Para abrir e manter um negócio, é preciso ter recursos em caixa. Porém, em alguns casos, é necessário recorrer a linhas de crédito. Então, você sabe como conseguir empréstimo para MEI?
Para conhecer as condições impostas pelas instituições financeiras para conceder empréstimo ao microempreendedor e de que maneira funciona a liberação do crédito, acompanhe o conteúdo que preparamos para você a seguir. Confira!
Como funciona empréstimo para MEI
O microempreendedor individual precisa de planejamento e organização para tocar seu negócio, mas é interessante saber que existem linhas de crédito voltadas ao empréstimo para MEI.
Além da possibilidade de solicitar empréstimos pessoais, algumas instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para diferentes finalidades e necessidades do microempreendedor.
Os juros são menores nas linhas de crédito disponibilizadas para o microempreendedor individual. Para fazer a solicitação, no entanto, é fundamental pesquisar as modalidades de crédito existentes, as taxas aplicadas em cada banco e as condições de pagamento da operação.
Para você saber como conseguir empréstimo para MEI, quais são as modalidades dele e o que será preciso levar em conta no momento da contratação do crédito, conheça a seguir os tipos de empréstimos.
Linhas de crédito para o microempreendedor
Confira como obter empréstimo para MEI por meio de diferentes linhas de crédito exclusivas ao microempreendedor individual. Veja a seguir as opções que você pode contratar.
Linha de microcrédito
Alguns bancos oferecem linhas de microcrédito a empreendedores individuais com a intenção de fomentar as atividades econômicas no setor. Entre as exigências para a liberação do montante, estão o plano de ações da empresa, a sua situação financeira e o direcionamento dos recursos.
Assim como ocorre na solicitação de empréstimos para a pessoa física, o microempreendedor precisa apresentar documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.
As taxas e condições de pagamento variam entre os bancos, por isso, para identificar qual é o melhor empréstimo para MEI, é necessário cotar e simular as condições do mercado.
Capital de Giro
Esse tipo de empréstimo oferece uma condição especial: um período curto ─ em média, cinco a 15 dias ─ sem a aplicação de taxas de juros. Dessa maneira, o microempreendedor pode adiantar os recebíveis pendentes e referentes aos valores de vendas.

Ao final desse prazo, a aplicação dos juros é iniciada, mas com taxas atrativas. Nessa opção, o empréstimo para MEI iniciante costuma ser menor, mas há a possibilidade de aumento de acordo com o crescimento do faturamento da empresa e a declaração do Imposto de Renda.
Cheque Especial
Para saber como conseguir empréstimo para MEI por meio do cheque especial, é importante salientar que essa modalidade é semelhante ao cheque especial para pessoas físicas.
As taxas de juros nesse caso são maiores e mais caras, podendo chegar até 16% ao mês. No entanto, para utilizar o limite disponível e aprovado na conta corrente, o microempreendedor deve apresentar a Declaração de Imposto de Renda ou a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) ao banco.
Empréstimo com Garantia
O empréstimo com garantia (ou refinanciamento), seja de veículo, seja de imóvel, também é uma linha de crédito disponível ao microempreendedor individual. Nesse empréstimo, o tomador de crédito não precisa justificar a utilização dos recursos, independentemente de destiná-lo à quitação de dívidas ou ao capital de giro.
Uma das principais características do empréstimo com garantia, é que você permanece em posse do bem, podendo o utilizar normalmente mesmo com a alienação fiduciária.
As taxas de juros menores e mais vantajosas também são características do empréstimo com garantia. Por exemplo, no refinanciamento de imóveis, é possível receber até 60% do valor do imóvel, com prazo de até 30 anos para pagamento.
Considerada a modalidade com os menores índices de inadimplência, o empréstimo com garantia garante benefícios que não existem em outros tipos de crédito. Para isso, é necessário fazer a transferência indireta do bem ao banco como garantia da operação.
Cartão BNDES
O cartão BNDES é um incentivo para que micro, pequenas e médias empresas desenvolvam as próprias atividades. Ele pode ser usado seguindo a provisão de crescimento da empresa, porém o limite estabelecido não deve ser ultrapassado.
O limite máximo de empréstimo é de até R$ 1 milhão, as taxas de juros são baixas, menores que as taxas praticadas no mercado, e há o prazo de até 48 parcelas fixas para pagamento do débito.
Documentação para o empréstimo
Alguns documentos são exigidos para você conseguir empréstimo para MEI. Como mencionamos anteriormente, cada instituição financeira tem liberdade para aplicar as taxas e exigir os documentos necessários para a operação.
Porém, considerando o empréstimo para MEI, como funciona, geralmente os documentos solicitados são semelhantes. A lista de exigências é composta por RG, CPF, comprovante de residência e ponto comercial, cartão CNPJ e dados bancários.
Os solicitantes que estão pleiteando valores mais altos devem ainda apresentar extratos bancários recentes (últimos três meses), plano de negócios, fluxo de caixa e declaração de Imposto de Renda.
Mantenha-se informado com a Melhortaxa!
Agora que você sabe como conseguir empréstimo para MEI, continue conosco aqui no blog Melhortaxa e saiba como gerenciar as finanças do microempreendedor individual ou apenas para o controle financeiro pessoal. Acesse agora mesmo!