Para obter sucesso na área econômica, é preciso estabelecer metas financeiras em projeções de curto, médio e longo prazo. Ao alcançá-las, é possível ter maior estabilidade e segurança para os planos futuros, como desejos, sonhos e responsabilidades.

Sem um planejamento pessoal com objetivos específicos, há grandes chances de você gastar além da conta. Isso significa assumir o risco de não ter dinheiro para imprevistos, como emergências médicas, tratamentos de doenças e reparos domésticos.

Então, como as metas financeiras podem ser cumpridas? A seguir, saiba o que fazer para alcançá-las com mais facilidade, por meio de dicas para investir, poupar e ter sucesso nos planos e nas ambições futuras.

Metas financeiras de curto prazo

Estas primeiras dicas costumam ser fáceis de seguir, mas já simbolizam uma grande ajuda às suas finanças, o que contribui para os objetivos financeiros de médio e longo prazo. A organização é simples, e você deve focar nos seguintes requisitos em, no máximo, dois anos:

  • Faça um orçamento geral para saber a destinação detalhada de seu dinheiro. Organize-o por despesas fixas e variáveis, incluindo os parcelamentos de cartões de crédito;
  • Crie um fundo de emergência para utilizar em imprevistos. Se preferir, separe fundos para objetivos específicos, como urgências médicas e veterinárias;
  • Organize e pague as dívidas dos cartões de crédito para não acumular taxas e juros altos, e evitar o “efeito bola de neve”. O ideal é não fazer novos parcelamentos ou gastos exorbitantes enquanto a dívida está maior que o esperado.

Metas financeiras de médio prazo

Após organizar metas de curto prazo, é hora de começar a trabalhar a médio prazo. Pense no que deseja realizar nos próximos dois a cinco anos, como:

  • fazer uma previdência privada: existem opções em instituições financeiras com contribuições mensais pequenas, que ajudam você a salvar dinheiro sem comprometer o orçamento mensal;
  • pagar empréstimos estudantis, como FIES, Bolsa Universidade e empréstimos privados. Para facilitar esta meta financeira pessoal, procure negociar as dívidas e tente reduzir as parcelas;
  • Alimentar seus sonhos, como ter filhos, fazer uma festa de casamento, viajar, comprar ou reformar um imóvel, adquirir um novo automóvel e outros bens materiais mais caros.

Três pessoas organizando as metas financeiras em uma cartolina.

Metas financeiras de longo prazo

O maior objetivo de definir metas financeiras de longo prazo é o planejamento pessoal a fim de economizar dinheiro suficiente para garantir uma terceira idade estável e segura. Acredita-se, em geral, que é preciso economizar cerca de 10% a 15% de cada salário mediante aplicações com bom rendimento.

De forma mais específica, para saber exatamente quanto economizar, é preciso fazer uma estimativa de futuros gastos anuais. Essa tarefa leva tempo, mas evita gastos e dívidas em excesso. No processo, você perceberá que pequenos hábitos cultivados ao longo de anos ajudam a atingir seus objetivos e garantem melhor aproveitamento do seu dinheiro.

Agora que você já sabe o que são metas financeiras de curto, médio e longo prazo, é importante ter em mente que apenas economizar não basta para atingi-las. Como a poupança vem apresentando um rendimento baixo nos últimos anos, investir pode ser a solução que você precisa para aumentar sua renda no futuro.

Aposte nos investimentos financeiros

Sem investir uma parte do que você ganha, torna-se mais difícil atingir um planejamento financeiro pessoal bem-sucedido. Então, se gastar toda a quantia que recebe, você não conseguirá guardar dinheiro para o futuro ou aumentar a renda nos próximos meses.

É importante que você comece a estudar sobre investimentos para entender os diferentes tipos e os perfis de investidores, identificando quais ativos se alinham com suas expectativas. Vale ressaltar que cada um possui riscos distintos, que influenciam os rendimentos. Portanto, é possível investir e perder o dinheiro ou ter baixo retorno.

Quando você sabe quanto está disposto a correr riscos, qual grau de incerteza consegue suportar, torna-se menos difícil definir o tipo de investimento feito. Para isso, é necessário conhecer o mercado financeiro e ter um planejamento estratégico que também ajude você a alcançar suas metas financeiras.

É possível investir com pouco dinheiro?

Sim! Com uma ampla variedade de investimentos, você pode começar com valores baixos até ganhar confiança, entender o processo e ter maior estabilidade financeira para aumentar a quantia. Com um planejamento, é possível investir todo mês e diversificar os ativos financeiros, com uma carteira com fundos de renda fixa e outras variáveis.

Melhore sua vida financeira com os conteúdos da Melhortaxa!

Quer saber mais sobre as metas financeiras e como organizar sua vida financeira a ponto de ter maior controle sobre ela? Acompanhe os conteúdos do blog da Melhortaxa, que tiram suas dúvidas e contêm dicas valiosas!

Caso precise de ajuda com as metas relacionadas ao refinanciamento de um imóvel, conte com a ajuda da assessoria profissional da Melhortaxa! O time de especialistas trabalha para oferecer as melhores taxas de juros do mercado, que não comprometam seu orçamento mensal. Preencha o formulário para receber as propostas e fazer um bom negócio!