá.

Como criar um planejamento financeiro?

Você sabe mensurar seu rendimento mensal? Já calculou as despesas fixas e variáveis para saber quanto sobra ao final de cada mês? Se isso parece novidade, você precisa urgentemente organizar seu orçamento para ter um melhor controle de gastos.

O primeiro passo para isso é a criação de um planejamento financeiro. Seja no caderninho, seja em aplicativos de organização de gastos, anotar as movimentações de tudo que entra e sai do orçamento é uma das principais ferramentas para traçar objetivos de longo prazo. 

Lembre-se da regra de ouro: se você gasta mais do que ganha, as chances de descontrolar seu orçamento e nunca atingir a independência financeira são grandes. Por isso, comece a avaliar os hábitos de consumo e traçar metas para economizar.

independência financeira

Como atingir a independência financeira?

Conquistar a independência financeira é possível, desde que haja compromisso, planejamento e muita organização. Qualquer deslize pode comprometer o seu orçamento, fazendo você se perder com os gastos mensais e contrair dívidas que afetam o seu objetivo. Confira nossas dicas:

Invista em você

Para concorrer às vagas de trabalho com melhores remunerações, você precisa estar bem preparado e apto ao emprego. Por isso, especialize-se, estude e mantenha-se informado sobre oportunidades de crescimento profissional.

Outro ponto importante que você pode conquistar ao se dedicar à carreira é a liberdade para empreender e buscar meios próprios de ganhar dinheiro. Dessa forma, você não dependerá de um terceiro para traçar objetivos de renda, lucro e patrimônio.

Poupe para imprevistos

Nunca se sabe quando uma despesa extra pode surgir, então, para quem vive com o orçamento apertado, esse é um medo que pode descontrolar toda a rotina financeira. A planilha para controle de gastos é um dos principais aliados na jornada por uma maior independência. 

Tente poupar um pouco a cada mês, assim você consegue criar uma reserva de emergência para situações de curto prazo. Em vez de recorrer a empréstimos e outras linhas de crédito com taxas abusivas para sanar um gasto, você tem de onde tirar o dinheiro quando preferir.

Estude o mercado financeiro

Esse conhecimento vai mudar o seu modo de lidar com o dinheiro. Consequentemente, você pode poupar mais e regularizar as dívidas que eventualmente surgirem.

Com o dinheiro que sobrar, você pode investir, como mencionamos anteriormente, aplicar recursos na poupança e ter a liberdade de usar sua reserva da forma que for mais conveniente. Lembre-se ainda de analisar o cenário macro como um todo – política e economia influenciam diretamente nas tomadas de decisões.

Informe-se sobre como investir

Os investimentos são bons negócios para quem quer poupar e colher resultados futuros, mesmo começando com pouco. Faça uma análise do seu perfil de investidor e considere opções tanto de renda fixa como de renda variável – Tesouro Direto, CDBs e Fundos de Investimento Imobiliário são boas opções.

Quando você cria um planejamento financeiro eficaz e passa a investir, seu patrimônio se desenvolve e tende a crescer no longo prazo. Os ganhos iniciais são menores, é verdade, mas crescem à medida que você aumenta os aportes mensalmente.

Aprenda a economizar com a Melhortaxa! 

Agora que você já conhece estratégias para investir na sua independência financeira, que tal começar a conquistá-la hoje mesmo? O blog da Melhortaxa está repleto de conteúdos que vão ajudar você a economizar, planejar e investir com inteligência. Confira!