Se você já tentou fazer uma transferência bancária, com certeza, já deve ter se perguntado: “devo fazer TED ou DOC?”. Apesar de apresentarem funções similares de transferência de dinheiro de uma conta para outra, elas possuem algumas diferenças que ainda causam dúvidas.

Elas vão desde o valor das tarifas bancárias até o prazo para o dinheiro cair em conta. Grande parte das instituições financeiras disponibilizam essas transações de maneira remota, como é o caso do internet banking, ou em agências físicas, por meio de caixas eletrônicos.

Quer evitar incertezas e saber se o dinheiro vai cair no mesmo dia útil ou no próximo? Então, entenda mais qual é a diferença entre TED e DOC neste artigo e veja qual se adapta mais à sua necessidade. Confira abaixo.

Diferença entre DOC e TED

As transações TED e DOC são transferências de dinheiro realizadas entre contas de bancos diferentes e autorizadas pelo Banco Central (BACEN). Porém, você sabe qual é a diferença entre essas duas operações financeiras?

Transferência Eletrônica Disponível (TED)

Para entender o que é TED, vamos começar pela sigla: Transferência Eletrônica Disponível. Ela não possui limite de valor, e geralmente a quantia transferida chega à conta do destinatário entre 15 a 60 minutos depois da conclusão da transferência.

No entanto, você sabia que existe um horário limite para a TED cair no mesmo dia? Por se tratar de uma operação financeira cujo objetivo é creditar a quantia no mesmo dia, as instituições bancárias costumam estipular um limite: até às 17h (horário de Brasília) em dias úteis.

Documento de Ordem de Crédito (DOC)

Já ouviu falar na transação chamada de Documento de Ordem de Crédito? Provavelmente, não, mas talvez você conheça a sigla DOC, usada para definir operações de transferências entre bancos mais longas.

Apesar de haver o débito no mesmo dia, o valor do DOC só cai no próximo — ao contrário da TED. Outra diferença entre operações de TED e DOC que vale ser mencionada é que este último possui um valor máximo de transferência entre bancos diferentes: R$ 4.999,99.  

Taxas de juros

Diferentemente de uma transferência bancária entre contas de uma mesma instituição financeira, TED e DOC costumam ser tarifados. Os valores cobrados podem variar de uma organização para outra, embora existam pacotes de serviços que permitem a gratuidade da transação.

ted ou doc

Vale lembrar que as quantias cobradas por operações realizadas em agências bancárias ou pelo portal do banco tendem a variar de acordo com a instituição. Como uma forma de incentivar as operações on-line, geralmente essa modalidade possui tarifas menores.

Quais são as informações necessárias para transferir?

Agora que você já sabe a diferença entre as transações, o próximo passo é conhecer os documentos e as informações pessoais necessárias na hora de realizar a transferência bancária de TED ou DOC, confira.

  • Nome completo, com CPF ou CNPJ de quem vai receber o capital;
  • Valor da transferência;
  • Tipo de conta bancária (corrente ou poupança);
  • Dados bancários: agência, conta e código da instituição financeira.

Afinal, qual é a melhor operação?

Entre TED ou DOC, ambas opções de transferência bancária apresentam vantagens e benefícios para o consumidor, mas você sabe qual a melhor opção? Isso depende de diversos fatores, assim como da urgência da identificação do depósito. 

Como falamos acima, são duas opções de transferência para outro banco similares, embora tenham peculiaridades. Por isso, na hora de escolher pelo TED ou DOC, você precisa se perguntar: “qual é a pressa do depósito?”, “estou disposto a gastar um pouco mais para agilizar a operação?” e “ainda estou dentro do horário limite para fazer a TED?”.

Somente após todos esses questionamentos, você está pronto para decidir a melhor opção para você. Vale lembrar também que o consumidor pode agendar as transferências bancárias, assim como cancelá-las.

Pix

Desde o ano de 2020, começou a funcionar no Brasil uma nova forma de transferências bancárias. Com ele, basta que a pessoa forneça a chave para quem vai fazer a transação, e o dinheiro cai na hora. Diferentemente do DOC e TED, não há um limite de horário ou dias úteis.

Você pode incluí-lo no seu questionamento e se perguntar se vale mais a pena fazer as transferências nos modelos antigos ou aproveitar as facilidade do pix. Ele é seguro como os outros dois anteriores e um pouco mais prático. 

Amplie sua educação financeira com a ajuda da Melhortaxa

Viu como é fácil descobrir a diferença e escolher entre TED ou DOC, quando a explicação é feita por quem entende as necessidades do consumidor? Por isso, conte com a Melhortaxa para ampliar sua educação financeira!

Aqui, você encontra conteúdos de qualidade, que vão ajudar a escolher as melhores oportunidades de crédito e ainda auxiliar na compreensão de processos simples. Acesse o nosso site e experimente serviços gratuitos, que têm o objetivo de democratizar a obtenção de crédito imobiliário.