Em meio ao cenário de declínio econômico, o Brasil, no primeiro trimestre, atingiu a taxa de desemprego de 27,1%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Assim, nesse momento de bastante insegurança financeira para as famílias, a busca por alternativas em vários tipos de crédito do mercado é crescente.

Ainda que boas perspectivas, como a queda nas taxas de juros impulsionada pela retomada do crescimento econômico em 2019, propiciem a tomada de empréstimos, é preciso pesquisa e organização para conhecer os tipos de créditos disponíveis no mercado e fazer uma escolha assertiva para sair do vermelho.

Para te ajudar a entender melhor os tipos de empréstimo, a Melhortaxa preparou um conteúdo explicando as principais modalidades. Confira:

Tipos de crédito

O mercado oferece muitos tipos de créditos bancários para os consumidores, destinados a diversas finalidades, como quitar uma dívida, comprar um imóvel ou pagar os estudos.

Além disso, o crédito não se trata apenas de dinheiro vivo nas mãos, na verdade, são recursos disponibilizados por um credor, ao solicitante, para que este realize suas demandas. Entre os muitos tipos de crédito existentes, selecionamos 6 dos mais utilizados atualmente no Brasil.

Crédito pessoal

O crédito pessoal é um dos tipos de crédito cedido por instituições financeiras para pessoas físicas. Nessa modalidade, o consumidor solicita uma quantia sem a necessidade de oferecer uma garantia e pode utilizá-la da maneira que desejar. Além disso, esse crédito conta com um prazo para quitação e taxas de juros.

tipos de crédito

Crédito consignado

No crédito consignado as parcelas serão cobradas do solicitante indiretamente, ou seja, serão descontadas do salário na folha de pagamento ou do benefício da aposentadoria. Nessa modalidade, o valor das parcelas se limita a 30% dos rendimentos do tomador e contam com as taxas de juros mais baixas.

Crédito consolidado

No crédito consolidado, é possível reunir diversos créditos devedores em um montante único, ou seja, é a modalidade na qual a cobrança de diferentes dívidas é consolidada em parcela única. Via de regra, os bancos exigem um bem como garantia ao disponibilizar esse tipo de crédito — como carro ou um imóvel.

Crédito automotivo

O crédito automotivo é um empréstimo no qual a garantia de pagamento é o próprio bem, ou seja, em caso de inadimplência, a instituição credora pode tomar o carro. No Brasil, as modalidades mais utilizadas são o consórcio e o financiamento. Mas atenção: as taxas de juros são altas e é preciso cautela para não se endividar.

Crédito estudantil

O crédito estudantil é um empréstimo para estudantes que precisam de um suporte financeiro para custear seus estudos, seja curso técnico, superior ou pós-graduação — presencial ou à distância. Ele pode ser concedido por instituição financeira pública ou privada, com prazos estendidos para quitação e possibilidade de antecipação das parcelas.

Crédito para empresas

O crédito para empresas exige que o empreendedor solicitante apresente um plano de negócios descrevendo onde dinheiro será investido. Nessa modalidade, há um rigor maior com a documentação exigida, pois as instituições precisam se cercar de todas as garantias possíveis, para que não haja inadimplência.

A Melhortaxa te auxilia na escolha do empréstimo

Na Melhortaxa, você encontra simuladores exclusivos que te auxiliam no cálculo do prazo e número de parcelas de seu empréstimo, além de te ajudar a descobrir as melhores taxas de juros para o seu financiamento imobiliário.

Temos uma plataforma de comparação de crédito imobiliário on-line e intuitiva, e levantamos a bandeira da democratização do crédito imobiliário por meio da transparência e informação. Acesse nosso site, preencha o formulário e usufrua de nossos serviços e consultoria de analistas especializados.