Se você não sabe o que é Bacen, como sigla, certamente, já ouviu falar do Banco Central do Brasil. Instituição de extrema importância para o país, a entidade atua diretamente no controle do sistema financeiro nacional, além de diversas outras funções.

O Bacen é responsável direto por todas as tarifas cobradas pelos bancos, além do controle da moeda e da economia em geral. Entender o que faz o Banco Central é fundamental para compreender como a economia funciona, além das taxas que envolvem as suas operações financeiras.

Quer aprender mais sobre o que é Bacen? Acompanhe o texto a seguir e entenda, em detalhes, como funciona esse sistema financeiro centralizado, além do porquê dele ser importante para o país. 

O que é o Bacen?

Ao se perguntar o que é Bacen, lembre-se que o termo remete ao Banco Central do Brasil ou mesmo à sigla BCB. A instituição é considerada uma autarquia federal, isto é, uma entidade independente, mas que opera sob supervisão do governo.

Criada em 1964, a instituição visa controlar o sistema financeiro nacional e influencia diretamente as tomadas de decisão acerca da economia. O Bacen é o principal responsável por fomentar e estabilizar a economia brasileira, por meio de uma boa distribuição de renda.

Afinal, onde fica o Banco Central? A sede principal está localizada em Brasília, no Distrito Federal, porém, há diversas sedes representativas, espalhadas pelo Brasil, nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Ceará. 

A instituição é conhecida como o “banco dos bancos”, já que ela garante todo o controle do sistema monetário do país, por meio de regras que devem ser seguidas por todas as outras instituições financeiras brasileiras.

Quais são as funções do Banco Central?

As funções do Banco Central são diversas, a começar pelo controle do poder de compra da moeda nacional, a fim de garantir um sistema financeiro sólido e seguro. Sua principal tarefa é controlar a taxa básica de juros da economia, a Selic. 

Ao entender o que é Bacen, fica fácil compreender suas funções. Ele detém o domínio sobre a reserva de moedas estrangeiras no país, supervisiona os bancos e atua em conjunto com o governo federal para garantir a estabilidade da economia nacional. De maneira resumida, podemos afirmar que as funções do BC são:

  • Controlar a inflação;
  • Reter uma reserva de moedas estrangeiras;
  • Supervisionar o sistema financeiro nacional;
  • Controlar as taxas de câmbio,
  • Emitir a moeda nacional.

Como funciona o Sistema de Informações de Crédito do Bacen?

Quando o assunto são empréstimos e financiamentos, quem entra em cena é o Sistema de Informações de Crédito. Contudo, o que é o SCR Bacen? Este mecanismo funciona como um registro para consultas de informações sobre operações de créditos, sendo utilizado por instituições financeiras e seus clientes.

Com ele, é possível acompanhar todo o andamento das operações de crédito, além de permitir ao Banco Central que as informações sejam armazenadas de forma segura. Os dados cadastrados no SCR podem ser acessados por meio de um portal oficial do Bacen, de maneira gratuita e prática.

As instituições financeiras utilizam o SCR para avaliar a capacidade dos clientes realizarem o pagamento de crédito, por meio de empréstimos e financiamentos, além de calcular a taxa de juros adequada para cada perfil.