Na hora de comprar a casa própria, é fundamental ficar atento aos juros de financiamento imobiliário para encontrar propostas que se adequem ao seu orçamento.

O valor da taxa pode variar conforme o perfil do comprador, o cenário econômico brasileiro, o prazo de quitação, o valor do imóvel, entre outros fatores. Por isso, é fundamental contar com uma equipe especializada, como a Melhortaxa.

Algumas regras sobre o financiamento não mudam, como a documentação necessária, tanto do comprador como do imóvel, e as formas para conseguir juros mais baixos de acordo com a confiabilidade da instituição financeira na cessão do empréstimo. Confira abaixo.

1. Documentos necessários para solicitar financiamento

É fundamental que o interessado siga as regras quanto à documentação necessária para que haja uma rápida aprovação do crédito e, por consequência, consiga aproveitar as melhores ofertas de juros de financiamento imobiliário e a melhor taxa de financiamento.

Pessoa física

Para pessoa física, a documentação básica exigida é composta por documentos pessoais e do cônjuge:

  • RG e CPF;
  • certidão de estado civil atualizada – no caso de pessoas casadas, divorciadas ou viúvas;
  • comprovante de residência;
  • certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais.

Pessoa jurídica

Para pessoa jurídica, são exigidos alguns documentos extras, como:

  • CND (Certidão Negativa de Débito) do INSS;
  • Contrato Social ou Estatuto Social com as últimas alterações contratuais e estatutárias;
  • CRF (Certificado de Regularidade do FGTS);
  • CQTF (Certidão de Quitação de Tributos Federais).

Se preferir, verifique a lista detalhada de documentos para financiamento imobiliário para cada perfil de comprador.

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2. Comprovação de renda para autônomos

Muitos profissionais que trabalham sem carteira assinada encontram dificuldades em como comprovar renda informal para financiamento e obter o crédito. Se este é o seu caso, saiba que existem outras documentações que podem substituir o holerite e a carteira assinada.

Um ótimo comprovante de renda são Contratos de Prestação de Serviço e sua consequente remuneração. Complemente a documentação com Cópia do Extrato Bancário dos últimos seis meses e declaração do Imposto de Renda.

Outros documentos fundamentais para solicitar financiamento de imóvel para autônomo é o DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) e o RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo).

3. Documentação do imóvel

Além da documentação do comprador, o imóvel precisa estar regularizado com as normas exigidas pela lei, como matrícula atualizada acompanhada das Certidões Negativas de Ônus Reais e de Ações Reais Reipersecutórias.

No que diz respeito à compra, é necessário apresentar Cópia do Contrato de Promessa de Compra e Venda.

Por fim, o imóvel precisa estar em dia com taxas incidentes sobre propriedade, como a Comprovação de Inexistência de Débito de Condomínio e Certidão Negativa do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbana).

4. Como conseguir juros baixos

A taxa de juros varia de acordo com o tipo de operação. Se o banco considera o seu perfil como de risco, no caso de inadimplência ou falta de comprovação de renda, os juros tendem a ser maiores. Já se você possui um perfil de bom pagador, sua credibilidade fica mais alta e, por consequência, as taxas mais baixas.

Uma boa forma de melhorar o seu perfil é possuir um bom score e uma nota alta no cadastro positivo. Esses recursos são uma sistematização do histórico de pagamento do interessado, desde contas de serviços a financiamentos e cartões de crédito. Busque regularizar dívidas e quitar contas em dia para aumentar sua nota.

5. Opções com juros de financiamento imobiliário baixos

Sabia que se você possui um imóvel no seu nome, é possível oferecê-lo como garantia e conseguir juros mais baixos? Classificada como uma operação de baixo risco, a aprovação de crédito é facilitada.

Também é possível oferecer o seu veículo de garantia. Enquanto com o imóvel é possível obter até 60% do valor para empréstimo, o refinanciamento de veículo possibilita cessão de até 90% do preço do carro.

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A Melhortaxa oferece consulta especializada em financiamento imobiliário para ajudar você a realizar o sonho do imóvel próprio.

Diante de tantos detalhes de documentação, taxas de juros de financiamento imobiliário, tarifas extras e variação de parcelas, o melhor é receber suporte de quem entende!