Está interessado em comprar um imóvel no campo? Então, é importante conhecer alguns aspectos específicos desse tipo de propriedade, especialmente em relação às nomenclaturas e os significados delas – como a diferença entre sítio e chácara, por exemplo.

Entender as características de um imóvel rural é fundamental para criar um planejamento assertivo de investimentos. Isso serve especialmente para quando cada uma das opções representa uma medida distinta entre si. 

Chácaras, sítios, ranchos e fazendas diferem não só no tamanho, mas também na finalidade. No meio rural, o terreno de uma residência deve, antes de mais nada, servir como propósito de produção agrícola ou pecuária. A seguir, confira as principais características de cada uma dessas propriedades. 

Como são feitas as medidas de propriedades rurais?

Para compreender a diferença entre sítio e chácara, primeiramente, é preciso conhecer algumas especificações das propriedades rurais. A principal delas refere-se à forma como medir a terra – isto é, a unidade de medida específica utilizada no campo.

No Brasil, a medida oficial empregada para medir propriedades rurais é o hectare, mas não é a única. É comum se deparar com metragens envolvendo o uso da palavra “alqueire” como medida. Para entender a relação entre elas, é preciso saber avaliar as diferentes medidas agrárias existentes no país. São elas:

  • hectare: 10 mil m²
  • alqueire de regiões do Norte/Nordeste: 27.255 m²
  • alqueire mineiro: 48.400 m²
  • alqueire paulista: 24.200 m²

Como é possível notar, a medida de alqueire pode variar conforme a região em que se encontra o imóvel. Porém, ela serve apenas como um guia para basear as pesquisas. Na hora de medir uma propriedade, é possível realizar a conversão de acordo com a necessidade. 

Ao compreender como se mede um imóvel no campo, fica mais fácil entender qual é a diferença entre sítio e chácara. Finalidade, tamanho e estilo de propriedade também contam para definir os padrões.

O que caracteriza uma chácara?

A principal diferença entre sítio e chácara se dá pela metragem dos terrenos. Entre os tamanhos de terra disponibilizados no meio rural, o modelo de chácara se destaca como o de menor tamanho – ao menos em comparação com sítios e fazendas. Já o rancho trata-se de uma localidade ainda menor.

Para receber a alcunha de chácara, uma propriedade deve respeitar um limite de medida especificado por lei. A residência deve medir entre 2 hectares de terra e até 5 alqueires – que equivalem a 2,42 hectares. Como dito anteriormente, um hectare representa uma terra de até 10.000 m².

O que caracteriza um sítio?

O sítio, por sua vez, também é definido pelas limitações métricas. Uma propriedade desse estilo deve limitar o tamanho a 40 alqueires, muito mais amplo que uma chácara. As fazendas, por exemplo, são caracterizadas por abrangerem metragens acima desse limite.

Para escolher a melhor alternativa de terreno no campo, é preciso avaliar outros fatores além da diferença entre sítio e chácara, como os custos da propriedade, a manutenção da terra e a mão de obra, por exemplo. Por ter uma medida maior em relação à chácara, o sítio tende a ser utilizado por cooperativas, pequenas empresas e organizações de pesquisa.

Como financiar um imóvel no campo?

Se você deseja financiar uma chácara ou um sítio, deve se atentar para além das medidas em si. Afinal, há diferenças entre o modelo de crédito rural e urbano. Um financiamento rural deve obrigatoriamente ser utilizado por produtores.

Enquanto o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) servem para financiamentos na cidade, no campo, a modalidade mais comum é a solicitação de crédito por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) – limitado aos trabalhadores rurais.