A busca por imóveis seguros tem se tornado cada vez mais prioridade para os brasileiros, seja por motivos de proteção, seja por comodidade. Nesse aspecto, o condomínio vertical é o que mais vem ganhando espaço nos planos de construção civil e mesmo nos anúncios imobiliários.
Pensando em comprar um apartamento? Os edifícios residenciais trazem inúmeras vantagens, em especial àqueles que buscam por uma propriedade em local protegido, confortável e prático para o dia a dia.
Porém, se ainda há dúvidas sobre como funciona esse modelo de moradia e como escolher entre condomínio vertical ou horizontal, você veio ao lugar certo. Acompanhe o texto a seguir e conheça as particularidades dos prédios residenciais.
O que é um condomínio vertical?
O condomínio vertical é um empreendimento cada vez mais presente nas cidades brasileiras, já que contribui para a otimização de espaços e mesmo para uma melhor reestruturação urbana. Eles nada mais são do que os prédios tradicionais que já estamos acostumados a nos deparar diariamente.
O termo “vertical” é utilizado para designar imóveis que são construídos para cima, em edifícios em formato de torre. Essa orientação é amplamente utilizada pelo mercado imobiliário para diferenciar os diferentes formatos de moradia, além de servir como referência para quem deseja comprar imóveis na planta.
Os apartamentos em edifícios são conhecidos por serem opções seguras de moradia, além de opções mais práticas quando comparados às casas. Uma das principais características do condomínio vertical é a variedade de prédios disponíveis e uma série de serviços que podem vir acompanhados da propriedade.
Condomínio vertical X condomínio horizontal
Na dúvida sobre qual a diferença entre condomínio vertical e horizontal? O principal fator que determina as características dessas modalidades é o formato da edificação. Como dito anteriormente, os condomínios verticais são construídos no formato de torres, em que os apartamentos são distribuídos de maneira escalonada.
Já o condomínio horizontal faz parte do escopo dos tradicionais condomínios fechados de casas. As residências são construídas lado a lado, e o projeto arquitetônico consiste em um espaço compartilhado com muitas áreas verdes e protegidas por aparatos de segurança.
Quais são as principais vantagens de viver em um condomínio vertical?
Agora que você já sabe o que é um condomínio vertical, nada melhor que conhecer as vantagens desse tipo de imóvel, especialmente se estiver em busca de um apartamento para chamar de seu. Os prédios residenciais vêm ganhando cada vez mais espaço nas cidades, e há justificativa para isso. Confira as principais.
Praticidade na limpeza
Muito se fala no quesito segurança na hora de morar em apartamento, mas poucos se lembram de um fator determinante que atrai a atenção de muita gente: a praticidade. E isso influencia principalmente na parte de manutenção do imóvel, já que em prédios não há necessidade de se preocupar com a parte externa.
Uma diferença entre condomínio vertical e horizontal que mais pesa para a definição de onde morar é em relação à limpeza da propriedade. Enquanto uma casa exige de você um cuidado extra com a garagem, os jardins e até a piscina, caso haja, um apartamento limita o espaço para apenas o interior da residência.
Economia a longo prazo
Além de se tornar mais prático no dia a dia, uma propriedade em condomínio vertical pode trazer maior economia a longo prazo. Isso porque você acaba diminuindo os gastos com manutenção, como pôde observar no item anterior, e diversos outros serviços.
O preço de um condomínio costuma incluir serviços extras, como academia e área de lazer para as crianças. Além disso, os gastos com segurança e controle de entrada e saída também são incluídos na somatória. Outro gasto que é reduzido é em relação à pintura da fachada e demais serviços externos.
Otimização de espaço
Enquanto as casas são ambientes geralmente projetados para grandes famílias, os apartamentos são os queridinhos de quem vive só ou mesmo com uma rotina atarefada. Se você trabalha o dia todo, por exemplo, esse tipo de moradia é uma mão na roda para otimizar as tarefas domésticas.
Boa parte dos novos empreendimentos imobiliários em condomínios verticais são pensados desde a planta para otimizar o máximo de espaço. Por isso, mesmo os apartamentos pequenos costumam ser planejados visando uma máxima utilização do espaço, com cômodos compartilhados e até sacadas sob medida.
Saiba onde morar com a Melhortaxa!
Como você pôde perceber, o formato de condomínio vertical traz inúmeros benefícios para quem prefere morar em apartamento. Segurança, praticidade e economia estão entre as principais facilidades que você encontrará nesse modelo de moradia.
Gostou do conteúdo e quer se manter informado sobre dicas de onde morar? O blog da Melhortaxa pode te ajudar nessa missão! Confira nossos textos e conheça as principais tendências do mercado, além de avaliações sobre bairros, preço do metro quadrado e muito mais.