A compra ou venda de um imóvel costuma vir acompanhada de diversas burocracias. Nem sempre é uma tarefa fácil de lidar sem ajuda, já que, além dos custos envolvidos na transação, há nuances que podem travar a negociação. A corretagem de imóveis é um importante aliado para esses momentos.

A função do corretor imobiliário é dar todo o suporte para o cliente, desde a procura por uma casa ou um apartamento ideal até a efetivação do contrato e a conclusão da transferência do bem. Ele também pode cuidar das burocracias, como a emissão de certidões ou contratos, por exemplo.

O profissional da área é um importante elo entre compradores e vendedores, mas também atua como auxiliar na busca por imóveis alugados e até em casos de permuta de bens. Que tal conhecer um pouco mais sobre como funciona o trabalho do corretor de imóveis? Confira a seguir.

Para que serve a corretagem de imóveis?

Para explicar rapidamente a função da corretagem de imóveis, poderíamos dizer que o corretor é responsável por avaliar o mercado imobiliário como um todo. Ele é tanto a pessoa que sai em busca de imóveis disponíveis para compra como também quem auxilia na venda para os clientes interessados.

A corretagem imobiliária funciona como um contrato de prestação de serviço, em que o profissional auxilia o cliente a encontrar um imóvel ideal para moradia ou comércio. Para atuar, é imprescindível que o corretor seja especialista em técnicas de negociações, além de ter uma boa visão de mercado.

corretagem de imóveis

A análise de concorrência é um dos principais trunfos do profissional, afinal ela contribui para uma precificação justa e uma análise acertada sobre o mercado. É necessário ainda ter bom relacionamento com o cliente, conhecimento sobre os trâmites de uma transação e o mais importante: o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Taxa de corretagem

A remuneração de um corretor imobiliário varia conforme a precificação do imóvel e as funções dele durante a negociação do bem. O valor pode ser tanto fixo como negociado de maneira flexível a cada vez que se aciona o trabalhador.

Quanto à taxa de corretagem, os valores se definem via legislação. O percentual de corretagem na venda de imóveis varia de acordo com o modelo de residência, que geralmente se categoriza da seguinte forma:

  • imóvel urbano: entre 6% e 8% de taxa sobre a venda;
  • imóveis rurais: entre 8% e 10%; 
  • imóveis industriais: entre 6% e 8%,
  • venda judicial: 5%.

O que faz um corretor de imóveis?

Além de fazer a “ponte” entre compradores e vendedores, é função do profissional de corretagem verificar os dados e a validade dos documentos – tanto das partes envolvidas quanto do imóvel. Também deve consultar possíveis dívidas e, em caso de dano ao comprador, assumir civil e penalmente as consequências.

Ou seja, um corretor imobiliário atua muito além da negociação em si. O dia a dia da profissão exige ainda que o profissional domine conhecimentos básicos sobre Direito, Administração e Marketing.

  • Corretagem: área em que o profissional auxilia o cliente em compras, vendas e locação de imóveis residenciais e comerciais;
  • Advocacia: nessa função, além de corretor, o profissional precisa ser advogado especializado em direito imobiliário. Aliás, este é o ramo que cuida, por exemplo, de condomínios, usucapião, contratos e financiamentos;
  • Administração: o corretor de imóveis atua na gestão de locações e na administração condominial;
  • Gestão: o profissional cuida de investimentos de clientes no setor imobiliário.

A prática da profissão

Segundo o Creci, o interessado em ingressar na profissão necessita um curso de corretagem de imóveis, além do título de Técnico em Transações Imobiliárias. Há ainda cursos superiores sequenciais e tecnólogos em Ciências Imobiliárias ou Gestão de Negócios Imobiliários para quem deseja adquirir um diploma.

Para a prática da corretagem de imóveis ser realmente eficaz, o profissional deve seguir rigorosamente o que determina a Lei nº 10.406/2002: “Art. 723 – O corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio.”.

Existe diferença entre corretagem e consultoria?

É normal surgirem dúvidas sobre a diferença entre corretor e consultor imobiliário. Em teoria, por mais que ambas as profissões exerçam funções parecidas em determinadas situações, na prática, elas não agem com a mesma finalidade.

O consultor imobiliário está mais presente no momento prévio à venda de imóveis. É ele o responsável por estudar e pesquisar as tendências de mercado para entender o atual momento do setor – além de analisar a demanda e encontrar oportunidades. 

Por outro lado, o corretor é prático, pensa à frente e auxilia o cliente a fechar o negócio, o consultor analisa a estratégia a médio e longo prazo, podendo ser um prestador de serviços inclusive de empresas, como incorporadoras e imobiliárias.

Saiba tudo sobre o mercado imobiliário com a Melhortaxa!

Como é possível observar, a corretagem de imóveis é um importante aliado na hora de comprar, vender e mesmo avaliar o mercado imobiliário. Se você está em busca de auxílio para negociar com eficiência, o corretor pode ser a ponte entre os processos burocráticos.

Que tal se manter informado sobre as principais informações envolvendo o mercado imobiliário? O blog da Melhortaxa está repleto de conteúdos para você acompanhar. Confira!