A decisão de mudar de cidade envolve uma série de fatores que devem ser levados em conta. Na hora de se organizar, é preciso planejar as finanças, a mudança, o trabalho, além de conhecer a cidade.

Pode parecer complicado, mas, com organização e planejamento, você percebe que o processo fica simples. Por isso, preparamos um guia com dicas que vão ajudar desde os primeiros passos até em relação a o que pesquisar antes de mudar de cidade.

Se você está pensando em mudar de cidade, mas não sabe por onde começar, acompanhe este artigo e tire as suas dúvidas sobre o processo!

Organize as suas finanças

Mudar de cidade e recomeçar requer planejamento. Avaliar as suas finanças pré-mudança é importante porque você precisa saber quanto tem disponível para se manter, considerar possíveis imprevistos e cobrir os custos do processo.

Nesse primeiro momento, faça os cálculos de quanto é necessário juntar para mudar de cidade. Pesquise o custo de vida no local, incluindo o valor médio para moradia, alimentação e transporte. 

Além disso, tenha uma reserva de emergência para manter-se até restabelecer-se no novo endereço. Assim, o risco de passar por situações de instabilidade financeira é reduzido.

Avalie a infraestrutura da cidade

Além de avaliar as finanças, é fundamental conhecer a cidade em que você pretende viver. Então, analise as possibilidades de trabalho e estudo que o local proporciona, assim como a qualidade e o estilo de vida que você terá na nova cidade.

Se for possível, vá até à cidade para conhecer os locais que mais lhe agradaram em suas pesquisas prévias pessoalmente. Dessa forma, você faz a mudança com mais confiança, afinal, largar tudo e mudar de cidade exige segurança.

Se a mudança for em família, confira se a cidade oferece infraestrutura para crianças, como escolas, opções de lazer e serviços especializados de saúde.

mudar de cidade

Conheça as possibilidades de trabalho

Se a sua mudança não for ocorrer por motivos profissionais, considere que você precisa se manter em seu novo endereço. Então, conheça o mercado de trabalho da região com antecedência, a fim de planejar o orçamento e todo o processo.

Pesquise se sua área de atuação possui oportunidades e se o seu nicho tem relevância no novo local de moradia para saber se vale a pena mudar para lá.

Pesquise o custo de vida  

Antes de pesquisar como mudar de cidade, é importante conhecer o custo de vida local — até porque você precisa de um montante disponível para segurar as pontas assim que se mudar. Portanto, veja quanto os gastos essenciais (moradia, transporte, alimentação) exigem em média.

A escolha do bairro de sua nova residência pode impactar diretamente o seu orçamento. As regiões centrais tendem a ser mais caras, porém, por outro lado, possuem infraestrutura mais completa. Se a intenção é economizar, busque os bairros residenciais mais distantes do centro, onde o custo é menor.

Considere o mercado imobiliário local

É importante considerar o mercado imobiliário da região. Veja se os preços dos imóveis e as condições do parcelamento estão compatíveis com a sua realidade. Utilize ferramentas como o simulador de financiamento para conferir se o investimento vale a pena.

Avalie os custos do financiamento em comparação à locação. Além disso, é necessário planejar a sua vida em seu novo endereço. Se a intenção é estabelecer-se realmente no local, a aquisição de um imóvel pode ser ideal. Já se a expectativa é viver ali apenas por um período, um flat pode ser interessante.

Planeje a mudança

Depois de pesquisar todos os fatores que envolvem a sua vida em uma nova cidade, é preciso pensar em como organizar mudança rápido. Comece decidindo quais móveis vão acompanhar você na casa nova. Se for preciso, contrate uma empresa especializada na desmontagem e na embalagem de seus itens.

Setorize os seus pertences, pois, isso facilita o transporte e a organização. Divida e embale adequadamente os itens frágeis e delicados em caixas sinalizadas. Separe uma mala com trocas de roupas e produtos de higiene e limpeza para acompanhá-lo no trajeto.

Saiba como planejar-se financeiramente com a Melhortaxa!

Mudar de cidade pode ser mais simples com organização e planejamento, principalmente no que se refere às finanças pessoais. Isso porque ter um orçamento organizado e bem dividido ajuda a direcionar os recursos com segurança na hora de mudar-se.

Por isso, confira nossa seção especial sobre Finanças Pessoais aqui, no blog Melhortaxa para saber como planejar seu orçamento, dividir o salário entre gastos essenciais e variáveis, obter dicas de investimentos e muito mais!