Quando alguém deseja comprar um imóvel, seja uma casa, seja um apartamento, uma das primeiras tarefas é buscar uma modalidade de crédito como solução para os próprios projetos. Por isso, é muito importante saber como financiar um imóvel e entender as vantagens desse processo.

Nessa modalidade, as instituições financeiras pagam o valor do imóvel ao vendedor. Por sua vez, a pessoa física ou jurídica que contratou o serviço fica responsável por quitar esse valor dividido em longas parcelas.

Durante o tempo de quitação, o imóvel fica ligado ao comprador, mas não pode ser negociado enquanto a dívida com o banco não é finalizada. Se deseja entender melhor como financiar um imóvel, confira o conteúdo que a Melhortaxa preparou a seguir!

O que é financiamento imobiliário

O financiamento de imóvel consiste em uma linha de crédito de longo prazo, ofertada por instituições financeiras e bancos. Ela é destinada à compra de um imóvel novo ou usado, tanto para fins habitacionais quanto para comércio ou investimento.

Além disso, os requisitos básicos para financiar um imóvel são semelhantes entre as instituições e compreendem basicamente: ter mais de 18 anos, não possuir restrição ao crédito e dispor de capacidade financeira para quitar o pagamento.

Já os pacotes de linhas de crédito são maneiras de como financiar um imóvel oferecidas pelas instituições financeiras e bancos públicos e privados. Eles facilitam a aquisição de imóvel com taxas de juros reduzidas e forma de pagamento a longo prazo, assim são uma ótima alternativa para quem sonha com a casa própria.

Processo de financiamento

Para entender como funciona o financiamento de imóvel, é fundamental conhecer os detalhes sobre cada etapa de todo o processo. Desse modo, seu planejamento financeiro se torna compatível com a dívida assumida.

como financiar um imóvel

Simulação do financiamento

Simular financiamento de imóvel é uma etapa prévia recomendada para você saber o que as diferentes instituições costumam praticar em termos de taxas de juros. Além disso, você pode descobrir quais oferecem as melhores condições de financiar apartamento ou casa.

Cada uma possui particularidades próprias nas ofertas de financiamento, o que significa que as taxas de juros e as condições de pagamento mudam de acordo com as diretrizes de cada empresa. Observe sempre aquelas que oferecem as melhores taxas de juros e uma boa duração de contrato.

A maioria das instituições hoje realiza simulações de financiamento on-line. Entre elas, a Melhortaxa possui um simulador exclusivo que permite a você descobrir o valor de suas parcelas, os gastos com juros ao longo dos meses e o custo total de seu financiamento.

Documentos e requisitos

Caso esteja se perguntando sobre qual é a renda mínima para financiar um imóvel de R$ 250 mil, por exemplo, não se preocupe! A equipe da Melhortaxa listou abaixo os requisitos e os documentos para financiamento imobiliário. Veja!

  • RG e CPF;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante do estado civil. Se você estiver em união estável ou for casado, também é necessário apresentar os documentos de seu companheiro;
  • Cópia da carteira de trabalho (CTPS), extrato das contas de seu FGTS e autorização para movimentação de conta vinculada ao FGTS, para financiamentos com os recursos desse fundo;
  • Certidão Negativa de Propriedade Sobre Bens Imóveis, exigida em financiamentos que utilizam o FGTS ou são feitos pelo Minha Casa, Minha Vida.

Análise de crédito

Após a entrega da documentação inicial, seus dados passam pela análise de crédito. Nessa etapa, confirmam-se suas informações e a ausência de seu nome na lista de restrição ao crédito. Em seguida, a análise verifica se sua renda é suficiente para quitar a dívida do financiamento.

Assinatura do contrato

O banco faz a avaliação do valor e das condições do imóvel escolhido e, em seguida, chega à etapa contratual. Então, o contrato deve ser registrado em um cartório de registro de imóvel e, consequentemente, você se torna o proprietário legal do bem.

Além disso, o custo de registro do imóvel pode sofrer variações de acordo com cada estado brasileiro e também segundo o valor do imóvel. Ainda incide sobre ele o ITBI, que é o Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel.

Parcelas

Passadas as etapas de contrato e registro, você deve pagar o financiamento imóvel nas condições estabelecidas pela instituição. Por natureza, o financiamento de imóvel é uma linha de crédito a longo prazo, e as parcelas podem se estender por até 35 anos.

Caso decida quitar o financiamento antecipadamente, você deve entrar em contato com o banco para saber o montante total da dívida, com os juros proporcionais e corrigidos para a nova data de liquidação. Como alternativa, o valor do financiamento pode ser pago com o saldo do FGTS.

Registro do termo de quitação

O termo de quitação do imóvel é a prova legal da conclusão do contrato, atestada no cartório de registro de imóvel. Com ele, você pode solicitar a averbação da quitação da dívida na matrícula de seu imóvel, possibilitando a transação do bem para terceiros.

Conte com a ajuda da Melhortaxa!

Percebeu como é fácil aprender como financiar um imóvel usado ou novo? Então, que tal encontrar uma proposta que condiz com o seu perfil? Preencha o formulário em nosso site! A Melhortaxa ajuda você a encontrar as melhores condições para financiar o seu imóvel!