O financiamento imobiliário é a modalidade mais tradicional do mercado para quem deseja realizar o sonho da casa própria. Com taxas de juros reduzidas e longo prazo para quitação, ele ainda é considerado uma das melhores opções para quem busca comprar o primeiro imóvel

Adquirir uma casa ou apartamento exige planejamento, o que significa não apenas escolher a instituição credora, mas também cuidar do orçamento, analisar as opções de imóveis e os gastos com cartório. Se você não está acostumado com as burocracias, é normal que surjam várias dúvidas ao longo desse caminho.

Em busca de dicas para comprar um imóvel? Então, este texto é para você! Montamos um guia com as principais etapas do processo de financiamento imobiliário, para você se planejar da melhor forma. Confira a seguir!

Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para dar entrada no primeiro imóvel é o planejamento financeiro. Um financiamento imobiliário exige comprometimento por muitos anos, portanto é fundamental reservar um lugar do orçamento para as parcelas mensais do empreendimento.

Não está acostumado a lidar com as finanças? Comece separando seus gastos fixos e mensais e lembre-se da regra de ouro: nunca comprometa mais de 30% da renda com o pagamento da propriedade. Essa “folga” serve para eventuais reparos com a estrutura, pagamento das contas e outras necessidades.

Pesquise sobre as modalidades de crédito

O financiamento do primeiro imóvel só é possível com intermédio de uma instituição credora. Para isso, é preciso apresentar garantias ao banco para que ele faça uma avaliação de crédito e libere o montante necessário. 

Os financiamentos geralmente são feitos por meio do Sistema Financeiro Imobiliário, do Sistema Financeiro de Habitação, entre outros. No momento de avaliação das instituições bancárias, é fundamental analisar critérios como: valor da prestação, taxa de juros do banco e o modelo de parcelas.

Entre as opções disponíveis, o financiamento da Caixa Econômica Federal, por exemplo, permite utilizar o saldo do FGTS como entrada e também para a amortização do saldo devedor. Além de via instituições financeiras, é possível financiar diretamente com a construtora.

Pense na localização do imóvel

Se está pensando na compra do primeiro imóvel, muito provavelmente, o momento mais animador será o de escolher o modelo de casa ou apartamento, não é mesmo? Além da estrutura física, um dos aspectos mais importantes dessa etapa é a localização.

Estudar o mercado imobiliário é fundamental para estabelecer a região ideal onde morar, o que inclui analisar a segurança do bairro, a proximidade com o trabalho, as vias de maior tráfego de carros, etc. Morar próximo de hospitais, supermercados e farmácia também facilita, e muito, o dia a dia nas cidades.

Analise a possibilidade de valorização

A localização é também um critério essencial para a valorização do primeiro imóvel. Chamar a compra de um apartamento de “investimento” não acontece à toa, afinal deve-se pensar a longo prazo mesmo sem a intenção de ficar no local por muito tempo.

Se bem localizada e cuidada, a propriedade tem tudo para se valorizar com o passar do tempo. A melhor forma de saber como comprar primeiro imóvel é considerar a possibilidade de conseguir o dinheiro investido de volta.

Comprar uma propriedade é sinônimo de estabilidade, mas também pode ser de renda extra. Portanto, caso se canse da propriedade, é possível utilizá-la como investimento – para locação ou venda. Por isso, valorize esse critério na hora de se planejar para financiar a futura residência.

Atente-se para a burocracia cartorial

Por último, mas não menos importante, a parte documental do empreendimento é, sem dúvidas, uma das que exige mais atenção. A declaração de primeiro imóvel ao cartório deve ocorrer para todos os trâmites jurídicos serem regulamentados. 

De nada adianta financiar a casa nova e não cuidar da parte legal, como o pagamento anual de IPTU, além de todos os registros cartoriais referentes ao bem. A regularização do imóvel é um dos passos mais importantes para garantir os documentos em dia e mesmo para valorizá-lo a longo prazo.

Encontre o melhor financiamento com a Melhortaxa

A compra do primeiro imóvel é um passo importante na vida de muitos brasileiros, e a escolha da instituição credora faz toda a diferença na hora de fechar negócio. Se você ainda não encontrou o orçamento ideal para o seu financiamento, a Melhortaxa pode ajudar!


Preencha o cadastro em nosso site e receba ofertas personalizadas em até 72 horas! Nossos especialistas analisarão seus dados para entregar as melhores propostas de financiamento do mercado.