Você tem um empréstimo ou um financiamento em andamento, mas considera que as taxas estão comprometendo cada vez mais o seu orçamento? A portabilidade bancária é uma alternativa para essa situação, especialmente para quem deseja conquistar condições melhores para linha de crédito.
Como boa parte das instituições financeiras estipulam regras únicas para cada contrato, a portabilidade surge como uma opção quando não há mais condições de cobrir as taxas de um determinado banco. A concorrência com outras empresas credoras também fortalece o mercado de opções.
Dessa forma, ao trocar de credor, você tende a encontrar contratos mais vantajosos. Saiba que a Melhortaxa pode ajudar você na busca por condições mais interessantes para o seu financiamento ou empréstimo. Acompanhe o texto a seguir e aprenda como fazer portabilidade de banco.
Como a portabilidade de banco funciona?
A portabilidade bancária é um recurso comum disponibilizado pelo mercado de crédito, mas nem sempre divulgado de forma transparente. Isso porque a ação tende a recalcular o crédito, resultando em taxas mais competitivas para o cliente.
Na prática, a portabilidade de banco permite que o consumidor mude de banco e transfira os débitos para outra instituição. Essa alternativa nem sempre acontece, já que comunicar a instituição sobre as condições pode ser o suficiente para ela oferecer possibilidades melhores.
As regras de portabilidade variam conforme o modelo de linha. No caso de um financiamento imobiliário, por exemplo, além de um recálculo de taxas, é necessária uma nova avaliação do imóvel ou a transferência de alienação. Ainda assim, é possível transferir a dívida sem nenhuma cobrança extra.
Vale lembrar que a portabilidade é um recurso gratuito e obrigatório em todas as instituições. Nenhum banco deve recusar a solicitação de um cliente, além de serem indevidas as taxas cobradas em cima de uma transferência.
Como solicitar uma portabilidade de banco?
Afinal, como fazer portabilidade de um banco para outro? Em termos simples, você solicitará que uma instituição diferente “compre” a sua dívida e administre o seu contrato. Por isso, como primeira etapa do processo, você deve encerrar o seu vínculo com o banco anterior.
A transferência deve ser feita diretamente com o banco. É possível que, durante a negociação, o banco de origem ofereça condições mais favoráveis para mantê-lo na instituição. Antes de mais nada, verifique se as taxas são vantajosas.
Você também pode solicitar o serviço diretamente pela internet, por meio do site oficial do banco. Algumas instituições permitem que a solicitação de portabilidade seja feita via aplicativo. Caso você esteja decidido sobre a mudança, a instituição tem até dois dias úteis para enviar a documentação para o novo banco.
Quais são os tipos mais comuns de portabilidade?
Ao decidir pela portabilidade, você terá diversas opções disponíveis no mercado. Entre as modalidades de contratos mais procurados, constam a portabilidade de salário e crédito — inclusive, esta é oferecida pela Melhortaxa para casos de financiamento imobiliário. Saiba mais a seguir.
- Portabilidade de salário: você pode alterar o banco pelo qual recebe o seu salário, seja trabalhando em setor público ou privado. Para isso, basta solicitar a alteração para a instituição atual.
- Portabilidade de crédito: a portabilidade inclui débitos pendentes de empréstimos e até de financiamentos imobiliários. Você pode migrar o saldo devedor para instituições que ofereçam valores mais atrativos.
Em caso de financiamento imobiliário, atente-se para o vencimento do contrato. Quanto mais próximo do fim, menores serão os benefícios — uma vez que você já pagou boa parte do financiamento.
Quais são as vantagens da portabilidade de banco?
Agora que você já sabe como funciona a portabilidade de banco, é importante conhecer as vantagens sobre a modalidade. O principal motivo que leva as pessoas a trocarem de instituição é a busca por taxas de juros mais competitivas.
Além de ser um processo que visa as melhores condições de contrato, evitando que você caia na inadimplência, a portabilidade bancária contribui para um melhor controle do orçamento. A partir do momento que você compromete mais de 30% dos rendimentos mensais para pagar um financiamento, a chance de dívida cresce consideravelmente.
Outro ponto é em relação à flexibilidade: ao optar por um novo banco, seus dados são automaticamente transferidos para a instituição. Isso significa que não há necessidade de abrir uma nova conta, tornando o processo simples e prático.
Portabilidade de financiamento é com a Melhortaxa!
Antes de solicitar uma portabilidade bancária, é fundamental que você avalie as opções do mercado. Afinal, de nada adianta mudar de banco para cair em armadilhas em outro, não é mesmo? Portanto, você deve pesquisar quais instituições financeiras têm as condições mais benéficas para sua dívida.
A Melhortaxa pode ajudar você nessa busca! Por meio dos nossos recursos de portabilidade de financiamento, encontramos uma instituição que atenda às suas necessidades. Dessa forma, seu banco atual é avisado, e a transferência, efetuada. Os bancos vão se comunicar e resolver esse processo.