No mercado imobiliário, existem algumas estratégias essenciais que devem acompanhar o dia a dia do corretor, e a análise de concorrência é uma das mais importantes. É por meio dela que os corretores traçam estratégias de marketing eficazes e ficam por dentro dos preços praticados pelo mercado.

Entender como funciona esse modelo de estratégia é fundamental para o corretor, que passa a enxergar o mercado de maneira ampla para, assim, planejar melhor suas vendas futuras. Mas, afinal, você sabe o que é a análise de concorrência?

A prática pode ser aplicada por qualquer pessoa, não apenas pelos corretores. Se você está em busca de um imóvel para comprar, aplicar a análise de concorrência é uma excelente oportunidade para entender melhor como funciona o mercado imobiliário.

Pensando nisso, separamos neste texto as características dessa prática e como aplicá-la no mercado imobiliário. Confira a seguir.

O que é análise de concorrência?

A primeira dúvida que vem à mente quando falamos de análise de concorrência é sobre a sua funcionalidade. Para o corretor de imóveis, ficar atento ao que acontece no mercado imobiliário é importante para o planejamento de vendas. Dessa forma, analisar como os concorrentes se comportam pode trazer aprendizados valiosos. 

Compreender a maneira como os concorrentes agem é fundamental para se sobressair em um mercado competitivo. Ou seja, nem sempre o concorrente representa uma ameaça, afinal você pode sempre aprender com os modelos de sucesso dos outros para criar suas próprias estratégias de marketing. 

A prática vai muito além de observar o que os concorrentes fazem, mas também aprender com eles. Fazer visitas a empresas maiores, conversar com um corretor de imóveis mais experiente e ficar atento às tendências de mercado contribui para uma competitividade sadia no setor. 

Como fazer análise da concorrência?

Agora que você já compreende o significado dessa ação, é importante entender como fazer análise de concorrência. Existem diversos métodos de pesquisa disponíveis no mercado imobiliário, desenvolvidos especialmente para os corretores que desejam traçar estratégias de vendas mais eficazes.

Separamos três modelos bastante conhecidos para você entender na prática como funciona, e qual o melhor jeito de aplicá-la na sua imobiliária. Confira a seguir.

Cliente oculto

Um dos métodos de análise mais conhecidos para entender como a concorrência age no mercado é a prática de cliente oculto. Como o próprio termo sugere, a pessoa encarregada de analisar os concorrentes se passa por um cliente para, então, analisar as estratégias do outro corretor.

Você pode fazer uma visita até a empresa concorrente se passar por um cliente, e então tirar todas as dúvidas que achar necessário sobre o negócio oferecido pela imobiliária. A prática não é considerada ilegal, afinal, é comum que consumidores demonstrem intenção de compra e simplesmente desistam em sequência. 

Se você está em busca de um imóvel para comprar, observar como se comportam os concorrentes é uma excelente oportunidade para entender melhor como funciona o mercado imobiliário.

Benchmarking

Outro modelo comum de análise é o benchmarking, bastante tradicional em diversos campos do mercado de trabalho. Esse método nada mais é que uma comparação de produtos e serviços, e no mercado imobiliário isso significa comparar preços de imóveis para se basear na sua estratégia de compra ou venda.

O benchmarking pode ser implementado de maneira competitiva, quando você analisa a gestão de outras empresas; de maneira genérica, quando você analisa como os corretores tratam os clientes, por exemplo; e funcional, quando você analisa as ações de marketing e vendas.

Fato é que analisar o mercado imobiliário é fundamental para compreender os preços dos imóveis, as regiões mais valorizadas da cidade, as tendências, etc. 

As 5 Forças de Porter

O modelo de 5 Forças de Porter leva em consideração alguns aspectos específicos, para que você faça uma análise mais detalhada. Ele foi desenvolvido por Michael Porter em 1970, e hoje é amplamente utilizado no ambiente empresarial.

No entanto, é também uma excelente ferramenta para ser aplicada no mercado imobiliário, já que reúne aspectos importantes que devem ser levados em conta na análise de concorrência:

  • Rivalidade entre concorrentes;
  • Poder de negociação entre fornecedores;
  • Poder de negociação dos clientes;
  • Ameaça de entrada de novos concorrentes,
  • Ameaça de produtos substitutos.

Agora que você já conhece as principais táticas do mercado imobiliário, ficará mais fácil planejar suas estratégias de venda. Se você deseja financiar um imóvel, entender como funcionam os preços praticados também é importante para fechar um negócio.

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