Está pensando em reformar seu imóvel, mas conta com um orçamento apertado no momento? Um pouco de planejamento e organização é suficiente para ajustar as finanças e fazer uma obra sem pesar nos gastos totais. Realizar reformas de casas com baixo custo é possível, desde que planejado com antecedência.
Mas, afinal, como se organizar para esse momento? Antes de mais nada, é preciso definir os objetivos. Por vezes, trata-se de uma obra emergencial para estancar um problema já prolongado e que não pode mais esperar. Já quando a intenção é valorizar o imóvel, a reforma pode ser feita com mais calma e sem atropelar etapas.
Buscando ideias para reforma de casas que não demandam tanto gasto e esforço? Acompanhe o texto a seguir e saiba como se planejar para tirar a obra do papel de forma organizada, segura e sem extrapolar o orçamento.
É possível reformar com poucos recursos?
As reformas de casas com baixo custo são possíveis a partir do momento que há planejamento antecipado. Isto é, você deve ter em mente o objetivo da obra para que ela não seja iniciada sem um foco específico. Para economizar em uma reforma, é fundamental avaliar exatamente o que precisa ser feito.
Entre as armadilhas mais comuns na hora de buscar reformas de casas baratas está contratar um profissional que faça de tudo um pouco. Sem um objetivo específico, a empolgação com a obra pode extrapolar as finanças mensais e gerar uma dívida ainda maior no longo prazo.
Com a contratação dos especialistas adequados e um cronograma bem feito, você evitará gastos surpresas no futuro e facilitará o andamento das obras. Não faz ideia de quanto custará a obra? O simulador de reforma de casas é um ótimo aliado! Você encontra diversas opções on-line, basta uma pesquisa simples no Google.
Como otimizar recursos para fazer uma reforma em casa?
Se a chave para fazer uma reforma de casa gastando pouco é o planejamento, como, afinal, traçá-lo de forma acertada? Com os cuidados necessários, até mesmo a bagunça causada pela obra será prevista sem dores de cabeça futuras. Confira as dicas que preparamos para você se organizar.
Faça um planejamento financeiro
Essa é uma dica que vale para muito além das reformas de casas com baixo custo: você deve carregá-la para a vida. O primeiro passo para construir ou reformar começa antes mesmo da compra dos materiais e da contratação de mão de obra. É fundamental que você saiba avaliar o próprio orçamento.
Há recursos para realizar a obra nesse momento? A reforma é emergencial ou pode esperar até que você junte o montante necessário para pagar à vista? Responder a essas perguntas facilitará a organização dos gastos. Se há dívidas em aberto, postergar a reforma pode ser a melhor dica para não inflar ainda mais o orçamento.
Após definido o momento certo, calcule todos os gastos que serão gerados com a obra. Coloque no papel os custos que terá com a contratação de especialistas, compra de materiais, acabamentos, reserva para imprevistos, etc.
Faça a reforma por etapas
Como estamos tratando aqui de reforma de casas simples, significa que menos é mais. Nesse caso, vá por partes para não extrapolar os gastos. O que é mais importante de ser feito no imóvel agora? Quais são as prioridades e o que pode ser deixado para mais adiante?
É muito comum que as pessoas comecem uma obra sem saber exatamente o que querem e, com isso, o resultado final gera um gasto 5x maior. Por isso, depois de realizar um planejamento criterioso sobre o orçamento e a urgência da obra, estabeleça o mais importante para ser sanado primeiro e faça a reforma por etapas.
Quer dar vida nova às paredes de casa? Dependendo do tamanho, talvez seja melhor dividir por cômodos. Comece pintando a sala, e, com o passar dos meses e a entrada de novos recursos financeiros, vá fazendo cada quarto. Uma etapa por vez.
Conheça o financiamento para reformas com a Melhortaxa
Como você pode perceber, reformas de casas com baixo custo são, sim, possíveis. O segredo aqui é saber se planejar com antecedência para evitar surpresas no orçamento e não extrapolar os gastos.
Caso seja necessária uma reforma de emergência ou mesmo uma construção do zero, é possível, ainda, recorrer ao financiamento para construção. Já ouviu falar dele? Falamos da modalidade em outro texto no blog da Melhortaxa, e você pode conferir todos os detalhes clicando aqui.