Ao decidir comprar um veículo, é necessário avaliar as finanças, o valor das parcelas e o impacto causado pelo pagamento do seu carro novo no orçamento. Contudo, é preciso ainda se atentar ao histórico do veículo e às dívidas que podem estar envolvidas na negociação. Por isso, é importante saber como consultar Renavam.

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é o sistema que tem como finalidade o armazenamento dos dados de todos os veículos que circulam pelo Brasil. Através de uma sequência de 11 dígitos, é possível consultar informações sobre esses veículos no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para entender como fazer essa pesquisa e por que ela é importante antes de dar início ao financiamento do seu carro, acompanhe o conteúdo exclusivo que a Melhortaxa preparou para você. Confira como consultar Renavam do veículo!

O que é Renavam

O Renavam é um registro único, composto por 11 números, localizado na parte superior do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que hoje em dia pode ser gerado digitalmente. A descrição desse campo no documento é chamada de “CÓD. RENAVAM”.

Os proprietários de veículos utilizam a base Renavam para consultar, usando código, placa e CPF, as informações como capacidade de passageiros, cor, dados da carroceria, licenciamento e até mesmo multas de trânsito e ocorrências de furto ou roubo.

Para que você entenda como consultar Renavam grátis, saiba que a pesquisa pode ser realizada através do site do Detran do seu estado. Para o passo a passo a seguir, utilizamos como referência o Detran-SP.

como consultar renavam

Como fazer a consulta

Para dar início à sua consulta, acesse o site e selecione a opção “Veículos”. Na página seguinte, você deve selecionar “Pesquisa de débitos e restrições”; as opções serão “Seu veículo” e “Veículo de terceiros”. Nesse momento, você precisa fazer login no site ou se cadastrar com CPF, conta Google ou Facebook.

Para entender como consultar Renavam de veículo, é preciso acessar os dados. Assim, você vai encontrar informações sobre o documento do automóvel, opções de transferência veicular, compra e venda, infrações de trânsito e dados sobre a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A consulta de veículos de terceiros mostra registro de furtos, roubos e débitos, além de possíveis restrições e vistorias. Porém, para isso é necessário ter em mãos dados como a placa do veículo e o número do Renavam.

Esse processo é ideal para ter conhecimento do veículo no qual você tem interesse. Desse modo, é possível verificar se está adquirindo um carro com débitos ou problemas com a documentação.

Se você tem dúvidas sobre como consultar Renavam por placa, é importante ressaltar que, como uma forma de garantir a segurança das informações, não é possível ter acesso aos dados somente com a placa de um veículo. O ideal é seguir as instruções acima, assim como ter os dados completos para a consulta.

Por que você deve saber o histórico do veículo

Pesquisar modelo, ano de fabricação, itens de fábrica e valor é fundamental no momento de financiar o carro novo. Mas não é só a isso que você precisa se atentar quando quiser fazer essa aquisição.

Puxar Renavam e solicitar uma perícia veicular são etapas que vão esclarecer se existem débitos e pendências, documentos irregulares, IPVA atrasado, alienação, acidentes, substituição de peças, alterações no chassi, entre outros.

Antes de fechar negócio, procure saber se o veículo passou por manutenção corretiva de acidentes. Se tiver havido avarias, o conserto pode não ser realmente eficaz, o que vai gerar prejuízo futuro.

Conhecer o histórico de revisões também é importante, já que garante a funcionalidade do veículo e reduz as chances de problemas. Levantar a quilometragem do automóvel pode auxiliar a entender o estado de conservação.

Além de verificar esses pontos, saber como consultar Renavam é essencial para não assumir as dívidas do proprietário anterior. Isso, porque você vai saber previamente se o veículo possui restrições, multas, débitos referentes à documentação, IPVA.

Em caso de pendências, procure negociar com o vendedor o pagamento dessas despesas. Veja se existe a possibilidade de descontar o débito do valor de compra e venda ou se ele se responsabiliza pelo pagamento antes de fechar negócio.

Pensando em trocar de carro? Confira as dicas da Melhortaxa!

Depois de tomar a decisão de comprar um carro novo e saber como consultar Renavam, fique conosco aqui no Blog e confira as nossas dicas. Veja como funciona o financiamento de um automóvel, como calcular o IOF da transação, o que deve analisar no contrato de financiamento e muito mais.

Além disso, se você já possui um veículo e quer fazer o empréstimo com garantia, a Melhortaxa pode ajudar! Envie o seu formulário de cadastro e receba as propostas personalizadas de acordo com o seu perfil e automóvel. Conte conosco para realizar os seus objetivos!