Está pensando em abrir o seu próprio negócio ou quer ampliar a companhia que você já tem na área? Então, as linhas de crédito para empresas são uma boa opção para momentos em que há pouca reserva no caixa, independentemente do porte do empreendimento.

Mesmo os estabelecimentos mais reconhecidos no mercado podem passar por situações de instabilidade e crise financeira. Por isso, é importante criar um planejamento financeiro, além de estar sempre atento para ter um dinheiro extra em caixa para os momentos de aperto ou ampliação dos negócios.

Está procurando uma opção de empréstimo para empresas, mas não sabe como solicitar ou qual combina mais com o seu negócio? Acompanhe o texto a seguir e entenda como funcionam as linhas de crédito, além de ver dicas para contratar a que mais se adequa aos seus planos empresariais.

O que são linhas de crédito para empresas?

Antes de entender como solicitar linhas de crédito para empresas, é importante compreender o que realmente são esses recursos. Também conhecidas como modalidades de empréstimo, as linhas de crédito são a disponibilização de capital às pessoas jurídicas.

Assim como acontece com empréstimo e financiamento para pessoas físicas, o crédito empresarial é fornecido por instituições financeiras por meio de bancos físicos ou via internet. As linhas atendem a normas e limites de crédito preestabelecidos – semelhantes às regras vigentes para quem quer adquirir um cartão de crédito.

linhas de crédito para empresas

Isso quer dizer que existem situações específicas em que a instituição financeira determina a utilização das linhas de crédito para PJ. Por exemplo, o capital de giro é uma das opções e é geralmente contratado por empresas que visam à ampliação do caixa interno para investimentos futuros.

Juros baixos e incentivo à economia

Assim como o cheque especial e o cartão de crédito, a linha de crédito empresarial pode ser utilizada em casos de extrema necessidade – como o pagamento de dívidas ou salários – ou mesmo com o objetivo de desenvolver o negócio. 

Essa alternativa é mais barata em comparação com taxas de juros do empréstimo pessoal por um simples motivo: como o crédito é usado por empresas, ele serve indiretamente para incentivar a economia brasileira como um todo. Afinal, ter mais empresas significa mais consumo e, consequentemente, mais índices positivos.

Quais são as opções de linhas de crédito disponíveis?

As alternativas de linha de crédito para quem está interessado em adquirir um capital extra e começar a desenvolver o seu plano de negócios são disponibilizadas por bancos regionais, federais e até internacionais. 

Há ainda empresas específicas que trabalham com a disponibilidade desse tipo de crédito. Confira as modalidades mais comuns do mercado.

  • Financiamento: quando uma pessoa física ou jurídica solicita o capital com uma finalidade já definida. É bastante utilizado para a aquisição de bens, como imóveis, maquinário e veículos para a empresa;
  • Investimento fixo: é utilizado por empresários que desejam investir na infraestrutura do negócio. Entre as vantagens, há juros baixos e prazo maior para pagamento;
  • Capital de giro: é uma linha de crédito específica para pequenas empresas que desejam impulsionar o negócio. Um exemplo clássico é a procura por soluções de curto e médio prazo por meio do capital interno, 
  • Refinanciamento: nessa modalidade de empréstimo, a garantia fica por conta de um imóvel ou um veículo. O capital cedido condiz com o valor total da propriedade ou do carro que esteja em nome do solicitante.

Como solicitar crédito para a empresa?

Agora que você já sabe o que são as linhas de crédito para empresas e para que servem, deve estar se perguntando qual é a melhor forma de solicitá-las. O primeiro passo é encontrar uma instituição bancária adequada para o seu objetivo. 

Se você já possui uma conta corrente empresarial, é bem provável que já exista um limite pré-aprovado para você utilizar no seu negócio. Caso contrário, o crédito para MEI é uma alternativa para as pequenas empresas que estão começando um negócio recentemente ou mesmo decidiram expandir o empreendimento.

Para o banco fazer uma análise de crédito, ele precisa avaliar o histórico de bom pagador da sua empresa. Isso exige que você apresente alguns documentos, como:

  • comprovante de renda mensal;
  • histórico financeiro da empresa,
  • relação de bens e ativos.

A lista de documentos exigidos da empresa e do empresário costuma variar de uma instituição financeira para outra. Há situações que pedem outras garantias, como uma conta bancária jurídica para realizar a transferência.

Refinanciamento é com a Melhortaxa!

Agora que você já conhece as principais linhas de crédito para empresas, fica mais fácil estabelecer aquela que melhor se encaixa no seu orçamento e no seu objetivo. Como citado anteriormente, o financiamento com imóvel de garantia é uma das opções mais utilizadas no mercado de crediário empresarial.

A Melhortaxa pode ajudar você a ter o melhor orçamento para o bolso da sua empresa! Faça um cadastro em nosso site e receba as melhores ofertas para o seu financiamento, de maneira prática e sem sair de casa. Aproveite e conheça os serviços de assessoria gratuitos oferecidos por nossos especialistas.