Em meados de 2020, o Banco Central lançou uma ferramenta que vem revolucionando a maneira como movimentamos dinheiro. O pagamento instantâneo chegou com a promessa de facilitar as transações financeiras, mas você sabe como ele funciona na prática?

O Pix é a nova opção de pagamento digital oferecida pelas instituições bancárias, que, até então, se limitavam a TED ou DOC. Hoje, é possível realizar pagamentos em tempo real e durante todos os dias do ano — até aos finais de semana e feriados. 

Por ser uma ferramenta ainda nova, é natural que haja dúvidas sobre o funcionamento. Se você deseja saber mais sobre o que é pagamento instantâneo e como utilizá-lo no dia a dia, confira o texto que preparamos a seguir!

Como funciona o pagamento instantâneo?

Como o próprio nome sugere, o pagamento instantâneo nada mais é que uma nova forma de realizar transações financeiras de maneira rápida e acessível. Ele substitui tanto as modalidades de TEC e DOC quanto os boletos — afinal, funciona como via de mão dupla para pagamentos e cobranças. 

O pagamento instantâneo Pix possui várias frentes de utilização com a promessa de efetivar a transação em poucos segundos. Ao contrário de TEC/DOC, que pode ser confirmado em até 24 horas e funciona apenas em dias úteis, o Pix permite que você movimente montantes em qualquer horário do dia. 

Geralmente, a operação acontece por meio da geração de códigos QR ou da utilização de chaves — que devem ser cadastradas no internet banking e/ou no aplicativo mobile do seu banco. Não se trata de uma aplicação à parte, mas de uma funcionalidade que foi agregada nos aplicativos de banco digitais para tornar as transações mais práticas. 

Para compreender ainda mais como funciona o pagamento instantâneo, pense que, até pouco tempo, para realizarmos uma transferência ou um pagamento de boleto, era necessário utilizar todos os dados bancários do destinatário final. Hoje, com o Pix, basta um e-mail ou um CPF para realizar a transação.

Como utilizar o Pix da melhor forma?

Como dito anteriormente, existem diversas formas de utilizar o pagamento instantâneo no dia a dia. Você pode acioná-lo em momentos de transferência bancária, para realizar uma cobrança ou mesmo pagar aquele amigo que você ficou devendo na última ida ao happy hour.

Para utilizar a funcionalidade, é necessário que você faça o cadastro das chaves do Pix diretamente no app do seu banco. As opções são: telefone, CPF (ou CNPJ), e-mail e até um código aleatório — que pode ser gerado a cada nova transação.

Com o Pix, as transferências entre bancos diferentes por TED que, até então, possuíam cobrança adicional, hoje, podem ser feitas pelo sistema de pagamentos instantâneos de forma gratuita.

Quais são as vantagens de utilizar o pagamento instantâneo? 

A essa altura, é correto afirmar que os pagamentos instantâneos são um sucesso no Brasil e têm contribuído para otimizar diversos processos burocráticos. Porém, ainda há quem tenha dúvidas sobre a sua utilização — especialmente quanto à segurança dos dados. 

Além da agilidade, o pagamento instantâneo trouxe uma nova cultura de consumo para os brasileiros. Ficou mais fácil realizar pagamentos, cobranças e transferências, otimizando até a rotina de comerciantes e empresas. A adoção do Pix traz vantagens já conhecidas, como:

  • Disponibilidade para pagamentos e cobranças 24 horas;
  • Otimização dos processos de confirmação de envio e recebimento;
  • segurança digital;
  • Comodidade para pagamentos instantâneos via aplicativos;
  • Variedade de utilização em uma só ferramenta;
  • Alternativa eficaz às máquinas de cartão.

Desde que foi lançado, o Pix se difundiu rapidamente como uma opção segura e prática para os brasileiros. Segundo o Banco Central, novas funcionalidades — saques, parcelamentos, integração com a agenda de contatos e pagamento por aproximação — devem ser lançadas este ano para otimizar ainda mais a ferramenta. 

Saiba tudo sobre o mercado financeiro com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como funciona e quais são as principais vantagens do pagamento instantâneo, que tal acompanhar outros textos sobre o mercado financeiro? Afinal, a melhor forma de se organizar financeiramente é por meio de dicas certeiras.

Acesse a aba sobre finanças pessoais do blog da Melhortaxa e acompanhe as principais dicas para cuidar do seu dinheiro. Conte conosco para adquirir melhores hábitos e saiba como manter o orçamento em dia!