Com tantas questões a serem levadas em consideração para a escolha de um imóvel, é comum se perguntar: devo comprar imóvel ou alugar? Ter um lugar para chamar de seu, para ser moradia, abrigo seguro ou lar é um dos sonhos mais importantes para a maioria das pessoas.
Tudo depende do período que você esteja vivendo e dos seus planos para o futuro. De qualquer forma, a decisão de comprar ou alugar imóvel impacta uma série de consequências lá na frente. Mas não se preocupe, pois preparamos este conteúdo para te ajudar!
Comprar ou alugar? O que é mais vantajoso?
Aí depende. A dúvida entre comprar imóvel ou alugar é comum, e existem vantagens e desvantagens. O benefício de comprar um imóvel é que você sabe que tem um porto seguro. Pode ser casa, apartamento ou até um terreno; ele será seu e poderá servir como um investimento ou para ser o seu lar.
Mas comprar um imóvel é algo que requer um investimento relativamente alto, principalmente para dar entrada no financiamento. Assim, para quem não tem esses recursos, alugar um imóvel é uma solução temporária. Dá para economizar um dinheiro para, enfim, comprar um local para chamar de seu.
Alugar um imóvel
Se a estabilidade financeira ainda não é a sua realidade, o aluguel é uma boa opção pela flexibilidade. Estando atento às condições do contrato de locação, você pode mudar de casa ou apartamento quando desejar, seja porque o preço do aluguel ficou caro demais para o seu bolso, seja porque quer mudar de bairro ou cidade.
Quando fechar o contrato de aluguel, veja o melhor dia para o vencimento. Fique atento também ao reajuste, a qual índice é usado como referência e se é possível negociar. Dessa forma, alugar um imóvel não é tão ruim, e dá para se programar para comprar o seu enquanto você pensa sobre comprar imóvel ou alugar.
Outro detalhe é com relação a reformas internas. O inquilino pode pintar as paredes, por exemplo, mas qualquer outra obra deve ser solicitada para a imobiliária. Por outro lado, em caso de ocorrências como vazamento ou problemas estruturais, avise a administração responsável, pois isso é de responsabilidade do proprietário.
Comprar imóvel
Para quem já tem rotina familiar e certa estabilidade financeira ou a clara pretensão de permanecer morando no mesmo lugar por muitos anos, comprar um imóvel pode ser a solução, desde que se esteja atento a todos os fatores e valores envolvidos em uma compra.
Se o financiamento for a opção escolhida, é preciso ter uma fonte de renda estável e segura. Embora o contrato seja previsível, os valores das parcelas do momento inicial até o da quitação (que costuma ser de longo prazo) exigem planejamento minucioso para honrar todas as prestações.
O ideal é dar o maior valor possível de entrada — a metade do valor do imóvel, ou mais. Quanto mais longo for o financiamento, mais caro ficará o imóvel, pela incidência das taxas de juros. Contudo, a parcela não deve comprometer mais do que 30% da renda familiar líquida, para preservar a qualidade de vida de todos.
Afinal, qual é a melhor opção?
Entre alugar ou comprar casa, a melhor opção é sempre aquela compatível com a sua realidade financeira. Se você pode pagar aluguel e guardar um dinheirinho para investir, é melhor ficar no aluguel e comprar o seu imóvel à vista ou com um bom desconto.
Se você já tem estabilidade financeira, fez uma poupança ou outro investimento sonhando com a casa própria, ou as suas circunstâncias de vida encaminham você para isso, a escolha mais acertada é a compra.
Se você não tiver um planejamento financeiro adequado e não dispuser de um montante suficiente para dar entrada ou fazer reformas — caso o imóvel não seja novo —, o financiamento pode ser uma opção interessante. Isso, porque permite que a pessoa se programe pelos próximos anos.
Detalhes de compra ou aluguel
Quando for procurar um imóvel para alugar, veja se ele está em ordem. Verifique instalações elétricas, hidráulicas, se há rachaduras ou outros problemas. Isso tudo é de responsabilidade do proprietário e deve ser levado em conta quando você estiver pensando sobre comprar imóvel ou alugar.
No caso da compra de imóvel, ainda mais na planta, confira primeiro a reputação da construtora; veja se ela entrega os imóveis no prazo e se há reclamações posteriores. Fique de olho também nas condições de desistência do contrato, caso você mude de ideia ou não consiga mais pagar as parcelas do financiamento.
Uma vantagem de comprar um imóvel é usá-lo como investimento. Pode ser uma casa em um bairro com possibilidade de crescimento, o que vai valorizá-lo para vender depois, ou você pode comprar imóveis para alugar. Isso gera uma renda extra todos os meses, que pode ser destinada a um investimento.
Financiamento é com a Melhortaxa
Independentemente se você prefere comprar imóvel ou alugar, saiba que a Melhortaxa pode ajudar. Nós pesquisamos e comparamos as melhores condições de mercado junto das instituições financeiras parceiras, visando sempre oferecer as melhores taxas e juros para você.