O débito automático é uma das diversas formas de pagamento disponíveis para você se organizar nas despesas do mês, como contas de consumo, faturas do cartão de crédito ou financiamento do carro. Por se tratar de um recurso que traz praticidade e evita inadimplência, ele é muito utilizado.

Entenda melhor o que é débito automático, para então considerar usar esse meio de pagamento. Avalie se esta possibilidade é a melhor forma de organizar as suas finanças.

Se você não usa esta ferramenta em seu dia a dia e gostaria de saber como funciona o débito automático e se ele realmente vale a pena, acompanhe o conteúdo exclusivo que produzimos e tire as suas dúvidas.

Razões para o débito automático

Se você não usa este recurso, pode estar se perguntando: como fazer débito automático? Ativar esta opção é simples: pode ser por meio do internet banking ou pessoalmente na agência. Com o débito em conta autorizado, uma despesa cadastrada é paga automaticamente com o saldo disponível em conta.

Para usar essa opção, você precisa definir uma data para pagamento de determinada conta e ter saldo suficiente para a quitação do débito, o que evita a utilização e os juros do cheque especial.

A grande vantagem da utilização do débito automático é que o titular não precisa realizar nenhuma ação além de autorizar o pagamento. Depois de autorizado, todos os meses, ele se realizará na data estipulada.

Para ativar o débito em conta, converse com seu banco. Cada instituição determina as regras para que seus clientes utilizem o débito automático, assim como cada uma possui as suas ferramentas de segurança.

Vantagens do débito em conta

Você vai evitar pagar as suas contas com atraso, já que não haverá a preocupação de se dirigir até o banco ou de acessar internet banking ou aplicativo para o pagamento das despesas mensais.

O débito automático será realizado no dia estipulado e, independentemente de qual for a despesa, ela será quitada na data correta. Caso o dia do vencimento seja um fim de semana, o pagamento pode ser antecipado, assim é certo que será compensado corretamente.

Ativar o débito automático não gera custos: você pode cadastrar todas as suas contas nessa modalidade e não pagar nada a mais por isso. O serviço é disponibilizado para usar no pagamento de suas principais despesas.

E como cancelar débito automático? Os bancos não aplicam multas ou encargos no caso de cancelamento desta função. Essa é uma opção de conveniência. Quando não for mais de seu interesse, o cancelamento pode ser feito por meio da internet ou canais de atendimento.

Desvantagens deste meio de pagamento

Por conta da praticidade de ter as despesas pagas sem se preocupar em tomar a ação de pagá-las, é possível que você perca o controle e não perceba caso algum valor seja cobrado indevidamente.

O risco de se perder nos pagamentos é grande. Você pode se confundir e pensar “paguei uma conta que estava em débito automático?” ou achar que, por exemplo, a internet está com o pagamento automatizado, quando na verdade não está, e deixar esta fatura em aberto. 

Você pode achar que tem saldo suficiente em conta para o pagamento de todas as despesas, não ter e cair no cheque especial com aplicação de juros altos. Para evitar que isso aconteça, acompanhe sua conta, veja o valor de cada pagamento e mantenha saldo suficiente para todas as despesas.

Afinal, o débito em conta vale a pena?

Depois de saber como funciona o débito automático e avaliar tanto as suas vantagens quanto as desvantagens, você acha que vale a pena utilizá-lo em sua rotina financeira?

Ele pode ser um bom aliado dentro de seu planejamento, já que sua maior característica é te auxiliar e manter as suas contas em dia. Se você não tem problema com renda variável e tem uma receita fixa, então este recurso pode valer a pena sim.

Os benefícios são muitos: você evita o risco de não pagar certas contas, não arca com multas e juros por atrasos e deixa de utilizar o limite de crédito. Além disso, consegue manter a sua organização, pensando bem sobre como usar o dinheiro que “sobrou” na conta ao final de cada mês.

O débito automático pode não ser uma alternativa atrativa caso você seja um profissional autônomo e não tem constância nos seus rendimentos. O risco de cair no cheque especial é grande, por isso evitar a cobrança dos juros dessa modalidade pode se tornar uma preocupação recorrente.

Atualize-se com a Melhortaxa!

Agora que você sabe sobre como colocar conta em débito automático, conhece as suas vantagens e pode analisar se ele se adequa ou não à sua rotina, o que acha de continuar conosco e se atualizar sobre o mercado e rotinas financeiras?

Em nosso blog, você encontra muitas dicas sobre finanças pessoais, aprende a economizar e investir, e pode consultar artigos exclusivos que tiram as principais dúvidas sobre o mercado imobiliário e o processo de financiamento.