Há vários motivos que podem levar uma pessoa a optar por um financiamento fora da sua região, seja por trabalho, seja para ficar mais próximo da família. Independentemente da razão, é comum que surja a dúvida: posso financiar imóvel em outra cidade

A resposta é: sim! E o primeiro passo que você deve ter em mente é procurar uma instituição financeira e discutir os trâmites para a aprovação do crédito. Como o financiamento será para outra cidade, a única diferença será lidar com a negociação à distância.

Portanto, antes de assinar o contrato, você terá que lidar com a logística com o banco. Deseja realizar um financiamento imobiliário em uma região diferente da que está habituado e não sabe como proceder? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funcionam todos os procedimentos. 

Como financiar um imóvel em outra região?

Para entender na prática como financiar um imóvel em outra cidade, lembre-se de que o processo burocrático pode se tornar um pouco mais difícil graças à logística da negociação, mas, em geral, é tratado como um financiamento normal. 

Antes de decidir pela negociação, é importante que você faça uma avaliação sobre a cidade escolhida para financiar seu novo imóvel. Em qual bairro está localizado o imóvel? Qual o custo de vida na região? Se possível, faça uma visita pessoalmente para conversar com vizinhos, corretores e outros trabalhadores da cidade. 

Lembre-se de que cada cidade tem suas particularidades, além de taxas próprias para cobranças de IPTU e outros impostos municipais. Apesar de não fazerem parte do financiamento em si, essas preocupações acompanharão o morador por bastante tempo.

Depois de avaliar a estrutura e decidir pelo financiamento, entre em contato com a instituição financeira desejada e dê entrada com os documentos necessários para realizar a negociação. 

O banco exigirá uma avaliação do imóvel, por isso, pode ser mais cômodo para ambas as partes que você negocie diretamente com uma instituição da cidade onde está o imóvel.

Quais cuidados tomar antes de financiar o imóvel?

“Agora eu já sei que posso financiar um imóvel em outra cidade, mas e a respeito dos cuidados, como me prevenir de situações desagradáveis estando longe do lugar?”. Essa é uma preocupação válida para quem opta por realizar um financiamento em outra região, por isso, separamos algumas dicas!

Processos burocráticos

Antes de fechar o contrato em si, lembre-se de confirmar a real identidade dos negociadores — tanto do vendedor como do corretor —, além dos documentos do imóvel negociado. Fazer uma visita à instituição para tratar diretamente facilita a confiança entre ambas as partes.

Depois do contato inicial, você terá que juntar documentos para dar prosseguimento ao financiamento. O primeiro passo é obter a certidão de matrícula da propriedade no cartório de imóveis da cidade onde o bem se encontra. Você pode realizar esse procedimento diretamente pelo site Cartório 24 horas.

Acompanhando de perto

O financiamento de imóveis em outra cidade é um procedimento comum, mas que pode gerar frustrações se não for acompanhado de perto. Por mais que você não consiga visitar a cidade com frequência, tenha sempre os contatos dos envolvidos em mãos. A negociação pode ser feita on-line, desde que de maneira organizada.

Também é importante conferir se o imóvel possui dívidas em aberto com o IPTU, além de exigir certidões negativas na prefeitura local. Caso o vendedor seja pessoa jurídica, uma corretora, por exemplo, peça também as certidões negativas dos sócios. 

É possível financiar dois imóveis ao mesmo tempo?

Agora que você já sabe que pode financiar imóvel em outra cidade, pode ser que surja a dúvida sobre, como, por exemplo, se pode fazer dois financiamentos ao mesmo tempo. Se feitos de maneira correta e sem atraso das parcelas, você pode realizar vários financiamentos ao longo da vida. Mas há regras!

As condições variam entre um financiamento e outro, dependendo de como a quitação do primeiro está sendo conduzida, além da renda familiar que você mantém. Lembre-se de que não é possível comprometer mais de 30% da renda mensal no pagamento das mensalidades.

Outra particularidade é em relação ao uso do FGTS: se você quiser financiar um segundo imóvel pelo FGTS, por exemplo, não é possível. A Caixa permite apenas que um seja realizado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Receba ofertas de financiamento sem sair de casa!

Confirmada a dúvida sobre poder financiar um imóvel em outra cidade, agora você provavelmente está em busca das melhores condições para realizar o seu. E a Melhortaxa está pronta para ajudar você nessa etapa.

Faça um cadastro em nosso site e passe a receber as melhores ofertas para seu orçamento, tudo isso sem sair de casa e de maneira personalizada. O sonho da casa própria nunca esteve tão próximo de se tornar realidade. Conte conosco!