A escolha por um local ideal para morar envolve diversos fatores, especialmente a infraestrutura urbana da cidade. Morar bem deve ser sinônimo de conforto, segurança e, principalmente, praticidade. Nesse quesito, as vantagens de morar na cidade superam o campo e as regiões mais afastadas.

Viver em centros urbanos pode ser exaustivo para alguns, enquanto para outros é a maneira mais prática de ter tudo que julgam necessário à disposição. As melhores cidades para morar no Brasil têm algo em comum: são capitais ou grandes centros, equipadas com tudo que um residente precisa para levar uma vida bem-estruturada. 

Entretanto, essas cidades detêm um amplo contingente populacional, o que significa maior competitividade nos preços do mercado imobiliário. Porém, a variedade de estilos de moradia oferece diversas possibilidades de negócio. 

Por isso, antes de comprar um imóvel, é fundamental que você avalie se vale a pena morar nessas regiões. Preparamos um conteúdo especial para você! A seguir, confira as principais vantagens de morar em cidade grande.

Facilidade para encontrar serviços 

Uma das principais vantagens de morar na cidade é a praticidade do dia a dia, o que inclui variedade de serviços e produtos sempre à disposição. Dependendo do tamanho do município, é possível até contar com essas facilidades 24 horas por dia.

Sabe aquele dia em que você chega do trabalho e não tem energia suficiente para preparar o jantar? Em um grande centro urbano, você conta com a agilidade dos aplicativos de entrega para situações emergenciais. Serviços como farmácias, supermercados e comércio em geral podem ser contratados sem sair de casa.

Malha de transportes completa

Há quem diga que morar em cidades traz consequências para o dia a dia, especialmente quando o assunto está relacionado ao trânsito. É bem verdade que metrópoles e capitais geram maior engarrafamento para quem tem carro, mas disponibilizam opções de transportes e vias rápidas de acesso ao mesmo tempo.

vantagens de morar na cidade

Por exemplo, a cidade de São Paulo, considerada a capital mais populosa do país, mesmo sendo famosa por seu trânsito “caótico”, conta com boas opções de mobilidade urbana. Com linhas de trem, metrô e ônibus, é possível chegar a qualquer ponto da cidade.

Opções de lazer variadas

Uma das principais vantagens de morar em cidade grande é poder contar com opções de lazer e entretenimento principalmente para quem vive com a família. Seja para curtir com as crianças, seja para encontrar os amigos para um jantar fora… Não faltam opções gastronômicas e culturais quando se vive nos centros urbanos.

A variedade de parques, shoppings e praças faz das cidades lugares ideais para quem deseja morar bem. Mesmo para aqueles que optam ficar em casa, as comodidades via aplicativo compensam por conta das inúmeras opções. 

Oportunidade de alavancar a carreira profissional

Acima de tudo, as melhores cidades para morar são aquelas que oferecem boas oportunidades. No campo profissional, isso é essencial. É nos grandes centros que se encontram as grandes empresas, além de uma maior diversificação de setores para se investir. 

Outra vantagem tem relação com estudos e especializações: a gama de universidades e concursos públicos também é mais abrangente nessas regiões. Os centros empresariais e de negócios buscam pelas capitais para abrir sedes internacionais, ampliando também a disponibilidade de vagas no mercado de trabalho.

Mercado imobiliário sempre aquecido

Se há vantagens de morar na cidade, uma das mais interessantes é o mercado imobiliário estar sempre aquecido. Isso porque são áreas que recebem desenvolvimento estrutural constante e tendem a crescer mesmo em bairros mais afastados – como nas regiões metropolitanas. Comprar um imóvel na cidade é sinônimo de valorização a longo prazo.

Apesar de dispor de um custo de vida mais alto, as cidades contribuem para uma logística de venda mais rápida, afinal a procura por propriedades é sempre alta. Na hora de precificar um imóvel, consideram-se os gastos do dia a dia, além do metro quadrado ser naturalmente valorizado em relação às cidades menores.

Opções de bairros para todos os gostos

Você sabia que é possível morar em regiões tranquilas mesmo em áreas mais centrais das cidades? Tudo depende do seu objetivo em um imóvel, mas as capitais brasileiras reservam bairros quase 100% residenciais até para aqueles que precisam estar em regiões próximas do trabalho. 

Se você deseja morar na cidade, mas ainda manter uma rotina desacelerada, opte por bairros planejados para residências em detrimento dos centros comerciais. Em São Paulo, regiões como Jardins, Morumbi, Moema e Santo Amaro detêm mais casas que apartamentos, além de grandes áreas verdes.

Saiba onde morar com a Melhortaxa!

Agora que você já conhece as principais vantagens de morar na cidade, que tal avaliar outros critérios para decidir qual cidade e qual bairro mais combinam com os seus objetivos familiares? O blog da Melhortaxa está repleto de conteúdos que ajudam você a fazer sempre a melhor escolha. 

Na seção “onde morar”, você pode acompanhar as melhores informações sobre preço do metro quadrado nas principais cidades brasileiras, a maneira correta de avaliar um imóvel e muito mais. Confira!