Em um primeiro momento, é possível acreditar que a deflação é um processo satisfatório, uma vez que implica na queda de preços. No entanto, após entender o que é deflação, essa ideia pode mudar.

O processo é inverso ao da inflação e pode ocorrer de diversas formas conforme os tipos de cada setor, como commodities, alimentos, serviços e, até mesmo, o imobiliário. A deflação se caracteriza por uma desvalorização de produtos de forma geral e constante.

Um exemplo de processo de deflação foi a crise de Nova York, em 1929, em decorrência da queda da bolsa de valores e, por consequência, a queima de sacas de café em 1930, no Brasil.

Deflação e IPCA

Para quem se interessar em entender sobre economia e analisar os melhores momentos para investir ou contrair crédito, uma forma simplificada de acompanhar os índices e entender como calcular deflação é o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor).

O indicador é divulgado pelo IBGE todo mês e aponta a oscilação dos valores de mercadoria. A partir dele, é possível entender se o cenário é de desinflação, inflação e deflação.

Há uma consequência econômica principal na vida do consumidor. A primeira é que, com a queda de preços, as pessoas tendem a segurar o consumo, acreditando na valorização posterior da moeda e de que o cenário de deflação é bom. No entanto, a consequência é uma nova queda dos preços e um cenário de recessão econômica.

A deflação é boa para a economia do país?

Conhecer a deflação é importante para saber que, assim com a inflação, ela tem mais efeitos negativos do que positivos. O processo de muita oferta de produtos e moeda, em contraposição à baixa procura e concessão de crédito, causa diminuição da atividade econômica e, por consequência, aumento de desemprego.

Uma economia saudável deve se guiar pela desinflação. A principal diferença entre desinflação e deflação é que na primeira os preços caem, mas abaixo do projetado pela inflação. Assim, os valores ficam acessíveis à população sem provocar prejuízo ao mercado.

O que causa a deflação?

A causa principal da deflação é o desequilíbrio entre a demanda, a oferta e a quantidade de moeda em circulação. Quando consumidores estão comprando menos e poupando mais — o que ocorre em momentos de instabilidade econômica —, o cenário tende a piorar.

Mantenha-se informado com a Melhortaxa

Agora que você sabe o que é deflação, confira os demais termos do nosso glossário e se mantenha informado sobre temas importantes do universo financeiro. Assim, você poderá ter um planejamento financeiro ainda mais equilibrado e manter as contas no azul. Conte com a Melhortaxa!