Você já pensou em fugir do ritmo agitado das grandes cidades para morar no campo? Este desejo  tem sido cada vez mais frequente entre os brasileiros que optam por viver com mais qualidade de vida. Porém, afinal, como planejar uma mudança para as zonas rurais?

Com as pessoas trabalhando mais em casa e fugindo de aglomerações no contexto pandêmico, a busca por imóveis no campo cresceu exponencialmente no Brasil. Propriedades rurais estão em alta, mas exigem certo planejamento por parte de quem deseja comprar um imóvel ou mesmo investir em uma propriedade.

Está interessado em descobrir quais são as vantagens de morar no campo? Para ajudar você nessa missão, a Melhortaxa preparou um guia com dicas de organização, além de três benefícios importantes que essa decisão pode trazer para a sua rotina. Confira! 

Como planejar-se para morar no campo?

Às vezes, o agito das grandes cidades acaba afetando as nossas vidas. Por isso, logo pensamos: “que vontade de morar no campo”. Nos últimos tempos, esse tipo de pensamento deixou de ser um mero desejo, concretizando-se na vida de muita gente.

Se você pretende viver no campo, é preciso planejar-se com antecedência. Provavelmente, você melhorará a qualidade de vida, mas, caso não esteja indo para o campo para trabalhar, ajustes devem ser feitos para equilibrar a rotina profissional na cidade e a moradia na zona rural.

Muitas famílias optam por morar em propriedades rurais para conciliar vida pessoal e trabalho, a fim de desenvolver projetos de subsistência no campo. A criação de cooperativas familiares de produção é uma das alternativas de investimento para quem deseja montar um negócio voltado para a terra. 

Se você pensa em financiar um imóvel rural voltado para a produção, saiba que há diferentes linhas de crédito para esse fim. Os programas governamentais priorizam a compra de terras produtivas, já que elas têm como objetivo principal a manufaturação agropecuária. 

As principais vantagens de morar no campo

A vida no campo remete a um ritmo próprio, bastante diferente das cidades, por isso tem sido um desejo frequente entre muitas pessoas. Estar envolto à natureza, produzir o próprio alimento e desacelerar está entre os principais benefícios de morar no campo. Confira o que você tem a ganhar abaixo.

morar no campo

Tranquilidade e sossego

Provavelmente, você já pensou em “fugir para o mato” em um momento de estresse, não é mesmo? Esse tipo de pensamento não vem à toa. Afinal, o ritmo das zonas rurais tende a ser mais tranquilo em comparação ao das grandes cidades. O canto dos pássaros, o amanhecer tranquilo e o pôr do sol vívido é o sonho de muita gente.

Morar no campo é sinônimo de qualidade de vida, em especial, para quem precisa desacelerar. Com rotinas profissionais cada vez mais agitadas, as pessoas procuram equilibrar as demandas com momentos de sossego em lugares calmos. Um imóvel rural pode ser a melhor escolha para esse fim.

Contato direto com a natureza

Não dá para negar que um dos motivos principais para as pessoas pensarem em morar no campo é a proximidade com a natureza. A calmaria dos grandes terrenos, o ritmo desacelerado dos animais pastando, o contato direto com a terra e a produção de alimentos traz inúmeros benefícios para a saúde.

Mesmo uma caminhada ao amanhecer torna-se mais prazerosa quando estamos em contato com a natureza, por isso a moradia na zona rural tende a motivar até mesmo a prática de atividades físicas. Não faltam opções de exercícios para você praticar nesse contexto: corrida, escalada e trilhas são alguns exemplos.

Melhora da alimentação

Como dito anteriormente, a principal vantagem de morar no campo é a convivência mais próxima com a natureza e, consequentemente, com o alimento que consumimos. Já imaginou poder plantar a própria horta ou investir na criação de gado, galinha e outros animais? 

A vida no campo traz maior senso de sustentabilidade para as famílias, que passam a lidar com a produção de forma orgânica. Isso tende a criar melhores hábitos de consumo no dia a dia, além de contribuir para uma cultura sustentável de alimentação.

Economia no preço dos imóveis

Por fim, uma propriedade no campo tende a ser naturalmente mais barata em comparação aos imóveis urbanos. Isso porque a forma de negociação é feita com base nos terrenos e na capacidade produtiva dos locais. 

Como oportunidade de negócio, a compra de um imóvel rural pode ser um bom investimento a longo prazo, visto que há cada vez mais procura por propriedades no campo. Esse modelo de moradia atrai tanto quem busca sossego por alguns dias quanto os que desejam mudar para essas áreas.

Saiba onde morar com a Melhortaxa

Ao conhecer as principais vantagens de morar no campo, fica mais fácil tomar uma decisão sobre mudar ou não. Não está convencido de que esse é o melhor local para viver? Então, o blog da Melhortaxa pode ajudar! Acompanhe as melhores dicas sobre onde morar e comece o seu planejamento hoje mesmo.