Todo início de ano acontece a mesma rotina, não é? Ânimo renovado para enfrentar os desafios de mais 12 meses e luta para ter dinheiro no bolso para arcar com todos os pagamentos deste período. No entanto, fica uma dúvida: como declarar veículo financiado?

Nós da Melhortaxa preparamos um conteúdo exclusivo para te orientar nesse caso. Acompanhe o texto abaixo para saber como declarar veículo financiado no Imposto de Renda e tirar suas dúvidas.

O que é preciso saber?

O Imposto de Renda é um tributo anual, pago ao Governo Federal. O valor é calculado com base nos ganhos e nos bens de uma pessoa. Para chegar a tal quantia, é necessário que o declarante informe tanto os valores recebidos, quanto as posses adquiridas.  

Podemos contar como ganhos: investimentos, salário e recebimento mensal referente ao aluguel, por exemplo. Ainda entram os bens que a pessoa possui, como casa, apartamento e automóvel.

Agora, como declarar carro financiado? Se você tem um automóvel comprado de forma parcelada, saiba que ele precisa constar na sua declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). Acompanhe, a seguir, e entenda como declarar o veículo financiado.

O que levar em conta?

Esta informação deve estar no campo “Bens e Direitos”, código 21. Por se tratar de um carro, é necessário inserir o Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM).

Informações sobre o pagamento deste bem também devem estar presentes — se ele foi feito à vista ou por meio de um financiamento, qual foi o valor pago e quais são os dados do vendedor. Caso o veículo tenha sido adquirido em uma concessionária, será preciso incluir o CNPJ do estabelecimento.

Os dados devem constar na declaração do IRPF enquanto durar o período de financiamento de veículo. A cada ano, você deverá fazer a atualização do valor pago e do saldo devedor.

Qual é o passo a passo para preencher a declaração IRPF?

Vamos listar o passo a passo para você saber como lançar, na declaração, o veículo financiado, assim como realizar o preenchimento correto. Para fazer a declaração via internet, por meio do programa do Imposto de Renda, veja, abaixo, como funciona o processo de como declarar veículo financiado:

  1. após abrir o programa, clique em “Bens e Direitos” e crie um item novo no código 21, que se refere a veículo automotor terrestre;
  2. preencha os dados do automóvel, o valor de compra (não os reajustes da Tabela Fipe) e sua localização, inserindo o RENAVAM do veículo;
  3. no campo “Discriminação”, preencha os dados do veículo (como ano, marca e modelo), as informações de quem o financiou, o número de prestações do financiamento, quem o vendeu, o CPF ou o CNPJ da concessionária e as referências do banco;
  4. em “Situação em 31/12/2020”, caso você já tenha efetuado a compra, deve inserir o valor pago e a atual condição em que seu veículo se encontra, ou seja, qual é a quantia paga até o momento. Entram aí custos como a entrada, as parcelas quitadas e o saldo devedor restante.

A declaração de veículos e imóveis é semelhante?

Agora que explicamos tudo sobre como declarar veículo financiado, que tal entender o IRF de imóveis? Neste caso, é necessário informar o valor da compra do bem e, se tiver ocorrido reformas, a quantia atualizada após as mudanças realizadas.

Também será preciso preencher detalhes como número de matrícula do imóvel, área e endereço. Esses itens são obrigatórios e precisam constar na declaração de um imóvel no IRPF.

No caso de um imóvel financiado, como declarar o financiamento? A declaração deve conter apenas o valor pago, não o total do bem. Junto a isso, acrescente o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), as custas de cartório, a comissão do corretor imobiliário e os juros do financiamento.

Para a declaração do IRPF, também devem constar o banco em que o financiamento foi negociado e o saldo devedor restante. Se você fez um empréstimo com um bem em garantia, ele também precisa ser declarado, juntamente das condições, do banco e das demais informações.

Conte com a Melhortaxa!

Sabendo como declarar veículo financiado e inserir o financiamento de imóveis na declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física, lembre-se que a Melhortaxa pode te ajudar a encontrar as melhores opções do mercado.

Conte com nossa equipe de especialistas para te auxiliar a encontrar as opções mais vantajosas de financiamento imobiliário, trazendo as condições mais atrativas para você com toda a comodidade!