Quando passamos por situações de sufoco, precisando de uma ajuda para pagar todas as contas do mês, o limite de crédito pessoal pode ajudar. Porém, é preciso cuidado ao utilizá-lo para não gerar uma bola de neve com as dívidas e mais essa despesa extra acumulada para pagar.

Para entender melhor o que é limite de crédito pessoal, levantamos as informações que geram mais dúvida sobre o assunto e as reunimos neste conteúdo. Assim, você pode se manter informado e verificar se essa é a melhor saída para sua vida financeira. Acompanhe.

Como funciona o limite de crédito

O limite de crédito pessoal é disponibilizado pelos bancos quase automaticamente, de acordo com sua movimentação e histórico. Para entender como funciona o limite de crédito pessoal nesse tipo de produto, você paga apenas se usar o dinheiro, mesmo tendo à disposição na conta.

O limite pode ser utilizado através de cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo pessoal pré-aprovado. Porém, o banco pode negar o limite para alguém, por exemplo, se o score for baixo, tiver restrições no CPF ou não comprovar a renda mensal.

Quando existe o valor disponível, basta fazer um saque ou transferência para usá-lo. Porém, tenha em mente que o Custo Efetivo Total é geralmente maior que os empréstimos. Por isso, procure saber quanto será cobrado ao utilizar o limite de crédito pessoal.

Quando usar o limite de crédito?

A dica é: utilize o limite de crédito pessoal apenas em situação de emergência. Os juros altos podem se tornar os grandes vilões e atrapalhar toda a sua organização financeira. No entanto, dependendo do seu relacionamento com o banco, você pode encontrar condições mais favoráveis para efetuar o pagamento.

Digamos que seu histórico de crédito seja de bom pagador e seu score seja alto, o valor disponível para você pode ser maior que o disponibilizado para outras pessoas. Consequentemente, as condições de pagamento oferecidas também serão melhores.

Lembrando que as parcelas são compostas por limite de crédito pré-aprovado, taxa de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O CET é o que faz com que o valor a ser pago seja alto, dependendo da sua condição e histórico com o banco.

Se você se perder, procure a instituição financeira antes dessa transação se tornar um problema, e peça o refinanciamento da dívida. As instituições veem com bons olhos as pessoas inadimplentes que procuram soluções e não empurram as pendências adiante.

Verifique se a utilização do crédito é realmente necessária

Pesquise sobre os prós e contras antes da solicitação de limite de crédito pessoal. Existem muitos motivos para você considerar ─ ou não ─ a utilização do crédito nas suas despesas do dia a dia.

Veja se o valor das parcelas oferecidas para quitar o limite de crédito pessoal cabe realmente dentro do seu orçamento. Evite comprometer a sua renda devendo mais do que poderia. Aplique a fórmula de comprometimento de renda e veja se a dívida não é maior que seu limite permite.

Antes de utilizar um crédito pré aprovado disponível, consulte as suas dívidas atuais e veja se é possível um desconto ou melhor prazo para pagar. Assim, você regulariza a sua situação sem gerar uma dívida, muitas vezes, mais cara.

O ideal é que a utilização do limite de crédito pessoal seja direcionada para o pagamento de contas cujos juros e valores sejam maiores do que essa nova dívida vai gerar. Assim, você troca uma dívida cara, como os juros rotativos, por exemplo, por outra mais barata.

Outra dica importante é comparar o CET da operação com outras alternativas de crédito, como o empréstimo pré-aprovado. Pesquisando as opções disponíveis, você pode verificar qual é a melhor para o momento e fazer uma escolha acertada para regularizar a saúde do seu orçamento.

Conte com a Melhortaxa para entender sua vida financeira!

Agora que explicamos o que é crédito pré-aprovado e você teve dicas importantes para a utilização do limite de crédito pessoal, já sabe qual a melhor maneira de utilizá-lo, não é? O que acha de se manter informado e entender mais sobre finanças?

Nosso blog traz diversos conteúdos sobre investimentos e rentabilidade, finanças pessoais, organização financeira. Acesse agora mesmo e veja todos os nossos conteúdos disponíveis.