Você sente que possui uma ótima ideia de negócio, mas a falta de recursos te impede de dar o primeiro passo? Reunir o capital necessário é uma das maiores dificuldades encontradas por grande parte dos brasileiros. Assim, a opção de empréstimo para abrir empresa pode ser a solução para tirar os planos do papel.
Há diversas linhas de crédito oferecidas no mercado, seja por instituições financeiras públicas, programas governamentais ou até incentivos privados de cooperativas. Afinal, qual delas melhor combina com o seu projeto?
Independentemente do modelo de negócios que você pretende investir, ele demandará recursos, até para formatos digitais. Por isso, é importante entender como conseguir empréstimo para abrir empresa. Acompanhe o texto a seguir e saiba como se planejar desde o início.
O que fazer antes de solicitar um empréstimo?
É necessário que você entenda quais são as modalidades de empréstimos oferecidas pelo mercado para quem deseja abrir um negócio. Assim, poderá entrar em contato com a instituição e solicitar o crédito.
Porém, antes de fazer empréstimo para abrir uma empresa, você deve estruturar o seu negócio do zero. É importante que haja um bom plano para ser apresentado às instituições, deixando claro suas metas e seus objetivos, o tamanho da empresa, a natureza do empreendimento, etc.
Além disso, recomendamos que você compare taxas e condições em diferentes programas, para compreender qual deles mais combina com as necessidades da sua empresa. Essa atitude facilitará não apenas a escolha pela melhor linha de crédito, como também pela aprovação do empréstimo para abrir empresa.
Quais são os tipos de empréstimos para abrir empresa?
Para entender como adquirir um empréstimo para abrir uma empresa, é necessário que você compreenda os diferentes tipos existentes. Há créditos oferecidos pelos bancos privados, programas governamentais e até linhas privadas. Confira algumas das opções mais comuns do mercado.
Empréstimo pessoal
Quando o negócio é novo, o empréstimo para empresa pode se tornar complicado caso não haja um bom plano a ser apresentado às instituições credoras. Por isso, se o seu projeto ainda é pequeno e está em fase de experimentação, um empréstimo pessoal pode ser a solução para o pontapé inicial.
Esse modelo de crédito costuma ser oferecido para as fases iniciais de um negócio: geralmente, o montante é utilizado para realizar processos burocráticos, pequenas reformas, contratação de serviços terceirizados, etc.
O crédito pessoal é menos criterioso e burocrático que o empresarial. Não é necessário justificar todos os caminhos que você percorrerá com o dinheiro, porém você terá que comprovar que possui garantias para pagar o empréstimo.
Programas governamentais
Ao falarmos sobre créditos empresariais, os mais conhecidos são ligados às opções oferecidas pelo governo federal, como é o caso do empréstimo para abrir empresa do BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Os programas governamentais oferecem crédito para micro e pequenos empresários, que pode chegar a montantes de até R$ 500 mil. O prazo de carência dessa modalidade é de até 60 meses, com juros de 1,3% ao mês.
Se quiser solicitar esse tipo de empréstimo para abrir empresa, você terá que apresentar um plano de negócios bem estruturado para que, então, seja feita uma análise de aprovação. Dependendo da confiança no negócio, o BNDES ainda pode oferecer outros serviços complementares, como cartão de crédito exclusivo.
Microcrédito
Já as opções de microcrédito são oferecidas por bancos e outras instituições financeiras. Esta é uma das alternativas mais populares para quem busca crédito empresarial.
O microcrédito disponibiliza empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, além de microempreendedores, como os MEIs. Cada empreendedor pode captar até R$ 200 mil, com vantagens que vão desde taxas de juros reduzidas até isenção de Imposto sobre Operações de Crédito (IOF) e facilidade de aprovação.
O empréstimo para abrir empresa da Caixa Econômica Federal encaixa-se nessa modalidade e pode ser utilizado para diversas finalidades no processo de abertura do negócio.
Como você pode perceber, há diversas maneiras de estruturar um negócio do zero de forma clara, objetiva e eficiente. O empréstimo para abrir empresa é só uma das etapas, mas, antes disso, há todo um planejamento que deve ser feito com responsabilidade e boas escolhas.
Entenda o crédito com a Melhortaxa
Pedir empréstimo para abrir empresa, contratar funcionários, adequar-se às legislações — são inúmeros os passos essenciais para começar um negócio. Por isso, antes de tirar o sonho do papel, é fundamental que você compreenda como funciona o crédito.
Uma das melhores opções de garantia de crédito é por meio do refinanciamento. Você sabia que é possível refinanciar um veículo para obter empréstimo para o seu negócio? Entre em contato com a Melhortaxa e saiba como se aproveitar desse benefício.