O sonho da casa própria está sempre presente. Afinal, ser dono de um imóvel, poder fazer as reformas que desejar e ter a segurança de morar em um lugar próprio é muito recompensador. Porém, como sair do aluguel se as casas têm um valor alto e nem sempre é possível pagá-las à vista?
A procura por financiamento imobiliário vem crescendo em 2021. Segundo a Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a expectativa é de um aumento de procura de 27% nos financiamentos em relação a 2020.
Esse resultado surpreende até por conta da tendência de aumento de juros, assim como da situação política e econômica mundial. Portanto, é uma boa hora para pesquisar quais são as formas de financiamento disponíveis. Aqui, apresentamos algumas dicas para sair do aluguel.
Por que sair do aluguel?
Embora pagar o aluguel seja bem mais em conta do que quitar uma casa, sempre haverá aquela sensação de que o imóvel não é totalmente seu. Considerado um investimento sem retorno, especialmente a longo prazo, ele não traz autonomia para o morador.
Afinal, quando moramos de aluguel, nem sempre é possível realizar reformas ou montar a casa do jeito que preferimos. O contrato também sofre alterações constantes de reajustes, tornando o preço da parcela cada vez mais caro. Sem contar que negociar com o proprietário ainda não traz 100% de sucesso.
Assim, ir atrás de informações torna-se importante até porque sair do aluguel traz outra vantagem: trata-se de um investimento para a família. Você pode financiar uma casa para morar, algo que servirá de herança ou doação para os filhos futuramente.
Uma vez com a casa em seu nome, é possível reformá-la da forma que achar melhor, deixando-a com o seu estilo e ainda com a chance de desenvolver alguma atividade econômica no interior. Inclusive, isso pode ajudar no pagamento do financiamento do imóvel.
Passo a passo para sair do aluguel
O primeiro passo é colocar ordem nas finanças. Saber quanto você ganha e gasta por mês é fundamental para identificar a quantia que sobra um investimento. Lembre-se que as parcelas de um financiamento não podem exceder 30% da renda que você gera por mês.
Também há inúmeras opções de linhas de crédito para quem deseja saber como sair do aluguel e comprar uma casa. Porém, cada instituição financeira trabalha com taxas e encargos próprios. Por isso, é sempre bom pesquisar antes para conhecer como funciona.
Como fazer para financiar um imóvel? Antes de fechar o primeiro contrato de financiamento, faça uma simulação para conferir quais bancos oferecem as melhores condições, como as parcelas são calculadas e se há benefícios inclusos — isso já vai te trazer mais segurança.
Depois, vale a pena dar uma olhada em imóveis à venda. Visite imobiliárias, dê uma volta pelos bairros onde pretende morar e veja se há casas disponíveis. Consulte o preço, pesquise se há a necessidade de reformas e quanto você vai gastar com elas. Sabendo do custo, fica mais fácil fazer um planejamento financeiro.
Uma vez que escolher a casa e o banco no qual irá financiá-la, coloque os planos em prática. Com o planejamento financeiro andando, é hora de conseguir a aprovação do financiamento. Leve a documentação que a instituição solicita, tanto sua quanto da casa, e aguarde pela aprovação para conseguir o crédito.
É possível financiar imóvel ganhando pouco?
Uma renda limitada não é impedimento para começar a investir na casa própria. Porém, você ainda não sabe como sair do aluguel com pouco dinheiro? Algumas das dicas que vimos anteriormente são valiosas. Fazer o planejamento financeiro serve como um mapa, por exemplo, indicando onde e como você gasta seus recursos.
Após fazer essa análise, estabeleça um objetivo. Veja quanto pode comprometer-se por mês para bancar um financiamento. Lembrando que você não deve utilizar mais de 30% da sua renda mensal com isso. Esse dinheiro deve ficar reservado.
Outra dica boa sobre como sair do aluguel ganhando pouco é pesquisar bancos que oferecem juros baixos de financiamento. Embora existam taxas cobradas em comum, há instituições financeiras que disponibilizam juros mais baixos para financiar imóveis.
Vale muito a pena passar um tempo pesquisando sobre isso para saber como funciona. Um detalhe que conta para o banco cobrar menos juros é o seu perfil financeiro. Se você tiver histórico de bom pagador, a chance de sucesso para juros baixos é grande.
Também pense em fazer um trabalho extra para garantir renda extra no final do mês. O serviço não deve ser nada que tome demais do seu tempo, de forma a atrapalhar seu trabalho principal, mas uma força a mais para você ter como sair do aluguel.
Conheça os melhores financiamentos imobiliários com a Melhortaxa!
Se você procura por financiamentos imobiliários ou quer prever quanto poderá investir, saiba que a Melhortaxa traz as melhores ferramentas de simulação de crédito, pesquisas sobre portabilidade e de refinanciamento!
Faça um cadastro na Melhortaxa para receber as melhores propostas disponibilizadas no mercado — tudo de graça e sem sair de casa. Financiar um imóvel agora e ter como sair do aluguel ficou mais fácil, rápido e seguro com os recursos que a Melhortaxa traz para você!