Diferentemente de um apartamento comum, o flat é um tipo de acomodação que disponibiliza uma série de serviços e conveniências. São comodidades semelhantes às de um hotel, em um espaço privativo, que pode ser próprio ou alugado.
Esse tipo de acomodação oferece muitas vantagens exclusivas para os moradores. Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda o que é flat e quais são as particularidades dele. Confira!
Entenda como funciona o flat
Em um apartamento no estilo flat, ou também conhecido como apart hotel, os moradores dispõem de serviços como refeições, lavanderia, limpeza ─ assim como os hotéis oferecem, por isso recebe o nome ─, e o pagamento ocorre diretamente na taxa de condomínio mensal.
A metragem desse tipo de imóvel é maior que um quarto de hotel, porém, em muitos casos, menor que os apartamentos convencionais de modelo padrão. A planta apresenta os cômodos integrados, o que agrega conforto e praticidade, já que os espaços são bem delimitados. Geralmente, são flats mobiliados disponíveis para locação.
O perfil de morador de um flat é uma pessoa que tem a rotina agitada e busca praticidade. Para quem vive sozinho ou viaja muito para cumprir compromissos profissionais, esse tipo de imóvel é o mais compatível. Para quem tem planos de investimento, o flat é uma opção interessante, porque a locação por curtos ou longos períodos é uma alternativa.
É importante ressaltar que é necessário avaliar o perfil do morador, já que o estilo de vida deve ser compatível com a moradia. Esse é um dos motivos por que grande parte do público que procura pelos flats são pessoas jovens e solteiras, que vivem sozinhas.
Vantagens do flat
Como mencionamos, os flats se diferenciam dos apartamentos convencionais por conta dos serviços disponíveis ao morador. Porém, existem vantagens extras nesse tipo de moradia. A seguir, veja quais são.
Comodidade
Como os afazeres domésticos compõem o pacote de conveniência do flat, é prático e cômodo viver nesse tipo de moradia. A administração condominial oferece lavanderia, refeições, organização, e os serviços são pagos somente em caso de utilização, o que permite ao morador planejar os gastos.
Além disso, os flats possuem uma área completa, voltada ao lazer e ao bem-estar, composta por piscina, academia, sauna para o morador, seja definitivo, seja temporário.
Endereços
Assim como os flats trazem serviços de conveniência e garantem a praticidade, a localização também é privilegiada. Geralmente, os condomínios são localizados próximos às regiões centrais, com todos os tipos de serviços e comércios por perto, além da facilidade para o transporte e a locomoção.
Segurança
Priorizar a segurança e a privacidade dos moradores é uma das características do flat. Por isso, esse tipo de imóvel oferece estrutura completa, incluindo a segurança dos residentes.
Os condomínios geralmente contam com segurança 24 horas, vigilância e monitoramento, controle de acesso de veículos e pessoas. Isso é importante, pois os flats costumam ter alta rotatividade de moradores.
Economia
Por conta de toda a comodidade de serviços disponibilizados pela administração condominial, o apartamento flat se torna um tipo de moradia econômica para o morador.
Em um imóvel convencional, a contratação individual de serviços pode encarecer o custo da residência. No flat, este valor é incluído na taxa de condomínio, e o morador paga apenas o que solicitar, podendo reduzir as despesas mensais.
O investimento em um flat é bom negócio?
As diferenças entre os flats e os apartamentos tradicionais são muitas, por isso surgem muitas pessoas interessadas em investir nesse tipo de imóvel. Após entender como funciona um flat, é o momento de avaliar esse tipo de investimento.
A aplicação financeira em um flat é vista como um bom negócio, especialmente para quem está iniciando nesta área. Os flats têm alto potencial de locação, inclusive o proprietário pode lucrar mais com esse tipo de operação em comparação com a locação de um imóvel residencial convencional.