Provavelmente você já ouviu falar em liberdade financeira. Imagine ser livre para fazer aquilo que bem entender com o seu dinheiro. Seria maravilhoso, não é mesmo? Contudo, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros.
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 58% dos brasileiros não têm nenhum investimento financeiro. Isso pode ser explicado por fatores como baixos salários, crise econômica e falta de educação financeira.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 64% dos brasileiros vivem no limite do orçamento. Sabemos que atingir a liberdade financeira não é uma tarefa simples, afinal para adquiri-la é preciso disciplina, responsabilidade e, principalmente, informação de qualidade!
Então, acompanhe o conteúdo exclusivo que a Melhortaxa preparou sobre o tema para entender o que é a liberdade financeira, a sua importância e muito mais, esclarecendo as principais dúvidas.
O que é a liberdade financeira?
É bastante recorrente que as pessoas confundam liberdade financeira com independência financeira, mas não se engane: são conceitos diferentes! Afinal, qual é a diferença entre os dois conceitos?
Enquanto a liberdade financeira se refere às suas escolhas em relação à organização das finanças e formas de acumular patrimônio, a independência financeira descreve uma situação em que o indivíduo vive de renda passiva. Ou seja, o patrimônio em si é o suficiente para gerar receita.
Na prática, a autonomia financeira pode ser expressa quando uma pessoa não tem as suas escolhas limitadas pela sobrevivência. Esse cenário lhe permite escolher o estilo de vida, se aceita ou não um emprego ou realizar certos tipos de trabalho.
Outra característica de quem é livre financeiramente é poder se planejar para realizar sonhos, fazendo investimentos em longo ou curto prazo. Mas, como fazer para ter mais liberdade de escolhas e conquistar maior tranquilidade em relação às finanças? Veja abaixo algumas dicas!
4 dicas para alcançar a liberdade financeira
Sabemos que alcançar a liberdade financeira não é uma tarefa simples. Pensando nisso, trouxemos algumas recomendações que vão ajudar você nesse caminho. Confira abaixo:
1 – Conheça os seus ganhos e gastos
O seu comportamento é o que vai ditar as suas opções diante dos acontecimentos, principalmente dos imprevistos. Desse modo, para atingir uma vida financeira mais tranquila é preciso ser realista e entender o impacto de cada decisão no seu orçamento.
Por exemplo, você tem a opção de gastar seu dinheiro com o que desejar, mas precisa aceitar as consequências caso não seja possível quitar a dívida adquirida. Portanto, faça um planejamento financeiro e descubra quais são os seus gastos e ganhos.
Evite gastar mais do que recebe e busque alternativas para conseguir mais folga no seu orçamento, bem como renda extra. Educação financeira pessoal significa compreender o seu comportamento financeiro e os hábitos de consumo, recorrendo a cálculos simples, enumeração de despesas em cadernetas, aplicativos de finanças ou planilhas orçamentárias.
Autonomia financeira é basicamente o planejamento para a concretização de desejos e projetos pessoais, como investir em ações ou comprar uma casa — por isso a educação financeira é tão importante. Ter conhecimento é fundamental para fazer as melhores escolhas e garantir mais tranquilidade diante dos imprevistos.
2 – Mude os seus hábitos
A mudança de hábitos é fator determinante para controlar as despesas e começar a se planejar para o futuro. Depois de conhecer todos os seus gastos e entender os próprios hábitos, busque alternativas para quitar as suas dívidas.
Com as contas em dia, é possível controlar o seu endividamento e, a partir de então, começar a poupar! A organização é a garantia de estabilidade para as suas finanças, um passo importante para a realização das suas metas. Além disso, ter comprometimento, objetivos claros, foco e perseverança são outros fatores responsáveis por garantir o seu sucesso!
3 – Escolha investimentos
Evite gastos desnecessários, como compras por impulso. Definir objetivos é um passo fundamental para ajudar você no caminho que leva a mais liberdade de escolhas e à tranquilidade financeira.
Ao visualizar objetivos de forma clara, as chances de perder o foco são bem mais reduzidas. Se a sua intenção é usar o dinheiro guardado para fazer investimentos de médio ou longo prazo, estude sobre o mercado de ações, busque informações concretas e, se possível, orientação profissional.
Com o seu perfil de investidor já delineado, fica mais fácil identificar as alternativas que mais têm a ver com você e avaliar os riscos envolvidos. Mesmo não sendo um especialista, é fundamental conhecer as alternativas disponíveis e como o seu dinheiro pode render.
Assim, é possível identificar os tipos de investimentos e a possibilidade de ganhos com mais facilidade. Ficar atento ao que acontece no mercado financeiro e em sites especializados no assunto também são formas eficazes de obter mais conhecimento.
4 – Diversifique as suas fontes de renda
Depender apenas de uma fonte de renda pode não ser o suficiente para alcançar as metas, pois, caso aconteça algo, você pode perder toda a sua fonte de ganhos. Desse modo, uma alternativa interessante é ter uma renda fixa que será complementada com outras fontes de receita.
Se você é um profissional especializado em alguma área, é possível fazer consultoria, vender cursos e/ou encaixar atendimentos extras na sua agenda. Com mais fontes de renda, será possível chegar à meta em menos tempo.
Acompanhe as dicas da Melhortaxa!
Agora que você já sabe o que significa liberdade financeira, que tal começar a sua organização pessoal nas finanças para atingir metas e objetivos? Se você deseja investir no mercado imobiliário, conte com a ajuda dos profissionais especializados da Melhortaxa.
Nós trabalhamos para garantir que você obtenha as melhores ofertas de financiamento, conquistando a sua liberdade financeira! Somos um comparador de crédito imobiliário, com a nossa ajuda, você encontrará as soluções que mais se adequam ao seu perfil e orçamento.