Quando falamos de casa própria, é comum nos depararmos com milhares de brasileiros em busca de uma maneira de comprar seu imóvel. Porém, há aqueles que vão além e desejam construir sua casa do zero. Para esses, a opção de financiamento de terreno pode ser uma excelente solução para pagar o projeto.

Diversas instituições financeiras oferecem essa modalidade de linha de crédito para financiar construções do zero – e a Melhortaxa pode ajudar você a encontrar a melhor opção. Dessa forma, é possível projetar sua casa da maneira que sempre desejou. 

Mas, afinal, será que o financiamento de terreno vale a pena? Acompanhe o texto a seguir e saiba quais são as principais opções oferecidas pelos bancos, além de um passo a passo do processo.

Como funciona o financiamento de terreno?

Muita gente sequer sabe que esse tipo de financiamento existe, portanto, nada melhor que começar explicando sobre seu funcionamento. Como outras linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras, essa possui a mesma finalidade: emprestar dinheiro para que o tomador construa uma casa.

Há diversos bancos que financiam terrenos, cada qual com suas taxas. Sua diferença para o financiamento de imóvel está na porcentagem coberta: a residência própria pode ser 100% financiada, o terreno possui, no máximo, 70% de cobertura aprovada. 

O financiamento da Caixa Econômica Federal é uma das opções mais populares. Mas, afinal, como funciona o financiamento de terreno pela Caixa? Você consegue financiar lotes que custam a partir de R$ 200 mil, com valor mínimo de R$ 100 mil, por meio da Carta de Crédito SBPE, ou seja, o banco cobre 50% do valor.

financiamento de terreno

Quais os critérios para o financiamento?

Para você entender como financiar um terreno, leve em conta que o banco se baseará em alguns critérios durante a análise para aprovação de crédito. É necessário:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir comprovante de renda mensal familiar;
  • Ter certidão de nascimento ou cidadania brasileira;
  • Não possuir restrições em seu nome,
  • Realizar a contratação de serviço adicional de seguro habitacional.

Além desses critérios, a Caixa Econômica Federal e outros bancos exigem que o lote de escolha do solicitante esteja localizado no perímetro urbano da cidade. Caso seja de interesse, também é possível incluir no contrato um montante de crédito para a construção do imóvel em si.

Vale a pena financiar um terreno?

Agora que você já compreende como funciona o financiamento de terreno, fica mais fácil visualizar as vantagens dessa modalidade de crédito. A primeira, claro, é a possibilidade que você terá para construir sua casa do zero, da maneira que sempre sonhou.

Comparado a um financiamento de imóvel já pronto ou na planta, o financiamento de terreno não exige um limite para a tomada de crédito, já que o montante é calculado com base na capacidade de retorno do devedor. Mas atenção: as taxas de juros dessa modalidade costumam ser mais altas.

Facilidade de aprovação e menos burocracia

Quanto à burocracia da aprovação de um financiamento de terreno, saiba que ela é menor que a de outras linhas de crédito. Além disso, não há a necessidade de vistoria, que geralmente atrasa a liberação de crédito quando a modalidade diz respeito a um financiamento de imóvel. 

Para quem sonha em construir um imóvel do seu jeito, esta é, sem dúvidas, uma boa opção. Os bancos costumam facilitar a liberação desse tipo de financiamento até mesmo como forma de incentivar outros serviços adicionais, como o crédito para construção e a contratação de seguros habitacionais

Quais os passos para financiar um terreno?

A recomendação para quem deseja solicitar um financiamento de terreno é entrar em contato com as instituições financeiras e realizar simulações, e então comparar os preços para compreender qual contrato vale mais a pena. Muitos bancos disponibilizam a simulação de crédito de maneira virtual e gratuita.

Em seguida, é essencial que você se informe sobre as taxas de juros cobradas por cada instituição, além do prazo de vencimento do contrato. Após escolhida a melhor instituição, separe os seguintes documentos para serem apresentados ao credor:

  • Documento de identificação (RG ou CPF);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de renda,
  • Certidão negativa de débitos.

A partir disso, o credor fará uma análise do cadastro para aprovar ou não o financiamento. Estando tudo de acordo com as normas da instituição, você poderá receber o pagamento em até cinco dias úteis. 

Simule o seu financiamento com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como funciona o financiamento de terreno, que tal começar a planejar o seu? Saiba que é possível realizar uma simulação de crédito agora mesmo! 

A Melhortaxa pode ajudar você a encontrar as opções de financiamento com as melhores taxas do mercado. Faça uma simulação e comece a se planejar para realizar o sonho da casa própria.