Quem está iniciando a prática de poupar dinheiro costuma ter muitas dúvidas sobre onde guardar suas economias e fazê-las render. Por terem um perfil de investidor mais conservador, decidir entre poupança ou Tesouro Direto é a primeira questão levantada por eles.

Pelo receio de perder o montante acumulado até o momento, é natural buscar por opções mais tradicionais, como a poupança, e ter dúvidas sobre rendimentos como os do Tesouro Direto. Para pôr fim a essas questões, a Melhortaxa preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema.

Como funciona o rendimento de cada 

Antes de fazer comparativos e levantar conclusões sobre investir em Tesouro Direto ou poupança, é importante saber como funcionam os rendimentos de cada uma dessas opções. Com as características de cada uma, é mais fácil definir qual é melhor para o seu objetivo e perfil.

Poupança

Por muitos anos, investir na poupança foi sinônimo de criar uma reserva de dinheiro para o futuro. Por conta disso, hoje é uma das aplicações mais tradicionais e conhecidas no segmento.

Porém, a famosa “caderneta” é considerada, atualmente, uma ótima opção para quem deseja poupar dinheiro, e não fazê-lo render. Isso porque o seu retorno de investimento é muito baixo e, na maioria das vezes, não costuma sequer superar a inflação.

Seu cálculo, assim como as demais taxas de juros, tem como base a taxa Selic e a Taxa Referencial, e é feito da seguinte maneira:

  • Quando a Taxa Selic se encontra acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 0,5% ao mês, mais a Taxa Referencial (TR),
  • Quando a Taxa Selic se encontra igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da porcentagem da Selic, mais a TR. Geralmente esse resultado costuma ser menor que 0,5%.   

Tesouro Direto

Com o objetivo de angariar fundos para projetos de infraestrutura de caráter nacional, o Governo Federal passou a emitir títulos em 2002. Desde então, suas vendas ganharam destaque entre os investidores por conta de seus lucros.

Pelo fato de o emissor dos títulos ser o próprio Governo Federal, o Tesouro Direto é considerado atualmente um dos investimentos mais seguros do país, além do fato de os juros pagos aos compradores dos títulos serem uma parcela mínima da dívida do Estado. 

Ao decidir investir no Tesouro Direto é preciso escolher o título que será comprado. Há três principais e cada um deles tem um valor de rendimento diferente, assim como condições para o resgate do montante aplicado.

  • Tesouro prefixado: o investidor já sabe qual será o seu rendimento na compra do título, mas é importante não resgatar ou vender o título até sua data de vencimento. Seu rendimento costuma ficar entre 6% e 11%;
  • Tesouro IPCA: pode ser comprado com ou sem juros semestrais. Junto com seus rendimentos, é pago um bônus prefixado. Seu lucro tem como base o IPCA e pode chegar até 9,5% ao ano, 
  • Tesouro Selic: Os valores de seus rendimentos variam de acordo com a taxa Selic. Se a taxa está em alta, os rendimentos diminuem, e se a Selic está em baixa, os rendimentos aumentam. 

A dúvida entre investir no Tesouro Selic ou poupança é a mais comum, uma vez que suas características são basicamente as mesmas, tendo diferença apenas na porcentagem de seus rendimentos. A primeira porção pode render próximo a 7%.

Poupança ou Tesouro Direto

E agora, poupança ou Tesouro Direto? Tendo como base os números, o Tesouro direto é muito mais lucrativo, especialmente para quem tem o intuito de aumentar sua renda através de um investimento financeiro. Agora, para quem deseja apenas manter o dinheiro guardado e, como resultado, ter um lucro, a poupança é a mais indicada. 

É necessário ter em mente, também, que os valores de ambos os investimentos têm como base a taxa Selic. Portanto, se atente a ela antes de escolher uma das opções. É recomendado, antes de escolher poupança ou tesouro direto, o simulador, para que você tenha mais clareza sobre seus futuros rendimentos. 

Conte com a assessoria da Melhortaxa

Agora que você sabe se vale mais a pena investir na poupança ou no Tesouro Direto, escolha uma das opções e dê início ao seu planejamento financeiro  para iniciar um financiamento imobiliário, por exemplo. Nesse caso, conte com a assessoria da Melhortaxa e tenha as melhores taxas de juros do mercado na compra de um imóvel.