O Construcard é um tipo de crédito oferecido pela Caixa Econômica Federal que ajuda no financiamento de compras de materiais de construção. Sem vínculo com o SFH (Sistema Financeiro da Habitação), ele só pode ser usado nas reformas de propriedades residenciais.

Vale lembrar que, se tiver um terreno em que você queira construir a sua casa, usar o Construcard da Caixa pode ser a solução certa. Esse financiamento cobre desde compras de tijolos até armários e equipamentos.

Apesar de ser uma linha de crédito que limita o uso da margem de crédito — R$ 1.000 a R$ 180.000 — a lojas credenciadas da Caixa, o Construcard tem valores e prazos vantajosos para o seu orçamento.

Entenda como funciona

Assim que se cadastrar e apresentar todos os documentos — confira a lista deles abaixo —, você vai passar pela análise de crédito. Ela determina se o seu pedido é aprovado ou não.

Caso sua solicitação seja aprovada, você deve assinar o documento de contratação do serviço e esperar pelo recebimento do cartão Construcard para custear os gastos. Ele pode ser entregue na sua residência ou buscado na agência — em que se realizou a operação —, para você já desbloqueá-lo.

O processo de uso do cartão é feito em duas etapas. A primeira consiste no uso do dinheiro do financiamento, que deve ocorrer em um prazo de dois a seis meses. Nesse período, o consumidor só paga os juros dos valores usados.

A segunda etapa é o pagamento do débito. Ele pode durar até 20 anos, com juros do Construcard a partir de 2,5% ao mês. Porém, vale mencionar que esse processo só começa depois que o prazo de compras acabar.

Documentos necessários

Como vimos acima, contratar o Construcard é vantajoso se você quiser fazer a sua reforma e pagar o custo em longas prestações — até 240 vezes, ou seja, 20 anos. Por isso, nós, da Melhortaxa, listamos abaixo os documentos necessários na hora da contratação.

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento, se for o caso;
  • Comprovante de renda dos últimos 3 meses;
  • Carteira de trabalho — página com foto, identificação e registros;
  • Carnê do IPTU do local a ser reformado;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovante de movimentação da conta bancária dos últimos 3 meses;
  • Documento do veículo, caso tenha;
  • Documento do terreno ou imóvel, se possuir.

É possível usar o FGTS no Construcard?

Se tem dúvidas como “posso usar o FGTS no Construcard?”, vamos respondê-la para você! Sim, é possível usar o fundo de garantia para fazer a reforma de sua casa utilizando esse cartão de crédito.

construcard

Todo o processo para aprovação do cartão vai envolver a análise do crédito e da quantia disponibilizada para o interessado, além, é claro, dos juros e prazos para pagamentos. Se for enviado um plano de obras na solicitação de análise de crédito, o FGTS pode ser utilizado como pagamento de uma parte do Construcard.

Quem pode pedir esse empréstimo?

Ficou interessado e quer saber se possui o perfil certo para contratar o cartão? Veja abaixo se você se enquadra nas características primordiais do consumidor que pode fazer uma simulação do Construcard.

  • Pessoa física, titular de uma conta na Caixa Econômica Federal;
  • Maior de 18 anos ou emancipado,
  • Possuidor de um imóvel próprio ou alugado.

Vale a pena contratar o Construcard?

Agora que você sabe se o Construcard vale a pena, conheça o blog da Melhortaxa e fique por dentro de outros assuntos relacionados à construção. Aqui, você confere diversos tipos de conteúdo com dicas para economizar na sua reforma e entender mais sobre o mercado de crédito.

Acesse nosso site e confira também nossos serviços. Seus objetivos podem estar mais perto de serem realizados do que você imagina. Estamos prontos para informar e ajudar!