Imagine-se com um financiamento imobiliário com taxas altíssimas e sem possibilidade de negociar com o seu banco. Se você está nesse tipo de situação, saber o que é portabilidade de crédito pode te ajudar a resolver o seu orçamento.

A portabilidade é a transferência de transações de crédito, como o financiamento e o empréstimo. Normalmente, pessoas interessadas em fazer esse tipo de operação estão insatisfeitas com os juros e as condições praticadas pela atual instituição financeira.

Por isso, elas negociam uma dívida mais cara por uma com ofertas mais favoráveis em outra credora. Assim, sabendo o que é portabilidade de crédito, você poderá trocar uma dívida antiga por uma com mais vantagens para o seu bolso. Confira abaixo!

Como funciona a portabilidade de crédito?

Agora que você já sabe o que é portabilidade, vamos entender como funciona a portabilidade de crédito. Na prática, essa operação permite que o consumidor transfira os débitos de um banco para outro.

Mesmo que o recomendado seja conversar e negociar com o credor, a portabilidade pode ser a melhor saída para seu saldo devedor. Nenhum banco ou instituição financeira pode impedir que você faça essa migração caso esteja insatisfeito com as condições de pagamento e juros cobrados.

Vale lembrar que, em alguns casos da portabilidade do financiamento imobiliário, é solicitada uma nova avaliação do imóvel ou a transferência de alienação. Mesmo assim, é possível migrar sua dívida quantas vezes quiser até a última prestação, sem precisar pagar nada por isso.

É importante ressaltar, que de acordo com a Resolução nº 4.292 do Banco Central do Brasil, a portabilidade é um processo gratuito feito entre as duas instituições. Caso seja vítima de alguma cobrança indevida, portanto, é seu dever entrar em contato com o BC para abrir uma denúncia de “venda casada”.

Quais são as regras de portabilidade?

Se você encontrou uma instituição financeira com melhores condições de crédito, conheça as regras e os prazos que as organizações credoras precisam respeitar na hora de trocar de linha de crédito.

Assim que finalizar o contrato de portabilidade de crédito, o banco — que possui a sua linha de crédito atual — tem o prazo de até dois úteis para enviar toda a documentação necessária. Embora ele ainda possua cinco dias úteis para ofertar uma contraproposta ao cliente.

Normalmente, alguns documentos pessoais e da propriedade são solicitados pelo banco contratado, a fim de dar continuidade no processo de portabilidade. Entre eles estão os papéis com a proposta oferecida, as informações sobre a instituição financeira, além dos dados do credor.

Outra informação importante diz respeito à manutenção do prazo e do tipo de amortização escolhida durante a quitação de toda a dívida. Entre as opções mais populares estão a Tabela Price e o SAC (Sistema de Amortização Constante).

Vale a pena fazer portabilidade de crédito?

“O que é portabilidade de crédito?” Como mencionado, essa operação pode ser a melhor opção caso esteja insatisfeito com as condições oferecidas pela instituição financeira na qual seu financiamento está hospedado.

Durante a escolha de um novo credor para realizar a portabilidade de crédito imobiliário, conte com a ajuda gratuita da Melhortaxa. Aqui, nós ajudamos brasileiros a encontrar as melhores instituições e condições para transferir o seu crédito.

Entregando toda a documentação solicitada, automaticamente nós intermediamos a comunicação entre os dois credores envolvidos na migração e te assessoramos durante todo o processo.