Estamos acostumados a trabalhar com bancos grandes e conhecidos na hora de lidar com nossa movimentação financeira, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que também pode contar com uma cooperativa de crédito.

Mas o que é cooperativa de crédito? Trata-se de uma associação de pessoas, cuja entrada é voluntária. Juntas, elas passam a fazer suas transações financeiras por meio de um sistema de cooperação. Acompanhe este conteúdo e saiba tudo sobre o assunto.

Funcionamento das cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito, também chamadas de cooperativas financeiras, são associações supervisionadas pelo Banco Central. Elas possuem legislação própria, composta pela Lei 5.764 de 16 de dezembro de 1971 e pela Resolução 3.859 de 27 de maio de 2010, que rege o funcionamento e a constituição.

Os sócios de uma cooperativa de crédito tornam-se donos e clientes dessas entidades junto de outras pessoas, que vão integrando a associação ao longo do tempo. Geralmente, o valor cobrado para entrar é R$ 100,00, que pode ser recebido de volta ao decidir sair da instituição.

As organizações desse tipo possuem natureza jurídica própria. Os sócios cuidam do capital e da gestão, tendo liberdade para decidir em quem votar, escolhendo quem serão os dirigentes.

Qual a diferença entre banco e cooperativa de crédito? Por não ter fins lucrativos, essas associações possuem preços mais atrativos que as grandes instituições, o que atrai mais clientes/sócios para o grupo. O funcionamento se dá pela seguinte forma:

  • Cada sócio contribui de maneira igualitária para formar capital;
  • Os recursos devem ser controlados democraticamente,
  • Se parte do dinheiro “sobrar” ao fim de um ano, ele deve ser dividido entre os sócios, respeitando a proporção que cada um movimentou e investiu.

Já a cooperativa de economia e crédito mútuo é composta por um grupo de pessoas com objetivos e interesses comuns. Elas buscam os mesmos ideais de maneira cooperada. A finalidade deste tipo de associação é a prestação de serviços econômicos, sociais ou educativos.

Tipos de cooperativa

O sistema de cooperativismo no Brasil vem viabilizando os negócios em diferentes áreas de atuação. Para isso, são divididos entre categorias, em que cada uma é responsável por atuação e regras.

A proposta é reunir o esforço em comum de um grupo para gerar benefícios a todos que compõem aquele modelo de associação. Independentemente da área de atuação da cooperativa de crédito, a ideia é que todos os sócios sejam beneficiados.

Assim, na hora de escolher entre um banco ou uma cooperativa, saiba que existem os grupos sociais, educacionais, habitacionais, de crédito, saúde, infraestrutura, produção, transporte, turismo, lazer e trabalho, no qual reúne coletivos específicos, divididos por área de atuação.

A cooperativa central de crédito tem como característica prestar assessoria e administrar os rendimentos de terceiros, seguindo as normas e a legislação deste tipo de atividade. Ela também é responsável por organizar a associação.

SICOOB

Considerada uma das maiores redes de atendimento do país, hoje, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB) é o maior sistema cooperativo financeiro brasileiro. São mais de 4 milhões de sócios e diversos pontos espalhados pelo país.

A rede de cooperativa financeira é composta por outras empresas para apoiar o cooperado, oferecendo serviços como conta corrente, investimentos e cartões de crédito. 

É possível até solicitar empréstimo à cooperativa. O sistema possui três níveis de organização, em que funciona de maneira hierárquica entre as cooperativas singulares e centrais, além da SICOOB Confederação.

Inclusive, é por meio da Confederação que as cooperativas têm acesso à comunicação, à estrutura de negócios, à auditoria, ao controle de riscos, à ouvidoria e a todos os serviços de relacionamento com os sócios.

Por ser a maior cooperativa de crédito do país, todas precisam utilizar o mesmo manual de normas, processos e produtos. Agindo desta maneira, todo o sistema é beneficiado, ganhando credibilidade e confiança.

Mantenha-se informado com a Melhortaxa!

Agora que você acompanhou este conteúdo, o que acha de continuar se informando sobre temas que envolvem crédito, setor imobiliário, e afins? Acesse o blog Melhortaxa para saber mais sobre todos esses assuntos e muitos outros.