É muito comum que as famílias optem por morar em condomínio, visando aos benefícios que esse tipo de moradia oferece. Porém, na hora de escolher a sua casa própria, é interessante conhecer as vantagens e desvantagens de viver em um residencial.

Por isso, nesse conteúdo, trouxemos as principais características da vida em condomínio para você conferir e avaliar se cabe em seu planejamento. Veja a seguir se a convivência mais próxima com a vizinhança combina com seu estilo de vida. Acompanhe!

Confira as vantagens dessa moradia

Os condomínios fechados têm atraído cada vez mais moradores, independentemente de serem prédios de um mesmo conjunto residencial ou casas. Isso porque, nesse modelo de residência, o morador garante benefícios que um  imóvel em um bairro comum não oferece.

Listamos as principais vantagens de morar em condomínio, assim você pode verificar se elas correspondem às suas expectativas e ao seu planejamento, e segue adiante ou não com o projeto de adquirir o seu imóvel.

Segurança

Considerado o item número um no momento de optar por morar em condomínio fechado, a segurança aos moradores é o fator que mais pesa na hora de tomar a decisão. 

As administradoras fazem a contratação de recursos que garantem a proteção dos condôminos, como portaria 24 horas, sistemas de câmera e monitoramento, alarmes, equipes profissionais, cercas elétricas, etc. O custo é dividido entre todas as unidades e incluído na taxa condominial.

Valorização imobiliária

Os condomínios contam com serviços de manutenção, o que valoriza os imóveis na hora de realizar operações como compra e venda. Como os serviços estão em dia, o valor dos imóveis se mantém em alta, o que contribui com a valorização deles.

Áreas de lazer e convivência

Enquanto quem vive em um bairro comum precisa recorrer aos parques para ter um espaço de lazer, os condomínios oferecem áreas próprias para a prática de esportes, o que traz comodidade e qualidade de vida.

Atualmente, esses espaços evoluíram e não são mais compostos apenas por playground e churrasqueira. É comum encontrar, entre os benefícios de morar em condomínio fechado, academias, quadras poliesportivas, piscinas, saunas, espaço gourmet, área pet e afins.

E os pontos negativos?

É importante conhecer tanto os prós quanto os contras de viver em condomínio para ter certeza de investir ou não em um residencial fechado. Veja a seguir as principais queixas dos condôminos.

morar em condomínio

Taxas

Morar em condomínio requer a obrigação de pagar as taxas mensais para manter serviços essenciais funcionando. Portanto, se você não quiser custos obrigatórios, como pagamento do aluguel, esse não é o tipo ideal de moradia para você.

Conflitos

Por se tratar de muitas pessoas dividindo a mesma área comum, é normal existir algum tipo de conflito. Os mais recorrentes envolvem barulhos, utilização dos espaços e, em muitos casos, a falta de privacidade devido à proximidade entre as janelas.

Normas

Para reunir diferentes pessoas em um mesmo espaço e manter o convívio harmonioso, é necessário criar normas. Por isso, conhecer as regras para morar em condomínio e respeitá-las é fundamental, mesmo que esse regulamento limite o morador em determinados quesitos.

Enquanto viver em um bairro comum dá a liberdade de você definir as suas próprias regras, o condomínio possibilita o debate, porém é preciso aceitar quando a opinião dos demais prevalece. Por exemplo, alguns residenciais não aceitam animais de estimação ou vagas de garagem para visitantes.

Considere o custo de um condomínio em seu planejamento mensal

Como apresentamos anteriormente, morar em condomínio oferece uma série de vantagens para você. Porém, existe um preço para usufruir destes benefícios. Para você entender quanto custa morar em condomínio fechado, é preciso considerar as taxas e despesas mensais.

Para ter tudo funcionando corretamente, é necessário cuidado e manutenção, ou seja, as administradoras mantêm o condomínio em dia e dividem o custo entre os moradores com a taxa condominial. Essa taxa tem como principal objetivo custear os serviços.

Trata-se de um pagamento mensal direcionado a manutenção, reforma e preservação dos ambientes. O valor é definido em assembleia, em que o síndico presta contas e justifica o valor cobrado, informando sobre o direcionamento desses recursos.

Existe também o fundo de caixa, valor embutido à taxa mensal. Esse montante serve para imprevistos, ou seja, despesas não inclusas no planejamento. O valor desse fundo ainda deve ser discutido por todos os condôminos e o uso dele é exclusivo para emergências.

Pensando em se mudar para um condomínio? Conte com a Melhortaxa!

Ficou interessado em morar em condomínio depois desse conteúdo? Podemos ajudar com as nossas soluções. Pensar nos custos que vêm pela frente é importante e necessário no seu planejamento.

Por isso, além de se atentar ao valor das despesas mensais, conte com o nosso Simulador de Financiamento e veja se o plano de comprar sua casa ou apartamento em um condomínio fechado cabe no orçamento. Acesse e confira!