Sair da casa dos pais é uma decisão ousada: ao mesmo tempo que você adquire independência, passa a ser responsável por uma série de tarefas que, até então, eram desempenhadas pelos pais. Isso vai da limpeza da residência até o pagamento das contas.
Dessa forma, ainda há certo medo de sair da casa dos pais. O receio de não conseguir dar conta das despesas e de ter dificuldade de manter a casa são alguns dos motivos. Por isso, a Melhortaxa preparou este texto para você se preparar para esse momento e conquistar a sua independência!
Planejamento é importante
A não ser em casos nos quais a mudança seja iminente, como uma nova oportunidade de trabalho repentina, é possível se planejar para esse momento. Por exemplo, quando a pessoa vai fazer faculdade em locais distantes ou mesmo ter uma nova fase na vida. Veja algumas dicas sobre como sair da casa dos pais.
- Gastos da casa
Se você for morar de aluguel, esse será um dos primeiros e mais importantes gastos. Há outros também, como as contas de água, luz, internet e telefone, além do supermercado. Chamados de gastos fixos, eles aparecem todos os meses, e você precisa ter como pagá-los, para não ficar sem os serviços.
Há casos em que o transporte entra na conta de gastos. Seja com o combustível do carro ou com a passagem do transporte público, isso também faz parte dos custos fixos. Considere ainda os gastos variáveis, como lazer, despesas de manutenção do veículo ou imóvel, e ter aquele extra para usar em emergências.
- Planejamento financeiro
Essa conta inicial dos gastos fixos e variáveis é fundamental para saber se eles cabem no seu orçamento mensal. Em muitos casos, percebemos que sair da casa dos pais custa dinheiro quando colocamos esses números no papel. Por isso, antes de tomar a decisão, veja com cuidado se essas contas fecham.
Se as despesas variáveis e fixas couberem e houver tempo para isso, é prudente reservar uma quantia para o começo da nova vida, como o pagamento do depósito do aluguel e custos com a mudança. Isso vai gerar tranquilidade para conseguir sair da casa dos pais.
Mas, se não for o seu caso, é bom pensar em um planejamento financeiro. Organize os seus gastos, veja quais são supérfluos e elimine ou reduza-os. A regra de guardar dinheiro continua valendo, para que você possa se mudar de casa sem se endividar e passar por privações logo nesse começo.
- Procure um emprego
O ideal é sair da casa dos pais com um emprego garantido. Isso assegura que, pelo menos no início, você consiga se bancar com as contas básicas. Não deixe o planejamento financeiro de lado: afinal, agora é você o responsável pelas despesas.
- Veja um imóvel que caiba no orçamento
O próximo item da lista para sair da casa dos pais é ver onde morar. Escolha um local que esteja dentro do seu orçamento, considerando aluguel e condomínio. Veja se é muito longe de onde vai trabalhar, se há comércios estratégicos, como mercados, farmácias, padarias e bancos, por exemplo.
Em geral, os locais mais baratos costumam ser distantes do centro da cidade. Se você tiver que passar muitas horas do seu dia preso no trânsito, isso deve ser levado em consideração. Outro detalhe é que casas são mais caras que apartamentos.
- Dividir as contas com alguém
Caso as contas estejam muito altas, veja a possibilidade de ir morar com alguém. Pode ser com um amigo ou uma república, por exemplo. Assim, é possível dividir valores de aluguel, água e luz, o que deixa a vida mais barata. Morar com outras pessoas é um desafio, que pode ser muito enriquecedor.
- Controle o seu orçamento
Como se planejar financeiramente depois de sair da casa dos pais? Mantenha o orçamento sob controle. Não deixe de pagar as contas fixas e fique de olho se você acaba gastando a mais. Isso impacta negativamente no final do mês. Com planejamento financeiro, dá para viver bem sozinho e ainda ter momentos de lazer.
- Faça as suas tarefas domésticas
A não ser que o seu orçamento permita contratar alguém para limpar a casa, organize-se para realizar as suas tarefas domésticas. Limpar a casa, lavar e passar roupa são atividades que levam certo tempo. Ao fazer você mesmo, consegue economizar um dinheiro para usar em outras despesas.
- Procure um investimento
Se os seus planos forem de longo prazo, ou seja, pretende morar em uma nova cidade por vários anos, considere comprar um imóvel. Isso evita pagar aluguel por longos períodos, e você terá mais segurança habitacional. Assim, procure um investimento adequado ao seu perfil.
Há aplicações mais conservadoras, com um rendimento menor, mas com mais segurança, e as mais arrojadas, com rendimentos mais altos, mas que são mais voláteis. Estabeleça um valor para dar de entrada (ou o valor todo) e comece a investir.
Planeje o seu futuro com a Melhortaxa!
Se você decidiu sair da casa dos pais e quer fazer um financiamento imobiliário, conte com a Melhortaxa! Faça uma simulação e veja de quanto vai precisar para dar início a essa nova fase da sua vida! Acesse agora mesmo!