Ao procurar um imóvel para comprar, muitas pessoas acabam desistindo no meio do caminho por conta dos valores ou das condições oferecidas pelo mercado. Uma solução para quem deseja ter um imóvel próprio, mas não pode pagá-lo à vista, é a modalidade de consórcio. Mas, afinal, você sabe quanto tempo dura um consórcio?

A linha de crédito estilo consórcio permite ao comprador estipular tanto o valor que deseja pagar pelo imóvel quanto o número de parcelas. Após alguns cálculos, a administradora define o tempo total necessário para pagar pelo imóvel completamente.

Mas atenção: o período de pagamento não representa o mesmo que o tempo médio de contemplação do consórcio. A contemplação pode acontecer a qualquer momento, já que é realizada por meio de sorteios ou lances. 

Ficou confuso e quer entender melhor? Acompanhe o conteúdo a seguir para ver o que é um consórcio, como funciona! 

O que é um consórcio? 

O primeiro passo para obter o seu imóvel por meio dessa linha de crédito é entender o que é um consórcio. Esse sistema funciona a partir da união de um grupo de pessoas que possuem como objetivo a compra de um bem em comum — nesse caso, um imóvel. 

A partir do pagamento de parcelas mensais dos integrantes do consórcio é formada uma poupança, usada para a aquisição do imóvel. Para cada tipo de contrato há um período de contemplação, tempo limite para que cada integrante obtenha o crédito. 

Quem organiza todo esse sistema são as administradoras, fiscalizadas diretamente pelo Banco Central do Brasil. A ordem de contemplação do consórcio, ou seja, de liberação do crédito para aquisição do imóvel, ocorre por meio de sorteio ou lance. 

Qual é o tempo de duração do consórcio?

Quando surge a dúvida sobre quanto tempo dura um consórcio, é natural que o comprador se confunda, visto que, a duração do consórcio é diferente do tempo de contemplação. Mas fique tranquilo, porque vamos detalhar as duas coisas.

Saiba que o período pode ser superior a dez anos. Isso significa que, durante esse intervalo, você terá que pagar as parcelas do imóvel todos os meses, independentemente de ser contemplado ou não.

O que é consórcio contemplado?

É importante lembrar, que existe a chance de recebimento do imóvel antes da finalização do pagamento das parcelas. Conforme dito anteriormente, o participante pode ser contemplado a qualquer momento, por meio de sorteios e lances. Confira a seguir como isso ocorre: 

quanto tempo dura um consorcio

Sorteios

O consórcio contemplado é resultado de uma ação feita pela administradora para definir quem terá direito naquele mês ao crédito acumulado. Para participar do sorteio, você precisa estar com os pagamentos das parcelas em dia e contar com a sorte. 

Portanto, se você tem curiosidade a respeito de quanto tempo demora para ser contemplado no consórcio, saiba que a resposta nunca será exata, pois pode levar um mês, dois anos ou até o final do pagamento.

Lances de leilão

Além do modelo de sorteio, existem os lances de consórcio imobiliário, que podem ser divididos em três categorias: fixos, embutidos ou livres. Os interessados que oferecerem a maior proposta são contemplados com a carta de crédito.

Vale a pena fazer um consórcio imobiliário?

Assim como em qualquer grande negócio, é preciso se organizar e se preparar para a adesão a um consórcio. Contudo, em comparação a alternativas comuns, como o financiamento, o consórcio imobiliário apresenta inúmeras vantagens: 

Mais liberdade para usar o crédito

Existem inúmeros tipos de consórcio imobiliário, e o crédito pode ser usado tanto para a construção quanto para a aquisição de um imóvel já pronto. Com o dinheiro em mãos, é possível escolher como gastar: comprando terrenos ou até mesmo fazendo reformas, por exemplo. 

Cobertura do valor total do imóvel

Diferentemente do financiamento imobiliário, o consórcio de casas fornece o valor total do imóvel. Enquanto via bancos é preciso ter em mãos pelo menos 20% do valor do imóvel desejado, no consórcio é possível financiar 100%.  

Ausência de juros

Outra vantagem desse tipo de linha de crédito é a ausência dos juros. Isso acontece porque se trata de uma espécie de autofinanciamento, uma vez que os recursos advêm dos próprios membros do grupo. 

Parcelas fixas

Com as parcelas fixas, é possível se organizar melhor e ter mais previsibilidade nas contas, o que favorece a manutenção da saúde financeira dos participantes. Porém, anualmente pode haver reajustes no valor pago, devido a fatores como variações dos preços no mercado imobiliário e nos materiais de construção. 

Diferenças entre consórcio e financiamento 

Uma das dúvidas mais comuns é sobre a diferença entre consórcio e financiamento. Enquanto o primeiro possui parcelas mais acessíveis, o segundo sai mais caro por conta dos juros e amortizações. Dessa forma, se você procura uma alternativa mais em conta, vale investir no consórcio.

Já sobre as semelhanças, vale dizer que tanto o consórcio quanto o financiamento funcionam como linhas de crédito. Quando a pessoa é contemplada com a carta de crédito, a administradora faz uma análise para entender se ela realmente tem todas as condições para pagar as prestações restantes.

Interessado em financiar um imóvel? Conte com a Melhortaxa

Sabemos que um passo tão grande como esse deve ser dado com responsabilidade, consciência e organização financeira. Por isso, ter o apoio de uma empresa com vasta experiência no assunto é fundamental para não se deparar com surpresas desagradáveis.

Então, agora que você já sabe quanto tempo dura um consórcio, que tal contar com a ajuda da Melhortaxa? Entre em contato com um dos nossos especialistas e receba toda a ajuda necessária para realizar o sonho da casa própria, conheça nosso consórcio imobiliário!