Vários motivos levam os brasileiros a mudar de cidade: troca de emprego, estudos, maior qualidade de vida e segurança em geral estão entre os principais. Então, como avaliar e escolher as melhores cidades para morar no Brasil?

Grande parte dos rankings brasileiros levam em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para estabelecer as campeãs. Critérios como saúde, segurança, estilo de vida e oportunidades de desenvolvimento devem pesar na hora da mudança.

Está pensando em mudar de cidade, mas tem dúvida sobre qual é a melhor cidade para viver no Brasil? Confira as dicas que preparamos para você avaliar com base em fatores externos e internos à propriedade. 

Como escolher uma cidade para morar?

Os rankings utilizam critérios próprios para definir as melhores cidades para morar no Brasil. Ainda assim, o IDH é a base para formar a lista com os principais municípios, já que o índice abrange uma série de fatores.

Porém, quanto a você, como deve avaliar uma mudança de cidade? A escolha pessoal passa não só pelo gosto – há quem prefira a vida agitada das capitais e quem goste do ritmo mais calmo dos pequenos centros –, mas também por fatores que contribuem para melhorar sua vida. Nossa dica é recorrer à seguinte forma: 

Defina o seu perfil de morador

O primeiro passo na escolha dos melhores lugares para morar no Brasil passa por você conhecer a fundo os próprios gostos e preferências. Afinal, cada estilo de vida equivale a um custo, o que faz toda a diferença na hora de colocar os gastos no papel. 

melhores cidades para se morar no brasil

As capitais brasileiras são geralmente mais caras em comparação com as cidades do interior devido a fatores como tamanho, metro quadrado, opções de lazer, oportunidades de trabalho, etc. Porém, a qualidade de vida também conta para a escolha. Por isso, avalie o que você realmente busca para você e sua família.

Entenda a infraestrutura da cidade

Um fator positivo em comum entre as melhores cidades do Brasil é a infraestrutura urbana, ou seja, tudo aquilo que a região oferece para otimizar sua rotina no dia a dia. Quando há malhas de transporte eficientes e um comércio fortalecido, por exemplo, pouco importa o tamanho do município.

A estrutura de um bairro deve oferecer conforto aos moradores, com escolas, farmácias, supermercados, bancos e farmácias disponíveis a poucas quadras. Linhas de metrô, trem e ônibus são essenciais para a qualidade de vida nas grandes cidades.

Avalie a segurança urbana

Se há uma preocupação frequente para quem opta por viver no Brasil é em relação à segurança. Cidades do interior tendem a ser mais tranquilas, mas também podem oferecer menos suporte policial. Já as capitais e metrópoles brasileiras devem ser avaliadas por bairro.

Quanto maior for o fluxo de pessoas em uma região, maior tende a ser a segurança urbana. Por isso, verifique os índices de violência da cidade pretendida, além de conversar com vizinhos e comerciantes para confirmar se há possibilidade de andar a pé, brincar com as crianças nos parques e estacionar na rua.

Pesquise os índices e rankings de cidades

A internet está repleta de rankings de melhores cidades para se viver no Brasil, que utilizam indicadores diversos para estabelecer uma nota-padrão na avaliação. São dois os mais utilizados por quem busca critérios para estabelecer uma cidade para viver no país. 

O Desafio da Gestão Municipal (DGM) avalia 15 indicadores que definem uma boa qualidade de vida para a população. Educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade são as áreas principais. 

Já o Atlas Brasil baseia a pesquisa no Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, com fatores como gastos gerais, expectativa de vida, qualidade da educação, etc.

Quais são as melhores cidades para se viver no Brasil?

Agora que você já sabe como definir a melhor cidade para morar no Brasil, preparamos um apanhado com base nos índices mais pesquisados pelos moradores. O ranking varia de acordo com os critérios, mas é possível apontar essas como algumas das cidades que mais figuram entre as listas: 

  • São Caetano do Sul (SP): considerada uma das melhores cidades do Brasil, com 150 mil habitantes, o município se destaca pelo baixo custo de vida e uma grande oferta de empregos.
  • Florianópolis (SC): a capital de Santa Catarina possui um dos melhores IDHs do Brasil e é a opção perfeita para quem gosta de cidade grande e praias. Com uma economia forte e alta expectativa de vida, ela ainda lidera em rankings de educação e saúde. 
  • Vitória (ES): a cidade portuária do Espírito Santo possui um dos melhores custos de vida do país, além de um ritmo mais tranquilo em comparação com outras capitais. Além de belas praias, ela apresenta 100% de habitantes com saneamento básico.
  • Curitiba (PR): conhecida como cidade-modelo ecológica no país, a capital paranaense é repleta de parques e calçadas largas. Cidade com o menor índice de analfabetismo do país, ela é também referência no transporte público coletivo – com os famosos ônibus biarticulados.

Saiba onde morar com a Melhortaxa

Como você pode perceber, há diversos critérios de avaliação na hora de definir as melhores cidades para morar no Brasil. Porém, o cenário do mercado imobiliário também é um fator determinante. O blog da Melhortaxa traz as principais informações para você definir onde morar.