Você sabe o que é renda passiva? Simples: é quando alguém consegue seus recursos sem aumentar o trabalho, como se vivesse dos juros de uma aplicação, desde que tenha aplicado corretamente seus rendimentos, gerando uma fonte de dinheiro inesgotável.

Nesse conteúdo exclusivo que a Melhortaxa preparou para você, conheça as principais rendas passivas, além dos tipos, das vantagens e das diferenças entre ela e a renda ativa. Use as dicas para se planejar e conquistar esse recurso. 

Conceito de renda passiva

Pode-se dizer que o conceito de renda passiva é ter um rendimento financeiro sem precisar fazer esforço ou gastar tempo para atingi-lo. Assim, você continua com seus ganhos normalmente, mesmo se decidir parar de trabalhar.

Dependendo de como é conquistada, a independência financeira traz esse tipo de renda a uma pessoa. Alguém que trabalhou e economizou por muito tempo, por exemplo, chega a um certo estágio da vida em que apenas desfruta do esforço de anos.

Assim, a resposta para o que é renda passiva ocorre quando você junta o montante suficiente para fazer com que o seu dinheiro trabalhe para você, sem precisar mais trabalhar para ganhar dinheiro.

Tipos de renda passiva

Agora que você sabe que é possível ganhar dinheiro sem fazer esforço, vai descobrir os principais tipos dessa renda para começar a se planejar para conquistar esse estilo de vida. Confira, abaixo, alguns exemplos de renda passiva.

Poupança

Não é o tipo mais indicado para essa situação, pois os juros da poupança são baixos e não dão o retorno esperado. Para viver dos juros como renda passiva, existem opções mais rentáveis.

Aluguel

Para quem investiu em imóveis ao longo da vida e, hoje, vive da renda que a locação oferece, pode dizer que possui renda passiva. Porém, antes de pensar em sair comprando imóveis para alugar, avalie o preço, a capacidade de locação e o valor que terá como retorno, além do custo que as despesas e a manutenção vão trazer.

Lucro

Nesta categoria de renda passiva, estão pessoas que empreenderam e deram muito certo com um produto ou serviço. Hoje, elas podem viver de renda passiva, colhendo os frutos de sua ideia.

Investimentos

Esta é uma das fontes de renda passiva. Os investimentos oferecem muitas opções, por exemplo. Com uma carteira bem diversificada, aproveitando os diferentes produtos disponíveis, você pode conquistar esse objetivo em um curto período de tempo.

Diferença entre renda ativa e passiva

Para saber as diferenças entre renda passiva e ativa, tenha em mente que a última é proveniente de uma atividade, um trabalho remunerado. Isso quer dizer que a renda ativa tem como base salário, honorários e valores ganhos via comissões, ou seja, tudo que envolve esforço e tempo dedicado a um serviço.

Quando o trabalhador fica impossibilitado de exercer um trabalho ou é demitido, a renda ativa acaba. Esse é um problema que afeta tanto trabalhadores formais, quanto autônomos.

Já na renda passiva, o esforço para providenciar o dinheiro já foi feito. Assim, as escolhas de como e onde investir foram acertadas. Para isso, o planejamento é uma palavra-chave.

É preciso ter objetivos claros, metas bem definidas e paciência para juntar o montante necessário para conquistar imóveis ou lucrar com o investimento em uma carteira, por exemplo.

Vantagens da renda passiva

Como todo rendimento traz vantagens a quem está recebendo, com a renda passiva, não seria diferente. São muitos benefícios para quem recebe a renda extra, por isso, vamos listar alguns abaixo: 

  • Fazer com o dinheiro trabalhe por você, vivendo com juros sobre juros de suas aplicações financeiras;
  • Liberdade, pois, você pode estar em qualquer lugar para receber os rendimentos da renda passiva,
  • Sendo bem administrada, a renda passiva pode ser vitalícia.

Investimento como alternativa

Para quem nunca investiu, é válido fazer uma pesquisa e entender melhor este modelo de rendimento antes de aplicar o dinheiro. Conheça mais sobre o investimento e identifique o melhor para o seu perfil.

Existem diferentes tipos de aplicações no mercado, e elas variam entre curto, médio e longo prazo. Dependendo do seu objetivo e do tempo em que você está planejando trabalhar o seu dinheiro, é possível encontrar a melhor opção para resultar na melhor lucratividade.

Vale lembrar que os investimentos a longo prazo costumam ser mais rentáveis, mesmo com riscos maiores em sua operação. Uma dica é ter uma carteira de investimentos diversificada, trazendo melhor aproveitamento de seus ganhos.

Conhecendo o mercado e entendendo as diferenças entre os resultados de aplicações de curto e longo prazo, a tomada de decisão se torna mais fácil.

Mantenha-se informado com a Melhortaxa

Agora que falamos sobre os tipos de renda passiva, que tal continuar se informando? Temos uma seção no blog Melhortaxa em que compartilhamos diversos conteúdos sobre finanças pessoais, planejamento financeiro e afins. Já que você aprendeu sobre esse assunto, acesse o nosso site e saiba cada vez mais!