Junto à entrega anual do imposto de renda, também é necessário fazer a declaração de rendimentos. Dessa forma, os dados apresentados são cruzados pela Receita Federal, que busca informações sobre a veracidade do que foi declarado para avaliar se houve sonegação.

Também chamado de “informe de rendimentos”, ele vai te ajudar na prestação de contas, pois é preciso ter esse documento na hora de fazer a declaração do imposto, além de outras situações financeiras.

Parecido com um holerite, a declaração de rendimentos é um resumo dos ganhos de uma pessoa. Esses dados são fundamentais para a prestação de contas. Em geral, são apresentados de maneira acumulada.

Para entender melhor sobre o informe de rendimentos para imposto de renda e saber onde solicitar o seu, acompanhe o conteúdo que preparamos para você e tire as suas dúvidas sobre esse assunto.

Compreenda o objetivo da declaração de rendimentos

Quando chega o momento de prestar contas à Receita Federal, por meio da declaração de rendimentos para imposto de renda, você deve informar todos os seus ganhos e gastos do ano anterior.

De maneira simplificada, a declaração de rendimentos é o documento necessário para poder informar seus rendimentos na DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física). Ali, devem constar os rendimentos tributáveis e os isentos.

Você consegue o seu informe de rendimentos IRPF por meio da empresa na qual é contratado (caso seja um funcionário CLT), de instituições financeiras ou corretoras de valores (se tiver investimentos). Nesse documento, constam os valores pagos de imposto na fonte e a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Uma diferença: na declaração de rendimentos obtida nas empresas, ainda constam os valores destinados aos planos de saúde e à previdência. Já naquelas obtidas pelos bancos existem informações sobre a conta do contribuinte (corrente ou poupança), a aposentadoria e/ou os investimentos.

Se você tem investimentos, sejam em renda fixa ou variável, pode ser que haja a necessidade de apresentar o lucro que as aplicações te deram no período por meio da declaração de rendimentos.

Mas, afinal, para que serve essa declaração?

O informe de rendimentos é um dos documentos anexos à DIRPF. O objetivo é cruzar as informações e verificar possíveis desencontros de dados, o que pode levar o contribuinte à malha fina, com risco de multas e restrições.

A declaração de rendimentos ainda serve para comprovar a renda em situações de crédito, como em pedidos de empréstimos e cartão de crédito, dar início a um financiamento ou demais produtos financeiros.

Para autônomos ou profissionais liberais, existem modelos de declaração de rendimentos que podem ser usados para apresentar em solicitações de crédito, por exemplo.

Empresa contratante

A declaração de rendimentos fornecida pela empresa que você trabalha vai mostrar dados, como, por exemplo, rendimentos tributáveis (salário), contribuições ao INSS e 13º salário.

Essa declaração ainda pode conter as informações do IR já retido na fonte, ou seja, os rendimentos isentos, como a venda de suas férias, as despesas com a saúde, os planos odontológicos e a previdência privada.

INSS

Os aposentados e os pensionistas também devem estar atentos à declaração de rendimentos do INSS. Esse documento oficial pode ser obtido diretamente no site do órgão. Dependendo do valor recebido, existe a obrigatoriedade de entregar a declaração.

Nessa declaração, existem as informações sobre os valores recebidos ao longo do ano, quanto foi pago de imposto retido na fonte e a contribuição com a Previdência Social.

Tire suas dúvidas no blog da Melhortaxa!

Depois de ler este artigo, você sabe qual é o papel da declaração de rendimentos e a importância desse documento nas finanças? Então, agora, é só entender mais sobre como declarar Imposto de Renda. Para isso, conte com a Melhortaxa.

Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos de qualidade para aprender mais sobre o universo financeiro. Em nossa aba especial do Imposto de Renda, você encontra muitas informações que podem te ajudar com a declaração. Acesse já!