É fato que a tecnologia tem como princípio ajudar a facilitar o dia a dia das pessoas Para auxiliar ainda mais, aprimorando a forma de pagar as contas, vamos descobrir como funciona o pagamento por aproximação.

Acompanhe o texto a seguir para descobrir o que é pagamento por aproximação, quais são as principais vantagens e desvantagens dessa modalidade, além da forma de usá-la e os cuidados que se deve ter.

Como funciona?

Muito comum fora do Brasil, agora, o pagamento por aproximação faz parte da rotina dos brasileiros. Assim como o Pix, uma nova tecnologia que está sendo introduzida ao dia a dia dos habitantes é a NFC — Near Field Communication (Comunicação por Campo de Proximidade).

Este recurso faz com que as informações necessárias para um pagamento sejam fornecidas por meio de códigos criptografados. Para isso, não há necessidade de inserir o cartão em uma máquina e concluir a transação.

Para saber como fazer pagamento por aproximação, é preciso entender que a operação será realizada por meio da proximidade com a máquina habilitada, com exceção do valor exceder o limite imposto pela empresa.

Geralmente, o valor para pagamento por aproximação é de R$ 50,00. Se a operação em questão exceder este limite, será preciso confirmá-la por meio de uma senha preestabelecida, provando a identidade do titular.

Quais são os meios de pagamento?

O pagamento por aproximação está disponível para cartões de débito e crédito, smartphone, smartwatch e até pulseiras que funcionam com a tecnologia NFC.

Se tiver cartões que ainda não funcionam via NFC, você tem a possibilidade de usar o celular ou o relógio. Para isso, será preciso baixar o aplicativo compatível com seu smartphone ou smartwatch, seja Google Pay ou Apple Pay, cadastrar o cartão e seguir as instruções.

Os cartões de crédito por aproximação têm um símbolo parecido com o ícone Wi-Fi. Por enquanto, eles são mais comuns nos bancos digitais. As máquinas presentes nos estabelecimentos também precisam corresponder ao uso da tecnologia e são identificadas pela mesma figura.

Há possibilidade de uso no exterior?

Usar o cartão por aproximação fora do país serve tanto para turistas que visitam o Brasil, quanto para brasileiros que se aventuram pelo mundo, sem precisar fazer o processo de câmbio de moeda, já que o pagamento por aproximação de cartão será suficiente.

Contudo, antes da viagem, confira com seu banco sobre a tecnologia contactless e saiba como ela funciona nas transações internacionais. Veja as regras aplicadas no país para o qual você pretende viajar e procure dialogar com a instituição no momento pré-viagem.  

Também se informe sobre as tarifas que, possivelmente, serão cobradas por utilizar o serviço em outro país, além de IOF e taxas de conversão. Se você usar o smartphone, deve consultar a operadora e verificar se seu plano atual inclui este serviço ou terá a necessidade de contratá-lo. Faça isso tudo com antecedência para evitar surpresas.

Quais são as vantagens de usar a tecnologia NFC?

As carteiras on-line surgiram com a intenção de resolver o problema de andar com dinheiro e uma infinidade de cartões na bolsa. Utilizando a tecnologia, os pagamentos são realizados em alguns segundos, via transferência digital.

Nesse caso, a agilidade é a principal funcionalidade e maior característica desta modalidade. Economizar tempo na hora de pagar as contas e despesas é um fator que, por si só, já convence o usuário a utilizar essa forma de pagamento. Abaixo, listamos os principais pontos positivos.

Agilidade e rapidez

Com o uso do pagamento por aproximação, as compras são pagas de forma mais rápida, diferente de quando usamos dinheiro e até cartão de forma tradicional. Nesse caso, não é preciso inserir o item na máquina, digitar a senha e aguardar aprovação.

Praticidade

Tanto para o cliente, quanto para o comerciante, utilizar o pagamento por aproximação é muito mais prático e simples. Para isso, basta aproximar o item habilitado e aguardar a validação. Tudo acontece em alguns instantes, via transferência de dados.

Segurança

A tecnologia NFC é muito segura. Seu uso traz menos riscos de fraude, já que, para cada transação, um código criptografado diferente é gerado, protegendo tantos os dados pessoais, quanto as informações da conta do usuário.

Comodidade

Com essa modalidade, exclui-se totalmente a necessidade de andar com carteiras cheias. O pagamento por aproximação do celular ou do relógio será suficiente para ser efetuado com sucesso.

Como se proteger ao utilizar este meio de pagamento?

Por esta ser uma nova forma de utilizar o dinheiro, muita gente ainda pode ter receio e preferir os meios tradicionais de pagamentos. No entanto, existem dicas para se proteger de fraudes.

  • Utilize carteiras protetoras para armazenar os cartões NFC;
  • Monitore as suas compras, identifique e comunique rapidamente caso algo esteja em desacordo,
  • Deixe os cartões em um lugar seguro, evitando o contato muito próximo às máquinas habilitadas;

Mantenha-se informado com a Melhortaxa! 

Agora que sabemos como funciona o pagamento por aproximação e quais são as principais características deste método, continue se informando com a Melhortaxa! Nosso blog tem conteúdo voltado à tecnologia, à decoração e às finanças, além de todas as informações sobre todo o processo on-line de financiamento imobiliário.