O sonho de grande parte dos brasileiros é sair do aluguel e conquistar a casa própria. Porém, por diversos motivos, inclusive a situação financeira do país, esse sonho é adiado em muitos casos. 

Os valores altos e até mesmo o medo de assumir uma grande dívida são os principais fatores que prolongam o caminho até a realização desse objetivo e deixam muitas pessoas presas ao aluguel

Não podemos deixar de mencionar que, além de um sonho, a casa própria significa, para muitos, estabilidade para a família e um ótimo investimento para o futuro. Portanto, se você pensa em sair do aluguel, mas ainda não está decidido se essa é a melhor opção, nós preparamos uma lista para responder a essa questão. 

Vantagens de comprar um imóvel e sair do aluguel 

As vantagens de sair do aluguel são inúmeras. A depender dos seus objetivos em médio e longo prazo, essa pode ser a decisão ideal, que vai alavancar as suas finanças e trazer mais segurança para você e para a sua família. Confira abaixo algumas das razões para investir em uma casa própria e parar de pagar aluguel. 

Economia em longo prazo

Ao pagar o aluguel de apartamento, por exemplo, sabemos que é um dinheiro que sairá todos meses e deve estar bem planejado no orçamento. Basicamente, é o custo da moradia que não se reverterá em patrimônio.

Por outro lado, os custos ao investir na compra ou no financiamento de uma casa, por mais que demore alguns anos, vão acabar em algum momento. Além dessa economia em longo prazo, o imóvel poderá servir como uma fonte de renda, caso decida vender ou alugar. 

Investimento para o futuro

Como comentamos acima, além de economizar em longo prazo, o imóvel próprio é um investimento para o futuro, já que é possível reaver o valor investido através da venda ou do aluguel. 

Em geral, os imóveis tendem a se valorizar, e isso é muito positivo para os compradores. Uma propriedade que hoje vale R$ 400 mil poderá custar R$ 550 mil em pouco tempo. Se o imóvel estiver localizado em uma área em evidência, as chances são ainda maiores.

Para quem opta por um apartamento na planta, isso ocorre com bastante frequência. Durante a fase de projeto, as unidades são vendidas mais baratas do que quando estão prontas. Portanto, depois de algum tempo, quando estiver valendo mais, você pode vender o imóvel.

Realização pessoal e patrimônio

Pensando ainda na questão da estabilidade, é importante considerar o patrimônio que você deseja formar ao longo dos anos. Nesse sentido, ter um imóvel no próprio nome significa manter um bem sólido.

Mas também não podemos esquecer que a realização pessoal de ter o próprio imóvel traz uma sensação única — um misto de orgulho, satisfação e tranquilidade. Afinal, todo o esforço valeu a pena, e você é dono da própria casa.

chave com chaveiro de casa em cima de uma mesa de madeira.

Tranquilidade a cada mês

Sair do aluguel e se tornar um proprietário significa poder decorar o imóvel do jeito que quiser e pensar na residência em longo prazo. Já quem mora de aluguel sabe que existem limitações em relação ao uso da propriedade. Não é possível fazer reformas e melhorias sem o consentimento do locador.

Cabe notar ainda que, se quiser, o proprietário pode pedir a desocupação do imóvel, de acordo com a Lei do Inquilinato. Para isso, ele precisa notificar o inquilino para sair do aluguel antes de vencer o contrato, em até 30 dias. Na prática, esse prazo é curto e faz com que os locatários tenham que buscar rapidamente uma nova residência.

Facilidade de pagamento

Para muitos, morar de aluguel parece ser mais barato do que comprar um imóvel, considerando a entrada e as prestações de um financiamento. Porém, isso não se aplica a todos os casos. 

Boa parte das construtoras e imobiliárias oferecem facilidades de pagamento que, em muitas situações, tornam o valor das parcelas do financiado menor do que a mensalidade de um aluguel. 

Confira as opções de pagamento que vão ajudar você a sair do aluguel 

Uma das melhores dicas para sair do aluguel é realizar a compra de um imóvel à vista, para conseguir bons descontos no ato da compra. Porém, não podemos ignorar o fato de que quitar um valor alto de uma só vez é uma opção muito distante da realidade de grande parte da população. 

A boa notícia é que existem outras formas, tão boas quanto, de realizar o sonho de sair do aluguel e conquistar a casa própria. Basicamente, são duas possibilidades para diluir o pagamento em mensalidades, sem afetar o planejamento financeiro: 

Consórcio

No consórcio imobiliário, o cliente que adquirir uma cota para a compra de uma casa ou um apartamento não precisa dar nenhum valor de entrada; basta fazer apenas o pagamento das mensalidades de acordo com as suas condições financeiras.

Além disso, em alguns casos é possível que os consorciados paguem menos pelo bem que adquirem do que em um financiamento. Isso porque as cartas de crédito não são uma forma de empréstimo, assim, não existem cobranças de juros sobre o dinheiro investido. 

Financiamento

Outra opção de como sair do aluguel são os conhecidos financiamentos imobiliários. Nesse caso, é realizado um empréstimo junto a uma instituição financeira, no valor do imóvel. Através do financiamento é possível utilizar as economias, ou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para pagar o valor da entrada e fazer acordos favoráveis para as prestações. 

Simule o seu financiamento com a Melhortaxa e saia do aluguel mais rápido do que você imagina

Diversos bancos oferecem financiamento de imóvel, sendo que cada um cobra uma taxa específica por esse empréstimo. Para garantir as melhores condições, vale a pena fazer a comparação, através do simulador da Melhortaxa.

Conte com a gente, simule o seu financiamento e confira as melhores dicas para organizar as suas finanças e ficar um passo mais perto de conseguir a tão sonhada casa própria.