Se você tem uma ideia de negócio e sonha tirá-la do papel, mas não possui os recursos necessários para esse fim, o aporte de capital pode ser uma boa opção de auxílio, já que funciona como uma espécie de investimento.

Esse recurso é utilizado por empresários e investidores que desejam se reinventar ou mesmo tirar um projeto da gaveta. Contudo, é preciso ficar atento às regras de utilização, afinal, por se tratar de um investimento, ele exige um retorno positivo para que a aplicação valha a pena.

Quer saber, de maneira detalhada, o que é aporte de capital, como funciona essa estratégia e como obtê-lo para o seu negócio? Então, acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é aporte de capital?

Em linhas gerais, podemos afirmar que o aporte de capital nada mais é que um subsídio ou crédito, oferecido para uma empresa ou indivíduo, para que possa investir em um projeto específico.

Essa é uma ótima estratégia de negócios para quem está iniciando uma empresa e não possui os recursos necessários para dar o primeiro passo. O aporte de capital pode ser utilizado em grupo ou individualmente, dependendo do tamanho do investimento e da empresa. 

Já se você se deparar com alguém falando sobre contabilização do aporte de capital, isso se refere ao dinheiro aportado pelos sócios de uma empresa ou, de forma resumida: toda a quantia que entra para ser investida no projeto. Ao injetar mais capital na companhia, naturalmente, o valor social aumentará.

Aporte de capital

Como o aporte de capital funciona na prática?

Há diversas situações em que o aporte de capital pode ser utilizado para engrenar um negócio, portanto, é necessário que você entenda como ele funciona na prática. Provavelmente, o seu negócio fará parte de uma dessas três fases, em que o recurso pode ser acionado.

  • Investidor anjo: considerado a fase inicial, o investidor anjo remete-se aos empresários de sucesso, já consolidados no mercado, que usam parte de seus patrimônios para investir em outros negócios menores, que estão começando;
  • Venture capital: a maturação é focada em pequenas e médias empresas que já possuem um faturamento, mas desejam expandir seus negócios de maneira rápida, para crescer ainda mais. Geralmente, essa estratégia é utilizada por startups;
  • Private equity: a fase final é utilizada por grandes empresas, que desejam se fundir a outras organizações, em busca da maximização de lucro e objetivos. 

Como obter um aporte de capital?

Se você deseja tirar um projeto do papel, a primeira dica que compartilhamos é analisar com cuidado as opções de aportes disponíveis no mercado. É natural que, de início, haja certa ansiedade para fazer o negócio dar certo, e isso pode levar o empreendedor a abraçar a primeira oportunidade que surgir. 

Portanto, separamos algumas sugestões para você se planejar, antes mesmo de buscar um investidor. Analisar os pontos fracos e fortes da empresa, elaborar um bom plano de negócios e contratar uma companhia de contabilidade para cuidar das finanças são passos essenciais, mas não é só isso! Confira.

Avalie as linhas de créditos do mercado

O aporte de capital pode ser acionado por meio de linhas de crédito, voltadas, especialmente, para empresas. Existem diversas opções no mercado, oferecidas por bancos e outras instituições financeiras. 

Essa opção exige uma avaliação detalhada do negócio, para que a instituição de crédito entenda quais serão as condições para o pagamento do empréstimo. É preciso ficar atento às taxas inclusas na negociação, que costumam ser altas se forem realizadas no Brasil. 

Muitas empresas buscam por aportes vindos do exterior, já que essa alternativa costuma vir acrescida de menos taxas e burocracias, mas, para isso, é necessário que haja uma análise detalhada, para entender se o seu negócio se encaixa nesse modelo de investimento.

Trace os objetivos concretos da empresa

É fundamental que a sua empresa tenha um plano de negócios, com objetivos claros, contabilidade em dia e um futuro traçado. Dessa forma, ficará mais fácil apresentar o projeto de forma clara para os investidores, que sentirão maior transparência e segurança para injetar dinheiro na sua ideia.

A sua empresa precisa de dinheiro para começar do zero, expandir ou se fundir a outra organização? Ter isso claro também facilitará a estratégia para buscar o aporte correto. 

Crie uma boa reputação 

O conceito de networking não existe à toa: no mundo dos negócios, ele é fundamental não só para profissionais que almejam posições de sucesso, mas também para os empreendedores. Manter uma rede de contatos ajuda a atrair investidores e fortalecer a imagem da empresa.

Criar relacionamentos ajuda a empresa a enxergar para onde está indo, além de receber insights necessários. No entanto, preste atenção: é importante que essas análises sejam feitas antes de realizar um aporte de capital, para que nenhuma decisão errada seja tomada. 

Linhas de crédito é com a Melhortaxa

O aporte de capital é um recurso importante, seja para quem está começando um negócio ou deseja expandir a empresa. Quer saber mais sobre as linhas de créditos disponíveis no mercado? Então, confira a seção sobre crédito do blog da Melhortaxa e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.