A reforma de imóveis é algo muito desejado por quem mora na mesma residência por algum tempo, ou então comprou uma casa que já teve um dono e precisa de alguns reparos. Porém, isso custa um dinheiro que, muitas vezes, quem acabou de adquirir um imóvel não tem.

O que poucas pessoas sabem é que o financiamento serve para a compra do imóvel, mas também para a sua reforma. A facilidade proporciona a chance de dar uma repaginada no ambiente desejado, e o melhor: com um capital que terá juros baixos. Confira a seguir mais informações sobre a prática.

Como funciona 

As instituições financeiras que trabalham com esse financiamento para reforma de imóveis permitem cobrir até 100% do valor correspondente à obra, cobrando taxas mais baixas do que um empréstimo pessoal comum. A facilidade se estende tanto a imóveis residenciais quanto a imóveis comerciais. 

Como em toda negociação do tipo, é necessário atender a algumas exigências feitas pelas instituições, como a comprovação de renda e que o contratante seja o dono do imóvel. É necessário, ainda, que o solicitante não tenha nenhum outro financiamento nem mais imóveis na região onde morará.

Outro detalhe importante: o dinheiro para financiamento para reforma de imóveis só pode ser usado para esse objetivo. Geralmente os bancos fornecem o valor contratado para o empréstimo em um cartão, que só pode ser usado em determinadas lojas.

As vantagens do financiamento

A solicitação de crédito para reforma de imóveis apresenta diversas vantagens, inclusive a certeza de que terá o capital suficiente para a sua finalização e até mesmo para imprevistos que possam surgir. Veja, a seguir, três principais vantagens oferecidas pelo empréstimo. 

Sem desconfortos

Reforma residencial demanda tempo, dinheiro e imprevistos. Por conta disso, é natural que elas acabem estourando o orçamento planejado e, algumas vezes, falte dinheiro para a sua finalização. Como o financiamento é liberado conforme a obra acontece, o dono do imóvel tem a certeza de que não sofrerá com esse desconforto. 

Para tornar o negócio ainda mais interessante, refinanciar a própria casa ou apartamento pode ajudar a obter um crédito ainda maior — e de uma só vez. Assim, é possível planejar o que será feito, bem como conseguir descontos com os prestadores de serviços ao oferecer pagamentos à vista, por exemplo. 

mulher pregando um módulo de madeira na parede.

Juros e prazos 

Os prazos e juros de um financiamento para reforma de imóveis acabam sendo mais vantajosos do que no caso de um empréstimo comum. Há uma boa variação entre as instituições financeiras, mas em geral o valor acaba ficando entre 2% e 4% ao mês — ainda maior do que, por exemplo, financiamento de imóveis.

Por conta disso, diversos consumidores que buscam essa facilidade optam por encarar prestações de financiamento fáceis de pagar por um determinado período em vez de gastar toda a economia reformando a casa. Isso proporciona melhor controle financeiro ao solicitante. 

Mantenha uma reserva financeira

Adquirir um financiamento para a reforma de imóveis acaba ajudando na manutenção e no controle financeiro. Dependendo de quais mudanças são planejadas para o lar, as obras podem acabar custando um valor muito alto para o bolso do proprietário do imóvel. 

Assim, mesmo com o financiamento em dia, procure reservar um dinheiro para emergências de qualquer ordem. Dessa forma, caso aconteça algum imprevisto, você não se compromete ainda mais com gastos fora dos planos e consegue se manter em dia.

Consegui o financiamento. E agora?

Depois de aprovado, é fundamental conter a ansiedade e fazer pesquisas de preços entre as lojas conveniadas ao banco que ofereceu o financiamento. Assim, dá para fazer mais com menos e ainda acrescentar itens à reforma de imóveis para tornar o processo ainda melhor.

Na hora de fazer orçamento de reforma com os profissionais, procure ter pelo menos três opções. Leve em consideração não somente o preço, mas também o prazo e as recomendações de outras pessoas. Afinal, a frase “o barato sai caro” faz muito sentido nessa hora.

Planeje a contratação do financiamento

A contratação de um financiamento ou empréstimo pessoal envolve uma alta quantia de dinheiro, além de juros — por menores que sejam. Por isso, atente-se à quantidade e ao valor de parcelas, estude o seu orçamento para que, mais tarde, a facilidade não se torne um pesadelo. 

Além disso, é importante analisar a proposta de mais de uma instituição financeira. Por mais que o financiamento de reforma para imóveis ofereça taxas exclusivas e atrativas, é possível encontrar outras linhas de créditos mais interessantes, com vantagens que vão desde juros ainda mais baixos até os valores liberados. 

Veja refinanciamento como opção na Melhortaxa!

O refinanciamento, inclusive, é um bom exemplo disso. Com taxas menores do que o financiamento, e com um prazo de pagamento bem extenso, o consumidor obterá o crédito todo de uma vez para planejar e executar a obra da melhor maneira possível.

Nós fazemos toda a busca de melhores juros e taxas do mercado especialmente para a sua situação. Para isso, basta responder ao formulário disponível aqui no site e, assim, encontrar a melhor solução para você!.