Quando o assunto é investimento, a caderneta de poupança ainda aparece como a protagonista para os brasileiros. Considerada uma opção segura, prática e sem cobranças de impostos, é vista com confiança por quem deseja guardar dinheiro. Porém, será que a poupança vale a pena

Se o seu desejo é investir para realizar projetos em longo ou curto prazo, a poupança pode não ser a opção mais adequada. Isso porque a sua remuneração acompanha as variações da taxa Selic, o que faz com que o retorno não seja tão atraente quanto o dos demais tipos de aplicação. 

Contudo, se o rendimento da poupança não é tão vantajoso, quais são as opções? Fique tranquilo! No conteúdo abaixo, mostraremos opções seguras e mais interessantes que a poupança para investimento. 

Qual é o rendimento da poupança?

Quando foi criada, ainda no século XIX, a poupança possuía o rendimento de 6% ao ano, o que significa uma retribuição de 0,5% ao mês mais a taxa referencial. Apesar de muita gente ainda não saber, essa regra mudou em 2012. 

Desde então, o rendimento da poupança varia conforme a taxa básica de juros do mercado, a Selic. Por isso, o retorno financeiro da poupança sempre depende de inúmeras variáveis que abrangem toda a economia. Veja abaixo como funciona: 

  • caso a taxa Selic esteja acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR;
  • caso a taxa Selic seja igual a ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 70% da Selic mais a variação da TR.

Por que a poupança deixou de ser uma boa opção?

Atualmente, a Selic está girando em torno de 13,75% ao ano, mas será que, nesse patamar, vale a pena continuar investindo na poupança? O problema da Selic é que ela é bastante afetada pela inflação; assim, quanto maior for a inflação e quanto maior o tempo em que o dinheiro permanecer aplicado, menor é o poder de compra.

Afinal, com uma alta inflação, o rendimento da poupança no final das contas fica bem abaixo dos índices de preços ao consumidor. Ou seja: o que você vai receber como juros fica bem abaixo do que foi perdido com a inflação. É como se a poupança tivesse seu rendimento corroído.

Veja abaixo opções melhores que a poupança!

Como você deve ter notado, a poupança não vale a pena; se você procura mais estabilidade, segurança e previsibilidade, existem opções bem melhores de investimento. Confira abaixo. 

Mulher colocando uma moeda no cofrinho de porco rosa.

Tesouro Direto

Quem deseja economizar e investir de forma segura pode optar pelo Tesouro Direto, considerado um dos melhores investimentos do país, além de ser seguro. Ele consiste basicamente na compra de títulos públicos vendidos pelo governo federal, então, ao fazer isso, é como se você emprestasse dinheiro para a União. 

Uma ótima opção para quem deseja fazer uma reserva de emergência, com o Tesouro Direto, é possível obter um rendimento de 100% da taxa Selic e ainda ter liquidez diária, ou seja, o seu dinheiro na mão com a facilidade que você deseja. Isso deve ser considerado ao ver se a poupança vale a pena.

CDBs 

Assim como no caso do título público, ao adquirir CDBs, você empresta dinheiro para o banco exercer as suas atividades de crédito. A remuneração do CDB será de acordo com a oferta proposta por cada banco. Para que o CDB compense mais que a poupança, ele deve valer pelo menos 90% do CDI. 

O CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, feito entre os bancos para fazer empréstimos entre si no final do dia e manter os caixas no azul. A taxa cobrada nesse processo serve de referência aos CDBs. É algo a se considerar quando se fala se a poupança vale a pena.

LCIs e LCAs

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são outros investimentos de renda fixa oferecidos pelos bancos. Ao fazer esse tipo de aplicação, o investidor empresta dinheiro para empreendimentos e atividades do setor imobiliário ou no agronegócio.

Como o setor imobiliário e o do agronegócio são considerados estratégicos, esse estilo de aplicação é isento da cobrança de Imposto de Renda. Para aplicar em LCIs ou LCAs, basta buscar o suporte de uma corretora. Por isso que, ao se perguntar se a poupança vale a pena, vale conhecer mais sobre essas letras de crédito.

Outra opção interessante pode ser o investimento em imóveis, de forma direta ou indireta — por meio dos fundos imobiliários. Apesar de ser uma opção de renda variável, eles oscilam menos e podem ser uma boa porta de entrada para quem deseja sair da renda fixa de forma segura. 

Saiba como economizar com a Melhortaxa

Como você pode perceber, é fundamental que seja feita uma avaliação sobre quais são os seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo para definir se a poupança vale a pena e quais são os melhores investimentos para você. 

Gostou do conteúdo e quer acompanhar outras dicas para cuidar das finanças? Confira outros textos sobre o tema no blog da Melhortaxa e conheça as melhores formas para você aplicar o seu dinheiro.